Certamente, você já ouviu muitas vezes as expressões bitcoin e tokenização. A primeira é a mais famosa, pois está no começo da maior revolução monetária e financeira do século. Mas você sabe a diferença entre token e criptomoeda?
Podemos começar por um ponto em comum: criptomoedas e tokens são criptoativos – ativos 100% digitais, criados em blockchain e com criptografia de alto nível.
Outra semelhança é a possibilidade de serem movimentados sem barreiras geográficas ou restrições legais, através de carteiras digitais (digital wallet).
Por fim, tokens e criptomoedas são representações de valor – mas aqui terminam as semelhanças e começam as dúvidas de muitas pessoas sobre o funcionamento deles.
Você conhece as características de cada um?
Qual desses criptoativos é o ideal para o seu perfil de investidor?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, mostra as diferenças entre criptomoedas e tokens para ajudar você a fazer escolhas de investimento melhores!
O QUE SÃO CRIPTOMOEDAS?
Se as moedas 100% digitais, representadas por arquivos criptografados, criadas em um ecossistema digital, a blockchain e das quais o bitcoin é a mais conhecida
São concebidas como moedas descentralizadas – transacionadas diretamente entre compradores e vendedores e sem controle de órgãos regulatórios, políticas governamentais, impostos e taxações de bancos.
Cada criptomoeda possui seu valor monetário próprio (como ocorre com as moedas fiduciárias) que flutua no mercado a partir de dois fatores:
- A demanda e a oferta da moeda no mercado mundial (não podemos esquecer que nada relacionado com as moedas digitais possui barreira nacional);
- O esforço computacional (energia, equipamentos, infraestrutura e conectividade) que é necessário para minerar (produzir) a moeda.
Com o tempo e por diversos fatores, as criptomoedas se tornaram um ativo digital de investimento cobiçado e com alto grau especulativo.
As moedas digitais são consideradas payment tokens – usados apenas como forma de pagamento.
CRIPTOMOEDAS SÃO LEGAIS?
Por muitos anos, houve a discussão sobre a legalidade das criptomoedas por serem uma reserva de valor sem controle governamental, gerando muita desconfiança e insegurança jurídica.
A boa notícia surgiu no final de 2022 quando foi sancionada pelo presidente a Lei das Criptomoedas, o marco regulatório do mercado de moedas digitais, que trará mais tranquilidade para os investidores e usuários e credibilidade para as exchanges reconhecidas no mercado.
É importante ressaltar que o projeto Real Digital – a moeda digital oficial brasileira – está em fase final de estudos. A ideia é que o RD reduza a emissão de papel-moeda e os custos bancários.
O QUE SÃO TOKENS?
Os tokens são uma outra classe de criptoativo que representa digitalmente um ativo intangível ou tangível, financeiro ou digital, um produto ou serviço ou mesmo uma quantidade de criptomoedas.
Através do token, empresas e pessoas podem negociar ativos e direitos no mercado de uma forma mais simples, rápida e segura, através da tokenização – a criação de tokens que representarão as frações do bem a ser ofertado.
Os tokens também são criados em uma blockchain, na quantidade definida em cada tokenização. Na prática, se um terreno tokenizado será ofertado em 10.000 tokens, essa será a quantidade criada na blockchain.
Dentre os tipos de tokens existentes, temos:
- Utility tokens: criados para empresas ofertarem produtos e serviços a clientes em especial com benefícios exclusivos – o exemplo mais conhecido são os fan tokens, usados por clubes de futebol;
- Security tokens: usados para representar valores mobiliários regulados pela CVM;
- Tokens super estruturados: representam ativos reais (imóveis, safras, obras de arte e outros);
- Tokens estruturados: representam ativos financeiros com o objeto de captar recursos com o pagamento de remuneração fixa futura. Também conhecido como antecipação de recebíveis.
Você quer saber mais sobre o que são utility tokens? Entenda tudo o que você precisa!
TOKENS SÃO LEGAIS?
Sim. A tokenização é tratada como crowdfunding e sua atuação é regida pelo Código Civil, por falta de uma regulamentação específica. Portanto, há amparo jurídico para investir em tokens no Brasil.
Como um sinal de confiança do mercado nos tokens, o GT Tokenização Banco Central e como mais bancos estão aceitando a tokenização.
Além disso, a regulamentação das criptomoedas e a criação, em breve, do Real Digital são ações que trarão mais credibilidade para a tokenização.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE TOKENS E CRIPTOMOEDAS
FINALIDADE
Essa é a principal diferença entre moedas digitais e tokens.
Enquanto as criptomoedas são uma reserva monetária em si (como previsto desde o surgimento do bitcoin), os tokens são um veículo ofertas de bens e direitos através da blockchain, agregando todas as vantagens que a tokenização proporciona.
Enquanto um ether ou bitcoin vale o que o mercado atribui, como acontece com o dólar e o real, o valor do token é o reflexo do valor estipulado e/ou variações do mercado do bem lastreado.
ABRANGÊNCIA
A atuação das criptomoedas está restrita ao uso como pagamento – que ainda depende do potencial de aceitação do comércio – e principalmente da confiabilidade, por vezes abalada por escândalos como o caso FTX.
Com os tokens, a abrangência está ligada às oportunidades dos mercados praticarem a tokenização como estratégia de negócio – não há restrições de uso e negociar com tokens é um diferencial de competitividade.
RISCO
Criptomoedas podem proporcionar lucros significativos em pouco tempo, mas são um investimento altamente especulativo e volátil. Comparando com o mercado financeiro tradicional, é como investir em ações e isso incomoda investidores conservadores ou moderados.
Os projetos de tokenização funcionam como produtos tradicionais na forma de estruturar; cada um tem seu risco inerente – alto, médio ou baixo – e o investidor tem um cardápio grande de opções para comprar token.
Além disso, é possível diversificar os investimentos por risco, o que é mais difícil em um cenário tão volátil como as criptomoedas.
TOKEN OU CRIPTOMOEDA: QUAL ESCOLHER PARA INVESTIR?
Criptomoedas são investimentos de alto risco, com oscilações de preço que podem ser imprevisíveis até para quem é um investidor arrojado ou estuda a performance desses criptoativos.
Já os projetos de tokenização são, na prática, uma oferta de mercado com estudo de viabilidade e de potencial de resultados aliada aos tokens, conferindo mais dinâmica e segurança e potencializando a lucratividade.
Além disso, tokenizar não se prende aos ativos tradicionais.
É possível negociar os mais diversos bens e direitos, com variados níveis de liquidez e lucro, tornando o mercado de tokenização mais rico em oportunidades e permitindo criar carteiras mais qualificadas e com mais mecanismos de proteção.
COMECE A INVESTIR EM TOKENS NA BLOCKBR
A BLOCKBR, uma empresa tokenizadora de ativos experiente e reconhecida no mercado, opera com todos os tipos de projetos de tokenização de negócios do mercado com segurança e simplicidade.
Nossa plataforma de venda de tokens, é intuitiva e possui excelentes oportunidades de lucratividade.
Abra uma conta na BLOCKBR, invista com tokens e tenha os melhores resultados!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?