blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

DREX promete popularizar tokens RWA no Brasil

DREX promete popularizar tokens RWA no Brasil

DREX promete popularizar tokens RWA no Brasil

Naquele que pode ser o maior passo rumo a uma economia tokenizada, o Brasil em breve terá a sua moeda fiduciária tokenizada, o DREX. Na prática, estamos falando de tokens sendo usados para as mais diversas transações do dia a dia. Mas como ela poderá beneficiar os tokens RWA?

Também conhecida como real tokenizado – em que pese haver a previsão de duas modalidades – ela será um divisor importante para reforçar a disseminação e a credibilidade dos tokens no mercado e gerar o maior dinamismo nas relações de mercado e de finanças.

A tokenização já é uma realidade fortemente presente no país, somos um dos líderes no mercado e não seria diferente dentre uma série de projetos de países que visam a CBDC (central bank digital currency ou moeda digital de banco central).

Uma demonstração da força que os tokens fiduciários deverão ter nas próximas décadas é a criação do euro digital saindo da prancheta , além do Projeto Guardian que reúne reguladores de todo o mundo em torno do potencial dos ativos tokenizados.

De que forma o DREX pode impulsionar os tokens do mundo real?

A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar sobre a relação e a importância do real tokenizado para a economia brasileira do futuro!

O QUE É O DREX E QUAL AS SUAS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

O DREX será um novo formato do dinheiro brasileiro além do papel-moeda e será usado apenas no mundo digital, na forma de token – o ativo digital já usado em todo o mundo para transacionar os ativos reais e financeiros, direitos e projetos de negócios.

Em termos monetários, o real tokenizado será a representação de valor da moeda fiduciária. Dessa forma, 1 DREX valerá R$ 1 e o token monetário não terá caráter especulativo.

Já podemos imaginar o quão importante será essa mudança no dia a dia de uma economia já apoiada na tecnologia bancária e no PIX.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO DREX?

  • Será uma CBDC: central bank digital currency ou moeda digital de banco central;
  • O BACEN serão o responsável pela emissão de DREX e a custódia;
  • Operará na mesma cotação de câmbio do real originário frente às outras moedas;
  • Não é substituta do real originário, ambas poderão ser usadas ao mesmo tempo.

EXISTE MAIS DE UM DREX?

Na prática sim, apesar de as categorias de DREX serem transparentes para o público consumidor, já que ele terá acesso a apenas uma delas.

  • Real tokenizado: é o DREX destinado ao uso diário nas movimentações entre empresas e clientes e nos investimentos;
  • Real digital: é o DREX destinado a reserva pelas instituições autorizadas e não circulará no mercado consumidor.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO DREX PARA A ECONOMIA BRASILEIRA

O primeiro e principal benefício do DREX é reduzir de forma contínua a emissão de papel-moeda à medida que o real tokenizado avance no uso. Por isso, o foco inicial de público é, sem dúvida, as pessoas digitalmente conectadas com o consumo.

Outros benefícios também advém da entrada no DREX na economia.

  • Promover a inclusão financeira da população desbancarizada ou que recebe atendimento inadequado do sistema financeiro;
  • Melhorar a eficiência do setor de pagamentos de varejo;
  • Facilitar o acesso dos brasileiros a recursos financeiros através da tecnologia;
  • Estimular produtos financeiros mais ágeis e rentáveis para emissores e investidores;
  • Aumentar a liquidez dos ativos de investimento com a possibilidade de aplicar e resgatar fora de horários bancários.

A expectativa é que o salto qualitativo do sistema financeiro seja ainda maior do que ocorreu com o PIX pois o DREX herdará um público consumidor mais imerso no mundo das finanças digitais.

IMPACTOS DO DREX NAS COOPERATIVAS FINANCEIRAS

As cooperativas financeiras participam como protagonistas do Projeto DREX através do sandbox do Banco Central, o ambiente com a tecnologia blockchain criado pelo órgão para projetos com tokens a serem estudados e avaliados, gerando um grande painel de validação.

O consórcio SFCoop, formado pelas principais cooperativas para testar o DREX no sandbox, avalia o grande potencial que a moeda digital fiduciária tem para transformar o mercado financeiro através de inúmeros casos de uso.

  • Criação de carteiras de instituições e de clientes;
  • Moeda de transações entre instituições financeiras;
  • Tokenização de ativos e direitos;
  • Facilitar a averiguação de garantias de tomadores de crédito;
  • Simplificar a sindicalização de empréstimos.

O avanço de processos com garantias no DREX aumenta a agilidade e reduz o custo operacional da transação. E o mais importante: cooperativas de todos os portes têm acesso à mesma tecnologia e podem competir em condições de igualdade.

Tokens RWA e DREX - Blockbr
Imagem: Canva

TOKENS RWA: DEFINIÇÃO E POTENCIAL

Os tokens RWAreal world assets tokens ou tokens de ativos do mundo real – são representações criptografadas digitais dos ativos da vida real e que, tokenizados, podem ser negociados através de plataformas especializadas com blockchain e contratos inteligentes.

Os maiores exemplos de RWA são:

  • Imóveis, veículos, equipamentos e maquinário;
  • Obras de arte e colecionáveis;
  • Ativos financeiros;
  • Safras e rebanhos;
  • Títulos públicos (precatórios e outros);
  • Títulos privados e recebíveis.

Segundo um relatório do Citibank do final de 2023, existe uma previsão de cerca de US$ 20 trilhões em movimentação de RWA tokens na economia mundial até 2030.

Esse número impressionante deriva do potencial da tecnologia blockchain de gerar valor e não somente trafegar dados ou informações.

Muitos ativos não possuem a tangibilização de valor e os RWA se destacam por esse aspecto, unindo a eficiência do digital com uma atribuição de valor lastreado no mundo real.

O FUTURO DO TOKENS RWA NO BRASIL

A implantação do DREX na realidade econômica do brasileiro será um grande impulsionador para a credibilidade nos tokens transacionais e da confiança das pessoas nesse modelo de negócio.

Empresas de todos os setores e o governo, representado pelo BACEN e pela CVM, estão cada vez mais interessados em criar cadeias tokenizadas que facilitem investimentos e negociações, usando um meio tecnológico com altos padrões de segurança e transparência.

Para termos uma ideia do potencial da tokenização, o governo brasileiro estuda fazer os repasses de verbas governamentais tokenizadas, eliminando uma série de intermediários, a burocracia e toda a intervenção humana presente na cadeia.

Outro setor altamente burocratizado que deve se beneficiar da tokenização é o mercado cartorial de imóveis. Em questão de horas, uma compra e venda com escritura e o registro tokenizado do imóvel serão feitos com toda segurança e conformidade legal.

TOKENIZE ATIVOS COM A BLOCKBR E IMPULSIONE SEUS RESULTADOS!

A tokenização é uma realidade no mercado, com um número cada vez maior de empresas e pessoas gerando receita com tokens. As ações recentes do BACEN e o real tokenizado estão aumentando a credibilidade da tecnologia.

Para o sucesso do seu projeto, é fundamental contar com uma infraestrutura de tokenização para o mercado financeiro e outros mercados que seja adequada e eficiente, compreendendo:

  • Estudo de viabilidade técnica, fiscal e legal;
  • Emissão de tokens e do contrato inteligente com governança transparente;
  • Distribuição de tokens em plataforma de vendas simples e segura;
  • Governança de tokenização eficiente e assertiva.

Conheça o trabalho de infraestrutura da BLOCKBR para os mercados regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece interoperabilidade entre ativos e investidores.

Você não quer ver o concorrente  sair na frente para faturar mais.

Ou quer?

A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.

Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.

Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também