blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura Web3 será a responsável pela mudança do mercado financeiro

Infraestrutura Web3 será a responsável pela mudança do mercado financeiro

Infraestrutura Web3 será a responsável pela mudança do mercado financeiro

A iminente chegada do Drex, a moeda nacional digital brasileira e outras CBDC previstas em todo o mundo, jogam mais luz sobre uma realidade com transações comerciais e investimentos descentralizados e a infraestrutura web3 tem um papel central na maior revolução nos negócios.

A web 3.0 é um ambiente global de internet apoiado em duas condições basilares: a distribuição e a descentralização, utilizando tecnologias disruptivasblockchain, smart contracts, moedas digitais e outras.

O objetivo principal é fomentar um ambiente de conhecimento e de negócios que permita usar uma variedade de DApps (aplicativos descentralizados) e serviços sem intermediários e se traduza em um ambiente mais democrático, seguro e transparente para as interações online.

A web3 ainda está em desenvolvimento mas existem diversas inovações em curso que contribuem para validá-la e a tokenização de ativos é uma delas.

A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar sobre web3, sua infraestrutura e como ela impactará positivamente o mercado financeiro!

O QUE É A INFRAESTRUTURA WEB 3.0

A infraestrutura web3 é o conjunto de tecnologias e protocolos que visam proporcionar aos usuários um ambiente digital descentralizado e um reposicionamento completo da forma como os serviços online são executados.

O funcionamento da web3 está sendo moldado com base em diversas premissas – veremos algumas delas a seguir – que têm por norte dar aos usuários o controle dos próprios dados, sejam conteúdos em mídias sociais ou transacionais financeiros e comerciais.

DESCENTRALIZAÇÃO

Essa é, na verdade, a premissa que norteia todas as transformações digitais surgidas a partir de 2008 com o surgimento do bitcoin, a primeira moeda digital: dar a cada pessoa o pleno poder sobre o seu patrimônio financeiro.

O atual sistema bancário regula as decisões e impõe limites às tomadas de decisão dos seus clientes, enquanto a descentralização, com as redes blockchain e carteiras virtuais, transfere essa autoridade para usuários e investidores disporem dos seus ativos 24 horas por dia, 365 dias por ano.

DESINTERMEDIAÇÃO

Como consequência natural da descentralização, as operações financeiras e comerciais na web 3.0 são peer-to-peer, diretamente entre ofertantes – de produtos, investimentos, crédito – e clientes ou investidores, sem passar por intermediários – bancos, corretoras.

Com isso, as transações são mais ágeis e mais baratas sem as tarifas bancárias, além de serem 100% disponíveis nas plataformas de blockchain. Outro aspecto importante é a confiança direta; a web3 é projetada para usar uma infraestrutura com desempenho e segurança de última geração.

INTEROPERABILIDADE

Para que negócios funcionem diretamente entre as partes e de forma descentralizada, a web3 busca promover a interoperação entre diferentes plataformas e sistemas e que, dessa forma, as conexões sejam invisíveis para os usuários.

Tenha o seu próprio painel de ativos digitais conectado a estruturadores de ativos com a gestão de investimento em tokens BBR Management da BLOCKBR!

COMPONENTES FUNDAMENTAIS DA INFRAESTRUTURA WEB 3.0

BLOCKCHAIN

Redes blockchain são registros digitais descentralizados e imutáveis e que armazenam transações e dados  com alto níveis de segurança e transparência. É o principal componente da infraestrutura da web 3.0.

São conhecidas por serem ambientes em que as criptomoedas são geradas, mas há alguns anos, elas hospedam a tokenização de ativos.

CONTRATOS INTELIGENTES

São documentos autoexecutáveis hospedados em blockchains e que automatizam e gerem todas as condições de uma operação financeira ou comercial, executando todos os passos sem a intervenção humana.

Por exemplo, ao investir em tokens agrícolas, por exemplo, o smart contract regula as condições de entrada, aprova a negociação e programa o pagamento dos rendimentos futuros.

PROTOCOLOS DE CONSENSO

São algoritmos existentes nas blockchains e usados para aprovar toda transação feita nelas – compra de criptomoeda ou token de negócio, por exemplo – e que deve ter a aprovação unânime de todos os participantes da rede, o que reforça o nível de segurança.

PROTOCOLOS DE CONSENSO
Imagem: Canva

EXPECTATIVAS E IMPACTOS DA INFRAESTRUTURA WEB 3.0 NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO E MUNDIAL

Quando pensamos nos impactos dos recursos da web 3.0 no sistema financeiro, é inevitável falar da economia tokenizada.

Tokenizar ativos é o meio revolucionário de digitalizar ativos, direitos e projetos e oferecer produtos e investimentos ao mercado com mais agilidade e liquidez e tem conquistado espaço cada vez maior em todos os segmentos de mercado.

Por exemplo, a tokenização viabiliza a captação de recursos de pequenas e médias empresas  de forma mais rápida e líquida que no sistema financeiro tradicional. Podemos encontrar tokens de renda fixa e precatórios tokenizados, entre outros produtos.

Os inúmeros ganhos da web 3.0 com tokens tornam a tokenização de tudo a nova realidade que fará empresas obterem lucros maiores e mais pessoas investirem com maior retorno e de forma segura.

Outro movimento positivo é o crescente interesse dos assessores de investimentos autônomos por produtos financeiros tokenizados, o que tende a elevar a credibilidade junto aos investidores.

QUAIS OS DESAFIOS DA WEB 3.0 PARA OS PRÓXIMOS ANOS?

Naturalmente, uma transformação tão intensa como a combinação de web 3.0 e ativos financeiros descentralizados suscita dúvidas e questões que precisam ser discutidas e superadas.

A interoperabilidade é um dos maiores desafios da web3, pois é preciso que diferentes blockchains e protocolos inter operem com eficiência para que mudanças tão importantes ganhem credibilidade e consolidem a universalidade de acesso a produtos financeiros.

Outro aspecto crucial no desenvolvimento do mercado financeiro em web3 são as regulamentações em cada país que precisam, ao mesmo tempo, ser eficazes em transmitir segurança e não afetem os ganhos da infraestrutura da web 3.0 que vão transformar a forma como fazemos negócios.

No Brasil, a regulamentação de ativos digitais está em estádio avançado, com o processo de regular os VASP (provedores de serviços com ativos digitais) previsto para o começo de 2025.

Por fim, e não menos importante – ou talvez seja o maior dos fatores críticos – está a educação e a experiência do usuário.

Web3 e transações criptográficas são conceitos jovens na sociedade, a grande maioria das pessoas ainda não entende completamente as tecnologias subjacentes à web3 e podem ser relutantes em adotá-las por questões de segurança e confiabilidade.

Esse desafio deve ser vencido com muita informação qualificada sobre a nova era da web e os seus benefícios, mecanismos de alto nível de proteção e os processos regulatórios que adicionam mais segurança aos negócios descentralizados.

TOKENIZE ATIVOS COM A BLOCKBR E IMPULSIONE SEUS RESULTADOS!

A tokenização é uma realidade no mercado, com um número cada vez maior de empresas e pessoas gerando receita com tokens. As ações recentes do BACEN e o real digital estão aumentando a credibilidade da tecnologia.

Para o sucesso do seu projeto, é fundamental contar com uma infraestrutura de tokenização para o mercado financeiro e outros mercados que seja adequada e eficiente, compreendendo:

  • Estudo de viabilidade técnica, fiscal e legal;
  • Emissão de tokens e do contrato inteligente com governança transparente;
  • Distribuição de tokens em plataforma de vendas simples e segura;
  • Governança de tokenização eficiente e assertiva.

Conheça o trabalho de infraestrutura da BLOCKBR para os mercados regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece interoperabilidade entre ativos e investidores.

Você não quer ver o concorrente  sair na frente para faturar mais.

Ou quer?

A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.

Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.

Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente!

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também