blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Jogos em blockchain: como os jogos estão usando os tokens?

Jogos em blockchain: como os jogos estão usando os tokens?

Jogos em blockchain: como os jogos estão usando os tokens?

A maior e mais revolucionária das vantagens da blockchain é mudar completamente a forma de lidar com o poder das informações que geramos e como obter os melhores resultados com elas. Os jogos em blockchain são um ótimo exemplo.

Quem poderia imaginar, há alguns anos, que milhões de pessoas estariam em plataformas baseadas em blockchain votando por mudanças no jogo, negociando e ganhando dinheiro?

Ainda vivemos uma economia centralizada em muitos setores, mas nos jogos online, a migração para ambientes monetizáveis e colaborativos é visível.

Jogar online, ganhar criptomoedas com a performance e ainda obter lucros com negociações de NFT parece um cenário ideal, mas é preciso entender os riscos inerentes a esse investimento.

Como lidar com um ambiente tão dinâmico? Existem riscos nos games em NFT?

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre como os jogos em blockchain funcionam para você se divertir e ganhar em dobro, na arena e no bolso!

O QUE É A BLOCKCHAIN?

A blockchain é o ecossistema digital onde estão fundadas todas as aplicações descentralizadas que são criadas para transformar modelos de negócios. Dentro dela está a tecnologia que viabilizou a criação das criptomoedas, sendo o bitcoin a pioneira.

A descentralização é a pedra fundamental da revolução trazida pela blockchain – a possibilidade de fazer negócios peer-to-peer, diretamente entre vendedores e consumidores, sem intermediários públicos e privados impondo regulações, limitações e custos.

COMO FUNCIONA A BLOCKCHAIN

Tecnicamente, a rede de blocos é um banco de dados distribuído. Não há um servidor central, como ocorre nas empresas, mas uma quantidade incalculável de supercomputadores que funcionam como servidores independentes.

  • Quando uma operação for executada – por exemplo, comprar um token de recebíveis – todos os supercomputadores, sem exceção, devem validá-la;
  • Após executada, ela é criptografada, recebe uma identificação única (hash), é conectada ao hash da transação e inserida em um bloco de dados, formando um livro-razão criptografado;
  • A segurança também está garantida pela criptografia de alto nível os protocolos de proteção de dados da rede;
  • Não há riscos de fraude, pois seria preciso corromper em todos os computadores para gerar a lógica que validasse a fraude.

Você quer saber mais sobre o que são utility tokens? Entenda tudo o que você precisa!

COMO FUNCIONAM OS JOGOS EM BLOCKCHAIN

A tokenização dos jogos – uso da blockchain para a criação de plataformas de games criptografados – é o uso da tecnologia disruptiva, da descentralização e da lógica de funcionamento que mostramos anteriormente.

Na prática, não há um servidor central de uma empresa desenvolvedora que controla o cardápio e a disponibilidade dos recursos, a concessão e revogação de privilégios ou mesmo retira o jogo do ar.

O fato de ser um jogo distribuído garante o funcionamento com a operação dos supercomputadores que compõem a rede. Além disso, concede independência dos usuários – eles são livres para adquirir e criar itens de jogo – armas, vestimentas e poderes, entre outros.

Com a descentralização dominando toda a dinâmica desses jogos, naturalmente surgiu a economia descentralizada dentro e fora deles de duas formas: os earn-to-play games e os NFT.

JOGOS PLAY-TO-EARN

Também conhecidos como gamecoins, esses jogos são a união das finanças descentralizadas (DeFi) e os jogos: a rede remunera os jogadores com criptomoedas (da própria rede) à medida que eles avançam em etapas ou cumprem metas.

Além de poder usar o saldo de moedas digitais no desenvolvimento do próprio jogo e na criação de itens negociáveis, é possível transacionar as criptomoedas em outras plataformas.

NON FUNGIBLE TOKENS

Os tokens não fungíveis são muito conhecidos pelas transações milionárias de obras de arte, mas é um token que se aplica à nova realidade dos jogos. São itens absolutamente únicos e não tem um lugar mais fértil para eles surgirem do que em um blockchain game.

Os jogadores podem adquirir novos itens e também produzir artigos em NFT para serem negociados em marketplaces de NFT, em exchanges e diretamente entre carteiras digitais.

A exclusividade e a unicidade ditam a valorização dos jogos NFT, que podem ser uma ótima fonte de receita a médio e longo prazo.

RISCOS DOS JOGOS COM TOKENS

RISCOS DOS JOGOS COM TOKENS

PERDA DE ATRATIVIDADE DO JOGO

Em tempos com tanta oferta de jogos com os mais diversos níveis de recursos, é natural que um ou outro perca a atratividade com o tempo. É preciso que a rede de usuários e a gestão da imagem do jogo trabalhe fortemente nesse sentido.

É um risco financeiro relevante, se você tem capital investido em NFT de jogos e criptomoedas, que também se desvalorizam junto com o jogo.

ALTO GRAU ESPECULATIVO

Falar de especulação financeira em um jogo online parece estranho, mas existe uma economia por trás dele, que movimenta dois ativos altamente especulativos: criptomoedas e NFT. São comuns os casos de artigos com variações grandes de valor, bolhas e perdas significativas.

Nesse ponto, os jogos em tokens funcionam como os mercados de ativos de alto risco, como as ações e as próprias moedas digitais. É preciso divertir-se mas com muita atenção aos movimentos para a diversão não terminar em um grande prejuízo!

O MERCADO GLOBAL DOS TOKENS

A tokenização de ativos vem se tornando uma excelente estratégia para investir em criptoativos de forma mais segura, com transparência e ótimos rendimentos. Estima-se que entre 2022 e 2030 esse mercado crescerá 24% em todo o mundo.

O Brasil está se tornando uma referência da oferta de ativos tokenizados e alguns sinais são o GT Tokenização Banco Central e como mais bancos estão aceitando a tokenização antes um setor resistente ao uso da blockchain no mercado financeiro.

Ele possui oportunidades para todos os perfis de investidor e tamanhos de orçamento. Atualmente, os tokens de ativos e direitos dividem-se em algumas categorias:

  • Tokens de seguridade: ativos negociáveis com regulação na CVM;
  • Tokens de utilidade: produtos e serviços com benefícios exclusivos para clientes;
  • Tokens de ativos reais: imóveis, equipamentos, coleções e outros bens;
  • Tokens de ativos financeiros: antecipação de recebíveis, ideal para gerar renda passiva.

Entre os benefícios de investir em tokens, existe o fracionamento do ativo, uma forma de ofertar o bem em cotas de menor valor e atrair os pequenos e médios investidores.

COMO COMEÇAR A INVESTIR EM TOKENS

Se você quer divertir-se com os excelentes jogos em tokens com menos preocupação de risco, o mercado de tokenização é o caminho, com as diversas modalidades e ofertas.

Basta abrir uma conta em uma plataforma de venda de tokens, como a da BLOCKBR, uma empresa tokenizadora de ativos com experiência e ofertas para todos os bolsos.

É possível comprar token a partir de 50 reais e ter ótimos resultados.

Abra uma conta na BLOCKBR!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também