blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Nova moeda BRICS: e se a tokenização fosse utilizada?

Nova moeda BRICS: e se a tokenização fosse utilizada

Nova moeda BRICS: e se a tokenização fosse utilizada?

Durante a reunião anual de cúpula realizada na África do Sul no final de agosto de 2023, confirmou-se a intenção dos países integrantes de criar uma nova moeda Brics para as transações comerciais entre eles. Essa decisão pode ter relação com o que chamamos de tokenização de tudo.

A moeda que vem sendo chamada de BricsCoin não seria uma substituta das moedas fiduciárias e sim um facilitador no comércio na medida em que os países não precisam comprar dólar para as operações comerciais entre eles.

Portanto, é um grande passo na direção da autonomia comercial e ressalta a importância geopolítica do BRICS, especialmente no momento em que mais seis nações estão ingressando no grupo: Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

É o fortalecimento dos continentes asiático, africano e sul-americano e o advento da moeda única de comércio aumentam o protagonismo do bloco como força política global nas discussões com o G7.

A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar sobre o projeto da BricsCoin e como a tokenização vai estar presente!

BRICS: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA EM NÚMEROS

O BRICS foi criado em 2009 como BRIC com a reunião de Brasil, Rússia, Índia e China, contou com a adesão da África em 2010, compondo o nome que conhecemos hoje e a entrada de mais seis países em 2023.

Na essência, o BRICS não é um bloco econômico e sim uma união de forças geopolíticas para:

  • Discutir uma grande pauta de questões – comércio, segurança, desenvolvimento sustentável e outros temas de interesse mútuo;
  • Exercer maior influência política, através do grupo, nas discussões globais, descentralizando o eixo de decisão muito concentrado nos países desenvolvidos;
  • Promover uma maior cooperação econômica, política, social e cultural entre os países em desenvolvimento.

Os números do BRICS impressionam e mostram a força do grupo e o quanto a moeda única será útil para os projetos futuros.

  • 36% do PIB mundial;
  • 72% de produção de minerais de terras rasas;
  • 42% das reservas de petróleo;
  • 75% da produção de manganês;
  • 50% da produção de grafite;
  • 28% da produção de níquel;
  • 13% da produção de lítio em 2030 (com a entrada da Argentina);
  • 46% da população mundial.

O grande desafio do BRICS expandido são as inúmeras visões econômicas e culturais dos parceiros, o que no entender do Presidente Lula pode demonstrar uma diversidade que fortalece a luta por uma nova ordem que acomode a pluralidade econômica, geográfica e política do século XXI.

Você sabe o que é infraestrutura de tokenização e como ela é fundamental para negócios com os tokens transacionais? Conheça os diferenciais da BLOCKCBR!

QUAIS OS MOTIVOS POR TRÁS DA CRIAÇÃO DA NOVA MOEDA BRICS

  • Buscar autonomia e desvincular-se do dólar nas operações entre os países-membros do BRICS;
  • Obter uma maior independência econômica com a moeda compartilhada no Brics;
  • Abrir novos horizontes no âmbito financeiro internacional com a ancoragem em ouro;
  • Reduzir os custos operacionais de transações envolvendo os países;
  • Calibrar os preços dos produtos com parceiros dentro da área do Brics, sem risco de impacto do câmbio e perda do valor;
  • Garantir mais previsibilidade às negociações entre empresas do Brics;
  • Eliminar a dependência e influência dos Estados Unidos na economia de grandes players globais.

Quer saber como tokenizar um ativo no Brasil? A BLOCKCBR tem a expertise e mostra como pode ser simples se você faz com uma empresa tokenizadora de qualidade!

A TOKENIZAÇÃO COMO RECURSO DE OPERAÇÃO DA BRICSCOIN

Dentro do modelo de concepção da BricsCoin que está atualmente desenhado, a tokenização de ativos exercerá um papel fundamental, reforçando o crescente protagonismo dos criptoativos nos negócios mundiais.

A operação da BricsCoin será respaldada pelo ouro e cada unidade da moeda central terá o valor de uma quantidade específica do metal, o que garante o valor intrínseco da BricsCoin com lastro em reservas de ouro dos países-membros.

Tokens e títulos serão emitidos para representar o valor dessas reservas de ouro e utilizados para as transações comerciais entre os países do Brics com uma série de benefícios da tecnologia blockchain.

MAIS LUCRATIVIDADE COM REDUÇÃO DE CUSTOS

As operações comerciais poderão ser feitas peer-to-peer, diretamente entre as partes envolvidas com uma redução substancial de intermediários e custos, principalmente os relacionados ao câmbio, o que ajudará a melhorar a lucratividade da transação.

QUAIS OS MOTIVOS POR TRÁS DA CRIAÇÃO DA NOVA MOEDA BRICS

SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA TOTAIS

O ecossistema dos tokens utiliza os níveis mais altos de segurança de dados e de operações, através do protocolo de consenso, em que todos os pontos da rede blockchain devem aprovar a transação, impedindo fraudes e crimes virtuais com os dados em negócios internacionais.

ALTA DISPONIBILIDADE PARA NEGOCIAR

As redes blockchain funcionam ininterruptamente e isso facilitará muito o cumprimento sequencial de cláusulas entre as partes de uma negociação com mais agilidade e reduzindo o impacto do fuso horário e de feriados locais.

A tokenização pode proporcionar o melhor ambiente de negócios internacionais com lastro em ouro e independência do dólar para operação cambial.

Por outro lado, a BricsCoin dependerá da confiança mútua entre as nações-membros do Brics e da conversibilidade de tokens em ouro físico.

DREX: REAL DIGITAL É MODELO PARA A BRICSCOIN DIGITAL! 

O Brasil se firma como um dos protagonistas de uma economia tokenizada que está formando e o DREX é a iniciativa mais significativa, pois é liderada pelo Banco Central, o órgão regulador dos sistemas monetário e financeiro brasileiros.

A tokenização monetária é uma forma de inclusão de uma parcela significativa de pessoas que hoje não têm acesso aos serviços bancários, pela complexidade ou pelos custos envolvidos.

A expectativa é que os custos do sistema bancário e dos bancos sejam reduzidos e isso potencialize a lucratividade do comércio de bens e serviços e a rentabilidade dos produtos financeiros.

Certamente, será uma etapa inescapável para o Brics tornar ainda mais ágeis e eficientes os negócios entre os países dessa comunidade.

TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!

A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.

As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em ativos digitais.

Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?

Venha conversar com a BLOCKBR.

Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!

A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.

Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.

Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.

A BLOCKBR Digital Assets é uma fintech especializada em tokenização de ativos e investimentos que entrega infraestrutura para o mercado regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece a transformação e interoperabilidade entre ativos e investidores.

Para mais informações, acesse: http://www.blockbr.com.br ou @blockbr_ nas redes sociais

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também