O gerenciamento de grandes recursos financeiros familiares depende da Family Offices. Este serviço é dedicado especialmente a gerenciar as finanças de uma família, especialmente quando estas são de alta renda e devem estar em mãos de especialistas, que representam todos os parentes.
Este serviço é disponibilizado por fintechs, escritórios e demais grupos financeiros que atuam no mercado e seu papel é garantir que os milhões de reais em rendimento sejam bem administrados. Dentre todos os elementos que podem ser integrados ao Family Offices está a tokenização, que traz mais praticidade e até mesmo segurança ao serviço.
O que são Family Offices?
Family Offices é um serviço dedicado à administração financeira de recursos de famílias de alta renda. No geral, o recurso só é aplicado quando há muito capital com média de 50 milhões de reais. Este critério caracteriza o serviço e as soluções oferecidas pelos profissionais que atuam na área.
O serviço é semelhante a uma assessoria, mas muito mais especializada e focada em atender a família proprietária da fortuna em diversos aspectos. Ela oferece não só a administração do dinheiro como também conselhos de aplicação do mesmo. Entre todas as atividades relacionadas à assessoria, estão:
- Investimentos;
- Suporte jurídico;
- Relatórios financeiros;
- Gastos rotineiros;
- Análise patrimonial;
- Planejamento sucessório.
Diversos outros serviços podem ser associados ao Family Offices, e tudo depende do estabelecimento de acordo entre a empresa e a família. O serviço também pode se dedicar a buscar novas soluções tecnológicas para os recursos financeiros, como a tokenização de ativos e investimentos em recursos digitais.
Tipos de Family Offices
Todo serviço de Family Offices pode ser dividido em dois tipos distintos que de certo modo mostram qual será a abrangência do serviço: o modo Single-Family Offices e o Multi-family Offices.
Single-family Offices
A categoria de Family Offices chamada Single-Family é criada e administrada pela própria família, onde todos os processos relacionados aos bens e patrimônio ficam a cargo dos membros familiares. Neste processo, é mais comum que uma empresa seja criada pelos familiares para controlar todas as operações e procedimentos.
Este é o modo mais difícil e complexo de realizar a administração das finanças da família, já que um estudo profundo do mercado deve ser realizado para identificar qual o melhor método para administrar todo patrimônio. Uma preocupação, por exemplo, é aprender como ser um assessor de investimento autônomo.
Porém, como vantagem, este método permite uma aproximação dos familiares do Family Offices, o que permite um controle mais pessoal e familiar de todos os recursos. O método também entrega mais personalização e permite certas aplicações, mas exige que a família procure entender mais sobre o mercado financeiro e digital, como o que é VASPs e outras nomenclaturas.
Multi-family Offices
Multi-Family Offices é quando há contratação de uma empresa para realizar a assessoria necessária e toda administração do patrimônio familiar. Desta forma, profissionais dedicados e terceirizados se responsabilizam para lidar com toda finança da família, tornando o processo mais simples.
Este não é um serviço exclusivo, já que é comum que empresas privadas prestem essa mesma assessoria para diversas famílias diferentes – daí o nome, Multi-Family. Mas, isso não significa que o serviço é genérico ou generalizado, na verdade, os profissionais costumam oferecer soluções personalizadas e um atendimento específico para cada família cliente.
Como uma das principais vantagens, este método torna o processo de administrar os próprios recursos financeiros mais simples para cada família. No entanto, os membros devem deixar seus recursos sujeitos à empresa, o que pode ser encarado como uma falta de liberdade para usar seu próprio patrimônio.
Funções e Serviços de um Family Office
No pacote de um Family Office há diversos serviços oferecidos, que podem variar de empresa para empresa. No entanto, existem os clássicos como a fiscalização de investimentos e assessoria para tributações – outras funções e serviços incluem:
- Fiscalização constante do patrimônio da família e de como é gasto;
- Transferência para casos sucessórios, heranças e entre gerações;
- Planejamento de investimentos imobiliários;
- Atenção quanto a detalhes tributários;
- Doações e possíveis ações filantrópicas;
- Contratação de seguros para o patrimônio;
- Busca por novos investimentos como tokens;
- Educação financeira para os membros da família.
Além desses serviços, é comum que os profissionais ofereçam diversos conselhos e recomendações para os familiares poderem otimizar o gasto de suas finanças. Quando bem feito, o serviço é completo e oferece um amplo suporte para a família proteger suas finanças, de forma que possa aproveitá-la melhor a longo prazo.
Desafios na Gestão de um Family Office
Gerir grandes finanças nunca é uma tarefa fácil, mesmo quando há por trás um gerenciamento por meio do Family Office, que entre os principais desafios encara as oscilações do mercado, possíveis discordâncias entre os familiares e falta de investimentos. Tudo isso deve ser ponderado pelos profissionais e assessor de investimentos.
Aplicar o Family Offices é ao mesmo tempo rentável e desafiador, e durante toda a prestação de serviços é fundamental que os profissionais se atentem a diversos desafios. Os desafios mais comuns na gestão de um Family Office incluem:
- Falta de liquidez;
- Investimentos que não oferecem bons resultados;
- Dificuldade em alinhar decisões com os familiares;
- Erros fiscais e tributários;
- Complexidade para criar soluções personalizadas.
Um Family Office de respeito deve estudar cada família cliente para encontrar as soluções mais adequadas para suas necessidades. Este trabalho requer esforço, estudo e profissionais dedicados que se importam com o patrimônio dos seus assessorados.
Tendências para os Family Offices
Por se tratar de um serviço que lida com o patrimônio financeiro de inúmeras pessoas, o Family Offices também segue as tendências do mercado, e faz muito bem em se adaptar para oferecer serviços cada vez mais especializados e personalizados. Dentro de todas as tendências vale a pena mencionar a tecnologia.
Ativos digitais estão cada vez mais comuns no mercado, sobretudo a tokenização. Só nos Estados Unidos, a tokenização do Tesouro Direto rendeu mais de 800 milhões de dólares, o que mostra como o serviço já é uma realidade considerável com diversas moedas digitais como a DREX.
Um bom serviço de Family Offices deve buscar a tokenização e se modernizar por meio de ativos digitais. Nós da BLOCKBR, fintech especialista em tokenização, estamos comprometidos nesta missão e oferecemos soluções tokenizadas que são acessíveis, práticas e capazes de ampliar seus investimentos. Temos nossa própria plataforma BBR Management e nos empenhamos a oferecer um serviço prático e rentável para todos os nossos clientes.
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.