Em tempos de mudança de governo e diversas reformas em pauta, a queda da Selic se torna o tema central nas mesas de instituições financeiras, agências de risco e também das famílias brasileiras, assim como é um fator essencial para o mercado de tokenização de ativos.
E por que isso acontece?
O motivo é simples: a taxa Selic é a taxa básica de juros é um instrumento fundamental de controle da inflação através do impacto sobre os demais juros praticados na economia.
Entre eles, os juros do crédito ao consumidor e os juros de financiamentos, como o habitacional e o automotivo, mas a Selic não atua apenas no consumo: o nível de atratividade dos investimentos é diretamente afetado pela taxa de juros básica.
Existe uma relação entre Selic e rentabilidade de produtos de prateleira no mercado financeiro tradicional, mas quais serão os melhores investimentos em um cenário de baixa?
A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar sobre como lidar com seus investimentos com a Selic em queda!
ENTENDENDO A TAXA SELIC
A Taxa Selic, ou Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é uma ferramenta fundamental para a política monetária do Brasil e impacta a economia de diferentes formas.
- Controle de inflação, aumentando a taxa para tornar o crédito mais caro e desestimular o consumo e reduzindo para criar os efeitos inversos;
- Investimentos em renda fixa. Com a Selic alta, eles se tornam mais atraentes;
- Juros de financiamentos e empréstimos;
- Confiança de consumidores e investidores, influenciando gastos e investimentos;
- Dívida pública, uma vez que a Selic afeta o custo de financiamento do governo.
Como podemos ver, o espectro de influência da Selic é amplo. Por esse motivo, todos – empresários, consumidores e investidores – devem ter atenção às decisões do Banco Central e para qual direção elas apontam a médio e longo prazo.
COMO A QUEDA DA SELIC PODE AFETAR OS INVESTIMENTOS
A queda da taxa Selic afeta diretamente a remuneração de produtos de renda fixa, como o Tesouro Selic, em que pese o tesouro direto ter opções que compensam a perda desse produto por não estarem atreladas à taxa de juros.
Com isso, surge uma oportunidade para investir em títulos de renda variável ou no capital direto de empresas, financiando projetos, como ocorre com ações e fundos.
A caderneta de poupança, definitivamente, não é uma opção em tempos de Selic baixa – na verdade, essa é uma aplicação pouco atraente mesmo quando a Selic está em alta. Portanto, é hora de abandoná-la.
As opções para investir com Selic baixa são muitas. Pesquise cada uma com atenção e considere seu perfil de investidor, pois existem outros fatores que pesam nas decisões de investimento – prazos, riscos, liquidez e volatilidade.
5 DICAS DE ONDE INVESTIR COM A QUEDA DA SELIC
ETF (FUNDOS DE ÍNDICE)
Fundos de índice (ou exchange-traded funds) são os fundos de investimento em índice de mercado e na sua essência são cestas de investimentos atreladas à performance do índice, como o Ibovespa.
Eles permitem que os investidores obtenham exposição diversificada a um conjunto amplo de ativos financeiros, como ações, commodities ou títulos e captem rendimentos de produtos que não são afetados diretamente pela Selic.
FUNDOS MULTIMERCADOS
Com um funcionamento semelhante aos ETF, são fundos em que os gestores usam a diversidade de ativos, uma característica do produto, em momentos de queda da Selic para direcionar os ganhos e manter a atratividade do fundo multimercado.
Você sabe o que é infraestrutura de tokenização e como ela é fundamental para negócios com os tokens transacionais? Conheça os diferenciais da BLOCKCBR!
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Os FII possuem um funcionamento semelhante ao fundo multimercado, com a diferença de que os investimentos são feitos em ativos reais e financeiros ligados ao mercado imobiliário. Com a Selic baixa, é uma alternativa de diversificação e de rendimentos não atrelados à taxa básica de juros.
Atualmente, já existem os fundos imobiliários tokenizados, que reúnem o potencial de ganho dos FII e a agilidade, a disponibilidade e a segurança dos tokens de investimento.
TÍTULOS DO TESOURO
Um título do Tesouro é, na prática, um empréstimo do investidor ao governo com a promessa de um pagamento futuro do principal acrescido de juros. Aqui as duas modalidades interessantes para obter rendimentos melhores com a Selic em baixa são:
- Tesouro pré-fixado: a rentabilidade já é conhecida no momento da aplicação e isso garante a proteção contra oscilações da taxa de juros;
- Tesouro IPCA: compõem uma parte de remuneração pré-fixada e uma parte atrelada ao IPCA, o índice que mede a inflação.
TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS
Os tokens negociais são, na verdade, a representação digital da oferta de uma gama cada vez maior de ativos reais – os tokens super estruturados – e ativos financeiros – os tokens estruturados, representados por recebíveis tokenizados.
Também é possível investir em projetos empresariais como o token do agronegócio – em um modelo de remuneração similar às ações – e em tokens financeiros tokenizados que não sofram o impacto direto da queda da Selic.
É a oportunidade de obter renda passiva acima da média do mercado, pois a tokenização reduz custos de emissão e controle, aumenta a disponibilidade das aplicações e democratiza o investimento.
A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.
Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.
Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.
TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!
A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.
As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em ativos digitais.
Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?
Venha conversar com a BLOCKBR.
Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
A BLOCKBR Digital Assets é uma fintech especializada em tokenização de ativos e investimentos que entrega infraestrutura para o mercado regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece a transformação e interoperabilidade entre ativos e investidores.
Para mais informações, acesse: http://www.blockbr.com.br ou @blockbr_ nas redes sociais