Enquanto acompanhamos o crescimento do mercado de tokenização de ativos, o país convive com uma outra boa notícia: a queda do dólar constante em 2023.
O preço do dólar chegou a 4,91 em meados de abril, uma valorização do real de 5,3% em relação ao fechamento de 2022 e o menor valor do dólar desde junho de 2022 e a queda se mantém, chegando a R$ 4,77 em 19 de junho, o menor valor desde maio de 2022.
Por outro lado, a valorização do real em 2023 é reflexo de um conjunto de boas notícias que tendem a se consolidar ao longo do tempo e melhorar a imagem do Brasil para os investidores.
As boas notícias se sucedem e o ponto mais importante é que são de longo prazo – um tema crucial será o comportamento da taxa Selic.
Mas então é o momento de investir ou aguardar que os fatos se acomodem e tenhamos um cenário mais sólido?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre a queda do dólar, o quão sustentável é esse comportamento e como ele afeta os seus investimentos!
POR QUE O DÓLAR CAIU?
NOVO ARCABOUÇO FISCAL BRASILEIRO
O arcabouço fiscal é o conjunto de diretrizes que visam regular o nível de endividamento do Estado e buscar o equilíbrio entre arrecadação e despesas.
O projeto de arcabouço fiscal do governo recém-empossado era visto com desconfiança a respeito das novas regras – o que é natural, se tratando de um novo governo e de um tema tão sensível para as contas do país – e isso forçava uma alta especulativa do dólar.
Porém, o projeto foi bem recebido pelo mercado financeiro e isso, além de desestimular as saídas de dólares do país e manter a estabilidade do real, transmitindo segurança aos investidores e ajudando a manter a oferta de dólar no país e valorizar o real.
ESTABILIZAÇÃO DOS JUROS NOS ESTADOS UNIDOS
Os juros mais altos nos EUA tornam as aplicações em renda fixa mais atraentes naquele país – uma das economias mais seguras do mundo, mesmo em tempos difíceis – e provocam a saída de dólares do Brasil para investir nos EUA, desvalorizando o real.
A freada na alta de juros nos EUA que vem sendo feita pelo governo norte-americano fará com que os juros brasileiros voltem a ser mais interessantes.
TAXA DE JUROS ALTA NO BRASIL
Os juros reais brasileiros – a diferença entre a taxa Selic e a inflação projetada – estão entre os mais altos do mundo. Para termos uma ideia, a taxa nominal de juros em março/2023 era de 13,7% e projeção de inflação era de 5,6% gerando um juro real de 8,1%.
Isso torna o país um paraíso para investimentos externos, principalmente quando os Estados Unidos reduzem seus juros. Com mais dólares entrando, aumenta a oferta da moeda e a cotação do dólar cai.
A reforma fiscal e a reforma tributária darão mais estabilidade aos negócios e isso fará a taxa Selic cair a médio e longo prazo, mas dificilmente deixará de ser atraente para investimentos no mercado financeiro brasileiro, exceto por uma nova e forte rodada de juros altos nos EUA).
Você sabe o que é token de investimento e os benefícios para suas decisões de investidor?
CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA DO DÓLAR NA ECONOMIA
PREÇOS MAIS BAIXOS NAS IMPORTAÇÕES
Dólar mais baixo é o centro da conta de importações, sejam de varejo ou de grandes setores, como parte da gasolina que consumimos, o trigo fundamental na alimentação, componentes eletrônicos e os bens de produção, entre outros.
Até mesmo para setores exportadores como o agronegócio, o dólar mais baixo reduz o valor dos boletos na hora de comprar defensivos, maquinário e tecnologias no exterior.
RESULTADOS MENORES DE EXPORTAÇÕES
Nas exportações, a valorização do dólar impulsiona a receita em reais, mas mesmo no agronegócio – o setor mais exportador – e durante o viés de queda da moeda norte-americana, as exportações de janeiro a maio de 2022 foram 5,8% maiores que no mesmo período de 2022.
O dever de casa para quem exporta e terá um resultado menor em reais é usar o real valorizado para ganhar eficiência:
- Importando com preços melhores;
- Melhorando mecanismos internos de gestão;
- Captando recursos de forma mais ágil e com maior liquidez.
COMO O DÓLAR MAIS BAIXO AFETA OS INVESTIMENTOS
AÇÕES DE EMPRESAS
Ações de empresas importadoras tendem a se valorizar com a redução do desembolso em reais para pagar as importações e que ocasiona aumento da lucratividade. Já as empresas exportadoras têm o faturamento em reais reduzido.
Por outro lado, em ambos os casos, é possível preservar ou melhorar a rentabilidade pagando menos reais pelas importações (principalmente nos tributos e taxas).
FUNDOS IMOBILIÁRIOS
O dólar mais baixo influencia toda a cadeia produtiva e de fornecimento do mercado de construção civil, beneficiando os fundos imobiliários e, em especial, aqueles que investem na construção e venda de imóveis.
É um produto financeiro onde a tokenização de negócios está cada vez mais presente expandindo a oferta através de cotas de FII tokenizado e aumentando a lucratividade e a liquidez do fundo.
PRODUTOS DE RENDA FIXA
Com o dólar em baixa, considere os investimentos em renda fixa local, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio).
Esses investimentos oferecem retornos fixos e pré-definidos. Uma alternativa para investir com mais segurança, rentabilidade acima da média do mercado tradicional é pesquisar os ativos de renda fixa tokenizados em plataformas de tokenização reconhecidas como a BLOCKBR.
Tipo de token para investir: você sabe qual é o melhor?
QUAL A PREVISÃO PARA O DÓLAR NOS PRÓXIMOS MESES
Como sabemos, a economia mundial é um grande sistema onde engrenagens importantes podem mudar completamente o curso de indicadores fundamentais como a valorização do dólar, como a crise no leste europeu e a falência de bancos médios norte-americanos.
Por outro lado, existe um contexto particularmente positivo, que raramente se observa no Brasil e que pode ajudar a manter o dólar em baixa: a reunião de grandes transformações econômicas e políticas.
- Novo arcabouço fiscal e a boa receptividade do mercado;
- Reforma tributária em curso;
- Retomada do crescimento econômico;
- Política de redução continuada de juros nominais.
Podemos considerar que esse cenário favorável ao real pode se manter por mais tempo caso essas condições se mantenham e se traduza em estabilidade econômica e crescimento sustentado.
A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.
Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.
Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Venha tokenizar seu negócio e colocá-lo em um patamar mais alto no mercado!