Uma das maiores dúvidas entre as pessoas que desejam aplicar seu capital de forma mais rentável é entender o que é melhor: investimento de renda fixa de renda variável. Essa questão também está presente na tokenização de ativos financeiros.
Afinal, antes de usufruir dos benefícios das aplicações tokenizadas, cada ativo disponível – títulos, ações, fundos, bens e outros – tem características ligadas a uma das formas de remunerar o capital investido.
Além disso, conhecer essas diferenças é fundamental na tomada de decisão de investir baseada no perfil do investidor, na diversificação de carteira e na expectativa de resultados.
Podemos dizer que conhecer o conceito de renda variável e de renda fixa é a base para começar no mercado de capitais e potencializar os resultados com tokens de investimentos.
Depois de conhecer como cada tipo de aplicação funciona, em que perfil você se encaixará?
É importante ter investimentos de renda variável e fixa ao mesmo tempo?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre remuneração fixa e variável e contribuir para você investir em tokens com mais segurança!
O QUE É RENDA FIXA
Investimentos com renda fixa são aqueles onde a pessoa que aplica sabe, antecipadamente, como a aplicação será remunerada. Quando falamos dos tipos de títulos de renda fixa, isso ficará mais claro.
No Brasil, onde a mentalidade investidora é uma cultura que está se desenvolvendo, um investimento em renda fixa é a opção mais procurada porque reúne previsibilidade, uma segurança maior em relação a investimentos mais arrojados e maior liquidez.
Esses são os produtos financeiros que melhor combinam com o investidor conservador e que quer uma renda passiva da forma mais segura.
Porém, também devem fazer parte de uma carteira arrojada de investimentos para equilibrar os níveis de risco.
TIPOS DE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA
É importante ressaltar que o termo renda fixa não se refere ao montante do rendimento e sim ao conhecimento prévio da forma de remuneração.
TÍTULOS PRÉ-FIXADOS DE RENDA FIXA
Nesses títulos, você sabe exatamente o tipo de remuneração e o percentual sobre o capital durante o período investido. Por exemplo, se você contratar um título a 8% ao ano, ele será remunerado por esse percentual até o vencimento do papel, sem alteração.
TÍTULOS PÓS-FIXADOS DE RENDA FIXA
Aqui, a forma de remunerar é definida, porém ela é atrelada a um indexador, que pode ser o CDI ou a Taxa Selic – a taxa básica de juros. O montante final variará conforme o valor do indexador.
Portanto, são títulos que exigem um olhar mais atento para o mercado antes da escolha. Apesar de a regra de ganho ser pré-definida, o resultado final dependerá do valor da taxa referencial usada.
EXEMPLOS DE INVESTIMENTO EM RENDA FIXA
- Títulos do Tesouro Direto;
- CDB;
- Debêntures;
- Fundos de renda fixa;
- Títulos securitizados: as letras de crédito imobiliárias ou letras de crédito do agronegócio e os certificados de recebíveis desses mercados.
A tokenização financeira permite que esses e outros produtos sejam negociados em uma plataforma de tokens de forma mais ágil, com disponibilidade total de acesso, o fracionamento que dá acesso a mais investidores e segurança de alto nível.
Conheça a tokenização de recebíveis, um dos exemplos do uso da tecnologia blockchain para renda fixa, que capitaliza negócios com agilidade e muitas vantagens para investidores!
O QUE É RENDA VARIÁVEL
Investimentos com renda variável são aqueles onde o resultado financeiro vai variar sem que haja a definição prévia de uma regra de remuneração. Os produtos oscilam de valor de acordo com muitas variáveis – setoriais e conjunturais da economia brasileira e mundial.
São aplicações recomendadas ao investidor arrojado, que prioriza ganhos mesmo que a longo prazo e lidam melhor com a imprevisibilidade e o risco, pois são ativos cuja valorização flutuará a partir de movimentos da economia.
Por outro lado, é uma boa oportunidade de diversificar uma carteira moderada de investimentos, mesmo em proporção pequena, para se permitir riscos com uma expectativa de ganhos superiores à renda fixa no longo prazo e como um começo de mudança de perfil.
EXEMPLOS DE INVESTIMENTO EM RENDA VARIÁVEL
- Ações e fundos de ações;
- Fundos imobiliários;
- Fundos de investimento;
- Derivativos;
- Commodities;
- Produtos agrícolas.
A tokenização de ativos já chegou nos investimentos de renda variável.
Os security tokens permitem que empresas e instituições do mercado financeiro ofertem ativos negociáveis, regulados pela CVM, com as vantagens do ativo digital em seus negócios.
PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE INVESTIMENTO DE RENDA FIXA E VARIÁVEL
Veja algumas diferenças entre renda variável e renda fixa.
RISCOS
Essa é a diferença mais marcante. Na renda fixa, os fatores de risco são menores, mas é importante ressaltar que não existe investimento sem risco – um emissor de título não cumprir a obrigação é algo que pode acontecer em qualquer investimento.
PREVISIBILIDADE
Saber exatamente a remuneração do investimento é algo que existe apenas nos produtos de renda fixa, o que pode atender quem prefere resultados conservadores – e menores – porém garantidos.
Você sabe por que tokenizar ativos é uma excelente alternativa para o seu negócio?
GARANTIAS
Embora ambos os tipos de aplicação tenham forte fiscalização e lastro em instituições sérias e ativos consistentes, muitos investimentos em renda fixa são protegidos pelo FGC, que garante o resgate do capital no caso de falência do emissor. Isso não acontece com os ativos de renda variável.
RENTABILIDADE
Quanto maior o prazo e a exposição a riscos, melhor será a rentabilidade. Por isso, investimentos em renda variável entregam resultados melhores. Nas aplicações fixas, o emissor tem um compromisso futuro firmado, então o resultado será menor.
POR QUE INVESTIR EM TOKENS DE INVESTIMENTOS!
Como podemos perceber, renda fixa e renda variável não são modelos de investimento antagônicos, como a maioria das pessoas imagina. Eles são complementares e devem fazer parte de carteiras de investimentos saudáveis.
Em todas as situações, existe um ponto em comum: tokenizar investimentos é uma ótima forma de ampliar a oferta e captar mais investidores.
Veja alguns motivos por que investir em tokens no mercado de capitais.
- Maior agilidade nas negociações, com a tecnologia blockchain e as operações diretas entre emissor e investidor, sem intermediários;
- Compras de papéis em uma plataforma de investimento disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Protocolos de segurança de alto nível;
- Valores acessíveis a investidores de todos os bolsos.
Conheça mais vantagens de investir em tokens para suas finanças e seu projetos pessoais!
CRIE UMA CONTA E LUCRE COM TOKENS NA BLOCKBR!
Investir em tokens não é complicado, como muitas pessoas podem achar. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta tecnologia seguro e transparente e também um pano de fundo para operações muito simples de se fazer.
Para comprar token, você só precisa abrir uma conta em uma tokenizadora de ativos como a BLOCKBR e uma carteira digital para armazenar seus investimentos.
Depois, acesse nosso marketplace de projetos de tokens e escolha as ofertas que se alinham com seu perfil de investidor e com as suas expectativas de ganhos e riscos. Você vai encontrar ofertas onde é possível começar a investir em tokens com 50 reais!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?