Uma das grandes transformações que a web 3.0 proporcionará é a descentralização, dando aos usuários o poder absoluto sobre suas informações e de que forma se relacionarão com as empresas nas suas escolhas de consumo. O TaaS (token-as-a-service) é um avanço importante desse poder.
Mas o que é o conceito AAS – as a service?
A tradução literal não deixa dúvidas: como um serviço – negócios que investem no cloud computing e ofertam assinaturas que substituem as aquisições.
Um exemplo conhecido é o SaaS (system as a service) – o software que os usuários acessam de forma remota com todas as funcionalidades como se o sistema fosse residente em seus computadores.
Dessa forma, as empresas podem oferecer serviços cada vez melhores e investir em melhorias sem que isso represente gastos com mídias. Para o cliente, é a comodidade de usar um sistema atualizado sem precisar comprar pacotes de atualizações.
Esse conceito está se multiplicando nas mais variadas aplicações – bancos, seguradoras, plataformas de serviços e até infraestruturas.
A tokenização como serviço também está ocupando um espaço importante para empresas que querem negociar ativos e direitos tokenizados.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre o TaaS e como ele impulsionará os negócios!
O QUE SIGNIFICA TAAS – TOKEN-AS-A-SERVICE
Nós já vivemos intensamente o mundo AAS e muitas vezes não nos damos conta. São aplicações que se incorporaram naturalmente na vida das pessoas:
- Netflix: entertainment as a service;
- Uber: car as a service;
- Spotify: music as a service;
- Youtube: content as a service.
O que essas marcas famosas têm em comum? Entregar aquilo que os produtos físicos nos oferecem mas sem precisar adquiri-los – você pode ouvir todas as músicas do seu cantor preferido sem comprar um disco sequer, por exemplo.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO AS A SERVICE (E COM TOKENS)
PERSONALIZAÇÃO
Os projetos as a service são oferecidos de forma personalizada, pois a empresa ou o consumidor final podem acessar apenas as suas necessidades.
Um bom exemplo são os seguros como um serviço, em que o cliente pode montar a apólice da forma como desejar. As coberturas de seguro estão em um cardápio e a pessoa não é obrigada a contratar determinados itens.
Além disso, as seguradoras e corretoras podem tokenizar as coberturas de seguros, permitindo que os clientes façam suas escolhas em um meio tecnológico mais ágil e com um custo final de operação bem menor, além da possibilidade de customizar o seguro.
Isso aumenta a atratividade, pois o cliente contrata o que quer e sabe exatamente quanto vai pagar, além de poder alterar de acordo com suas novas necessidades.
O setor bancário pode ser especialmente favorecido, pois o banking as a service permite estruturar o pacote de tarifas eficiente e acessar apenas os produtos financeiros desejados. A tokenização nos bancos permite que os clientes acessem mais rápido e com um custo menor.
Finanças descentralizadas: o que é e como descentralizar seus negócios!
REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS
O princípio de oferecer produtos e serviços como AAS permite que os desenvolvimentos reduzam os custos operacionais como, por exemplo, equipes do atendimento até o pagamento – os tokens atuam como contratação e pagamento, conforme as regras do contrato inteligente da operação.
Na área de crédito (CaaS), a economia é ainda mais significativa, pois o smart contract pode regular todas as condições de uma oferta de empréstimo – prazo, valor, custo – além de a blockchain validar cada operação através da rede de computadores que a compõem.
REDUÇÃO DE CUSTOS FINAIS AOS CLIENTES
Essa é a consequência natural ao usar um modelo de oferta em que há potencial para reduzir gastos em diversas rotinas, substituindo a ação humana e impactando no custo para disponibilizar os produtos e serviços.
Outro aspecto positivo é não precisar comprar produtos, apenas as assinaturas remotas, como acontece com as plataformas de system as a service.
PREVENÇÃO DE ERRO HUMANO
Uma das maiores preocupações das empresas – e motivos de muitos problemas com clientes – é o alto índice de falhas humanas em análises e rotinas.
Isso costuma custar muito dinheiro com estornos e o desgaste da empresa no mercado. Com o AAS em tokens, a execução dos processos é 100% eletrônica da blockchain, o que aumenta a eficiência da empresa e, consequentemente, a sua competitividade.
DISTRIBUIÇÃO DE TOKENS PELO TAAS
O token-as-a-service (TaaS) é a mais recente novidade para o mercado de tokens: a BLOCKBR presta os serviços técnicos via API – ferramenta de integração entre a plataforma de desenvolvimento e o veículo de distribuição dos tokens definido pelo cliente.
Dessa forma, ele poderá usar a tokenização como uma estratégia essencial de oferta de produtos ou serviços com o mercado, porém sem o custo e a estrutura necessários para emitir tokens, distribuir e fazer a gestão de tokens na blockchain.
É um modelo ideal para grandes empresas e corporações como o Banco Itaú, que recentemente criou sua plataforma para emitir, distribuir e negociar tokens.
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?