blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Tokenização e a indústria fintech: entenda a relação entre as duas tendências!

Tokenização e a indústria fintech: entenda a relação entre as duas tendências!

Tokenização e a indústria fintech: entenda a relação entre as duas tendências!

A indústria fintech é uma grande beneficiada e, ao mesmo tempo, uma das maiores propulsoras da economia tokenizada e não é difícil perceber a estreita relação entre as empresas de  tecnologia financeira e a tecnologia blockchain.

As fintechs são empresas que oferecem serviços financeiros totalmente digitais, em contraponto ao sistema financeiro tradicional de bancos, corretoras, financeiras e outras instituições. Na verdade, estamos falando dos mesmos serviços em si, mas com abordagens distintas.

O propósito das startups financeiras vai ao encontro de uma sociedade cada dia mais digitalizada e a oportunidade de oferecer personalização e liberdade financeira.

A ausência de estruturas físicas e equipes presenciais reduz muito o custo operacional, o que permite oferecer serviços sem custo e produtos mais baratos. Para isso, as estratégias e investimentos devem estar totalmente apoiados em alta tecnologia.

Como a tokenização faz parte da evolução desse mercado?

A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, mostrará como a relação entre fintechs e tokens será fundamental para o sistema financeiro do futuro que começa agora!

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS FINTECHS

FOCO ABSOLUTO A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Sendo uma empresa nascida e desenvolvida no digital, as estratégias da fintech precisam ser focadas na melhor experiência do cliente, para torná-la a mais personalizada e eficiente através dos melhores recursos tecnológicos.

MAIOR ÊNFASE NA SEGURANÇA

Proteger os dados sensíveis das transações financeiras é uma meta ainda mais crítica para a fintech, pois ela precisa transmitir segurança baseada em uma relação 100% digital e em especial no Brasil, onde a conversa humana ainda faz parte da cultura.

CUSTOS OPERACIONAIS REDUZIDOS

Sem as instalações físicas e as equipes presenciais e com a completa automação de seus processos, a fintech tem custos operacionais baixos e pode praticar preços melhores por seus serviços ou não cobrar – como no caso das taxas de manutenção de conta corrente – e aumentar a competitividade.

TECNOLOGIA COMO BASE DO NEGÓCIO

A tecnologia não é um insumo para o funcionamento de uma fintech; ela é a base do negócio e onde se desenvolvem e são aprimorados os produtos da empresa. Para isso, ela precisa investir muito em inovações tecnológicas – inteligência artificial, machine learning, blockchain e outras.

A performance digital de uma fintech é a alma do sucesso. Portanto, investir pouco ou erradamente em tecnologia não é opção para uma fintech; pode ser a diferença entre continuar ou parar.

CENÁRIO DAS FINTECHS NO MUNDO

Os investimentos de startups de finanças no mundo em 2021 foram 147% maiores que em 2020. O Brasil ocupa a 14ª no ranking de investimentos, que dobraram nesse período e chegaram US$ 3.8 bilhões. O país é líder no setor na América Latina.

Além disso, as startups de finanças são as mais representativas da indústria brasileira de tecnologia em 2021, com 1.264 fintechs em operação no Brasil contra 1.080 startups de varejo e 1.013 do setor de marketing.

Já existem bancos digitais e fintechs de seguros que concorrem fortemente com instituições físicas e algumas startups financeiras foram adquiridas por bancos.

A base desse sucesso está em ofertar serviços acessíveis, eficientes, ágeis e sem burocracia, além de conceder maior poder ao cliente sobre seus ativos. Isso passa por criar infraestruturas cada vez mais assertivas do ponto de vista da disponibilidade e da segurança de dados.

O QUE É TOKENIZAÇÃO

A tokenização de ativos é um processo tecnológico que permite negociar ativos reais e financeiros, direitos, produtos e serviços e projetos empresariais através da representação de token, um arquivo digital criptografado.

Tokenizar é uma operação realizada por empresas qualificadas, como a BLOCKBR, que dominem a tecnologia e forneçam a infraestrutura de tokenização para o mercado financeiro que negócios inovadores exigem.

A tokenização está baseada em alguns conceitos e recursos:

  • Tecnologia blockchain: o grande ecossistema digital com capacidade de processamento, segurança de dados e criptografia de última geração, que garantem a imutabilidade dos dados das transações e um armazenamento de dados que impede ataques e fraudes;
  • Contrato inteligente: documento digital que controla todas as regras de negócio, das condições de entrada e validação de transações aos gatilhos para a remuneração dos investidores. Sem risco de falhas humanas e atrasos, garante-se a transparência;
  • Dados distribuídos: eles não são armazenados em um servidor central, mas distribuídos entre os computadores da blockchain. Todas as transações precisam ser unanimemente aprovadas. Com isso, o risco de fraudes tende a zero;
  • Fracionamento do ativo: o objeto da tokenização pode ser fragmentado em centenas ou milhares de tokens, o que permite fazer preços unitários baixos, democratizar o acesso a pequenos investidores e obter mais liquidez e rentabilidade.
TOKENIZAÇÃO PARA AS FINTECHS
Imagem: Canva

A CONTRIBUIÇÃO DA TOKENIZAÇÃO PARA AS FINTECHS

A tokenização pode exercer um papel fundamental nas fintechs através da inúmeras melhorias para a disponibilização de serviços e produtos inovadores e a simplificação de processos. Veja algumas das possibilidades!

PAGAMENTOS E TRANSFERÊNCIAS

A tokenização simplifica e agiliza esses processos através da segurança e da velocidade de tráfego de todos os dados envolvidos, sejam das instituições ou dos clientes.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS

A tokenização potencializa os resultados de fintechs com projetos de crowdfunding ao representar a participação e os direitos por meio de cotas que podem ser de valores baixos, aumentando a base de potenciais investidores e acelerando a arrecadação de fundos.

EMPRÉSTIMOS PEER-TO-PEER

Tokenizar empréstimos permite que as partes negociem diretamente, evitando intermediações e os custos decorrentes. Assim, é possível ofertar crédito a um custo final melhor, agilizar a negociação, o pagamento e uma eventual transferência da dívida.

COMO A TOKENIZAÇÃO BENEFICIA AS FINTECHS

MAIOR SEGURANÇA DE DADOS E TRANSAÇÕES

Todas as informações manuseadas no dia a dia das operações de uma fintech podem ser convertidas em tokens e submetidas aos altos padrões de segurança da blockchain, reduzindo-se ao máximo o risco de exposição de dados sensíveis de clientes e da empresa.

INTEGRAÇÕES MAIS FÁCEIS

Integrações de sistemas de fintechs com outras plataformas de serviços financeiros são uma rotina e o token será extremamente útil, pois fornece uma camada de padronização, facilitando a operação e tornando o desenvolvimento e a manutenção mais eficientes.

OPERAÇÕES MAIS ACESSÍVEIS E LÍQUIDAS

Ativos financeiros podem ser tokenizados e fracionados de forma que seus valores sejam acessíveis aos pequenos investidores, que normalmente são alijados do mercado de investimentos pelas barreiras de entrada. A democratização permite ofertas mais rentáveis e com liquidez maior.

MERCADO-ALVO GLOBALIZADO

A blockchain funciona 24×365 e sem barreiras geográficas e de horários. Portanto, a fintech terá um público-alvo permanente, aumentando ainda mais a agilidade dos negócios e expandindo a marca para outras regiões.

TOKENIZE ATIVOS COM A BLOCKBR E IMPULSIONE SEUS RESULTADOS!

A tokenização é uma realidade no mercado, com um número cada vez maior de empresas e pessoas gerando receita com tokens. As ações recentes do BACEN e o real tokenizado estão aumentando a credibilidade da tecnologia.

Para o sucesso do seu projeto, é fundamental contar com uma infraestrutura de tokenização para o mercado financeiro e outros mercados que seja adequada e eficiente, compreendendo:

  • Estudo de viabilidade técnica, fiscal e legal;
  • Emissão de tokens e do contrato inteligente com governança transparente;
  • Distribuição de tokens em plataforma de vendas simples e segura;
  • Governança de tokenização eficiente e assertiva.

Conheça o trabalho de infraestrutura da BLOCKBR para os mercados regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece interoperabilidade entre ativos e investidores.

Você não quer ver o concorrente  sair na frente para faturar mais.

Ou quer?

A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.

Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.

Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.

 

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também