blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Tokenização imobiliária e a descentralização dos cartórios!

Tokenização imobiliária e a descentralização dos cartórios

Tokenização imobiliária e a descentralização dos cartórios!

O mercado de imóveis é atualmente um dos mais impactados pela adoção da criptografia de ativos e direitos. A tokenização imobiliária tende a destravar uma série de nós que, hoje em dia, impedem o crescimento do setor, mas a tokenização também atuará na atividade dos cartórios?

A resposta é sim; esse é um processo natural, à medida que as empresas e a sociedade enxergam os ganhos de tokenizar atividades cartoriais, em especial os voltados a imóveis.

Ofertar imóveis tokenizados não é o único ganho do setor; os serviços notariais e registro de imóveis também serão afetados positivamente, desburocratizando processos e reduzindo o tempo gasto com essas atividades.

Os gastos são um capítulo à parte com a blockchain no mercado imobiliário; a tokenização eliminará ou reduzirá intermediários e taxas, favorecendo a rentabilidade e a atratividade dos imóveis com tokens.

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai mostrar as vantagens da descentralização de serviços de cartórios e como é simples tokenizar seu imóvel ou investir!

O QUE É A TOKENIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Tokenização imobiliária é o processo de representar um imóvel de forma digital, através de arquivos criptografados – os tokens imobiliários – para negociá-lo no mercado, seja total ou parcialmente.

Nessa definição já encontramos duas inovações importantes.

  • Negociar um bem através de um arquivo digital: é uma estratégia que combina segurança, transparência e agilidade. Já é usada através dos NFT e da tokenização de recebíveis;
  • A negociação parcial: ofertar um terreno em uma quantidade de tokens, por valores mais baixos e atrair uma quantidade maior de pessoas interessadas – algo que não é possível no mercado imobiliário tradicional.

Tokenizar imóveis é uma oportunidade importante para o mercado alcançar um patamar mais alto de produtividade e qualidade nas relações com potenciais clientes e investidores.

TOKENIZAÇÃO IMOBILIÁRIA X CARTÓRIOS

DESCENTRALIZAÇÃO

Diferentemente dos sistemas centralizados em cartórios, as transações cartoriais tokenizadas são distribuídas – os pontos da blockchain funcionam como servidores individuais e possuem a mesma versão das operações feitas desde o começo do uso da rede.

Na prática, uma quantidade infinita de máquinas com a mesma base de registros encadeados, cada um com sua identificação própria – o que impede a duplicação de entrada ou saída e as fraudes.

SEGURANÇA DE BLOCKCHAIN

A segurança é a marca registrada da tokenização imobiliária e de outros mercados. Cada passo de oferta, negociação, registro e legalização de um imóvel tokenizado, total ou parcial, é registrado em uma cadeia sequencial de blocos, de forma que cada evento não pode ser adulterado ou duplicado.

Para fraudar ou emitir uma escritura incorreta, todos os pontos da rede devem aceitar a transação fraudada feita por um deles, o que não é possível.

Quer conhecer os inúmeros benefícios de tokenizar um ativo ou direito?

DESBUROCRATIZAÇÃO E AGILIDADE

A burocracia é uma marca no setor imobiliário e um fator que prejudica a expansão dos negócios. A tokenização, com a segurança, a integração dos processos e com a certificação digital criptográfica, permite que procedimentos sejam abolidos e os prazos reduzidos.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Outra característica da blockchain é a ausência de intermediários entre as operações ou a limitação ao mínimo exigido por lei, como acontece com os tokens de seguridade que são regulados pela CVM e os imóveis.

Com a redução de agentes e a simplificação de processos, a tokenização cartorial e do mercado de imóveis reduz os custos, impactando os valores das ofertas ou aumentando a rentabilidade.

AQUECIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO

O mercado imobiliário como conhecemos é restrito às operações de compra, venda e aluguel – ou seja, com transações que movimentam integralmente o bem e inseridas em um cenário que está sujeito às oscilações de mercado causadas basicamente pelo cenário econômico.

Com a tokenização, surgem novas possibilidades que ajudam a rentabilizar o imóvel de uma forma inovadora e que são possíveis apenas com um ambiente digital ágil, seguro e versátil.

CULTURA DA INOVAÇÃO

Dentre as formas de inovar no mercado, está a possibilidade de alugar espaços do imóvel – paredes laterais de um prédio para uso em propagandas, instalação de outdoors no terreno ou o aluguel de áreas comerciais dentro de um condomínio tokenizado.

Outro exemplo: os compradores de tokens de uma casa de veraneio poderão usá-la por períodos e pagar o aluguel que é revertido a todos os tokenistas do imóvel, incluindo o próprio locatário.

Tokenização de FIDC: Digitalização de ativos no mercado de crédito!

COMO TOKENIZAR UM IMÓVEL

COMO TOKENIZAR UM IMÓVEL

A tokenização imobiliária é uma operação simples e obedece às etapas conhecidas no dia a dia de uma venda tradicional, mas com a tecnologia agregando agilidade, segurança e transparência. De forma resumida, esse é o passo a passo para tokenizar um imóvel.

ESTUDO DE VIABILIDADE

É a reunião do proprietário do imóvel com uma empresa tokenizadora de bens, como a BLOCKBR, para as análises prévias necessárias.

  • Regularidade fiscal e legal do imóvel: investigar a existência de ônus reais ou se o imóvel é uma garantia contratual a terceiros;
  • Características da oferta: valor de mercado, percentual da oferta, quantidade ideal de tokens a ser distribuída, valor dos tokens;
  • Contrapartidas da oferta: aluguel do imóvel e/ou espaços dele, possibilidade de revenda e outros gatilhos de remuneração dos tokenistas.

ESTRUTURAÇÃO LEGAL

Nesse passo, são emitidos os instrumentos legais da tokenização – o contrato entre o proprietário do ativo e a empresa produtora de tokens e o contrato financeiro.

EMISSÃO DOS TOKENS

Nessa etapa, a tokenizadora de ativos cria os tokens na quantidade definida e o contrato inteligente, o documento criptografado inserido na blockchain do processo que executa toda a gestão da tokenização.

  • Validar cada transação (recebimento de valores e entrega dos tokens);
  • Controlar o prazo de vigência e o prazo de liquidação da oferta;
  • Remunerar os cotistas de tokens de acordo com os fatos e prazos definidos.

Todo o processo é eletrônico, sem interferência humana. Além de reduzir os custos operacionais, é garantido que os investidores receberão seus rendimentos sem erros ou atrasos.

DISTRIBUIÇÃO DOS TOKENS

A empresa tokenizadora fará a disponibilização dos tokens em uma plataforma de venda de tokens para que os público possa avaliar a oferta e comprar token na quantidade desejada.

Existem diferentes métodos de distribuição de tokens que se diferenciam pelo grau de controle que o dono do ativo deseja ter. A distribuição por marketplace é a mais comum.

Conheça mais vantagens de investir em tokens!

COMECE A INVESTIR EM TOKENS COM A BLOCKBR!

A tokenização de imóveis permite investir valores baixos em percentuais de imóveis. Além de democratizar o acesso a todos os investidores, você tem a oportunidade de diversificar seus investimentos e forma uma carteira mais atrativa para gerar renda passiva com aluguéis ou revender suas posições no futuro.

Como começar?

Você só precisa abrir uma conta na BLOCKBR. e acessar nosso marketplace de tokens para pesquisar as diversas opções. Algumas vão atender às suas expectativas de ganhos e de segurança da operação.

Venha para a BLOCKBR e torne-se um investidor em tokens!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também