A tokenização em empresas é uma realidade adotada cada vez mais por organizações brasileiras, em um ritmo mais acelerado que os demais países. Afinal, ela ajuda na substituição das carteiras físicas pelas digitais e, ainda, inclui a IA em suas operações.
Ou seja, isso significa que a tokenização em empresas, especialmente no Brasil, apresenta acelerada ascensão, superando em 56% a média global. Segundo dados da empresa de pagamentos Adyen, os brasileiros estão cada vez mais preferindo adotar medidas digitais para realizar movimentações financeiras e administrar empresas.
Além disso, de acordo com o Relatório de Varejo de 2024 da Adyen para jornalistas, a digitalização de pagamentos foi alocada como uma das principais tendências para 2024 e os brasileiros não têm mais carregado suas carteiras físicas, dando prioridade para pagamentos por meio de suas carteiras digitais.
A Liderança Brasileira em Números da Tokenização nas Empresas
A tokenização em empresas no Brasil tornou-se uma tendência que pode movimentar de US$ 3,5 a US$ 10 trilhões até o ano de 2030. Já em outras partes do mundo a porcentagem é 56% menor, representando 16% com base na pesquisa feita pela Adyen.
Segundo Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen, a tokenização oferecida por VASPs funciona como um cofre altamente seguro, ainda que o usuário possua uma variedade de cartões de crédito. O projeto da Adyen não utiliza tecnologia blockchain como as outras iniciativas, mas utiliza sua própria tecnologia e garante o controle total dos dados dos usuários e instituições financeiras.
Em linhas gerais, o principal objetivo da tokenização em empresas é agilizar cada processo e tornar as transações cada vez mais instintivas. A Adyen utiliza uma abordagem que aproveita ferramentas de dados para otimizar um processo de transação.
Com sua própria tokenização, a Adyen opera a indústria das bandeiras, garantindo melhorias na experiência do usuário e simplificando procedimentos de pagamento da melhor maneira possível.
Adotar medidas como a tokenização em empresas é crucial para se manter um passo à frente no contexto do mercado. Além disso, os principais fatores que contribuem para o uso do token no âmbito empresarial brasileiro incluem a total transparência nos registros e a segurança exemplar em todas as transações.
Fatores Impulsionadores
Um dos fatores que contribuíram para o impulsionamento da crescente adoção da tokenização em empresas foi a pandemia da COVID-19, que remodelou o conceito de mercado e gerou novas oportunidades significativas de desenvolvimento e crescimento.
Nos últimos anos, a indústria da tecnologia vem mostrando um enorme avanço por conta do crescente uso dos dispositivos eletrônicos como smartphones, computadores e notebooks para realizar processos burocráticos, incluindo os financeiros, além de tornar o manejo de investimentos mais facilitado. Também é possível contar com um assessor de investimentos para iniciar de forma segura o universo das finanças.
Tudo isso permitiu que os usuários utilizassem seus celulares e dispositivos para fazerem tudo o que precisarem de maneira mais fácil e rápida, sem a necessidade de comparecer presencialmente em um local específico. Portanto, a tokenização da economia brasileira é uma realidade que está em prática neste exato momento.
DREX
O DREX vem como uma alternativa segura de realizar transações bancárias e permitir o mecanismo de liquidação atômica. Se um item tokenizado for vendido via smart contract na plataforma DREX, ela poderá ser implementada de forma atômica ou instantânea.
Crescimento no Número de Investidores de Criptoativos
Em 2023 foi registrado um crescente avanço no mercado de criptoativos. O número de investidores em ativos digitais passou de 1,5 milhão para 4,1 milhões segundo dados disponibilizados pela Receita Federal.

Regulamentações da CVM
As regulamentações da CVM recomendam que as empresas tokenizadoras de ativos digitais realizem projetos de tokens de direitos creditórios por meio da licença de crowdfunding. Elas se limitam a operações de R$ 15 milhões ou do modelo security tokens para os maiores projetos.
Popularização da Tokenização de Imóveis
Além de possibilitar o fácil acesso em digital assets, a popularização da tokenização de imóveis se deve ao fato de poder envolver pessoas físicas e jurídicas. Ainda que a alta da tokenização tenha se consolidado entre os anos de 2015 e 2017, as criptomoedas foram fatores-chave para que o uso do token se tornasse de fato ainda mais popular.
O mercado brasileiro de criptoativos pode apresentar alguns desafios e peculiaridades, isso inclui riscos significativos em decorrência a sua volatilidade, que pode resultar em perdas substanciais em um período curto de tempo.
E o processo de tokenização em empresas e também para pessoas físicas se torna um recurso estratégico e a expectativa até o fim de 2030 é de atingir um valor de mercado de até R$ 20 trilhões, de acordo com os pesquisadores do Citibank.
Impactos das Ações Brasileiras no Mercado
O Brasil mostrou ser um dos países que mais se destaca em relação às ações comerciais e as empresas não ficam para trás, especialmente no que se diz respeito à tokenização de ativos. Isso reflete em repercussões globais e nacionais, onde os investidores e usuários notam que as vantagens de adotar a tokenização resulta no aumento de interesse pelo serviço.
Desde os impactos negativos causados pela pandemia do COVID-19, o avanço nas tecnologias tem se tornado cada vez mais necessário para empresas e consumidores e estabeleceu um padrão de práticas comerciais ao redor do mundo.
A mudança em questão transforma a maneira como as empresas realizam operações simples e burocráticas, além de eliminar as estruturas financeiras tradicionais. Conforme mais empresas adotam a tokenização, todo o mercado demonstra uma transformação a longo prazo.
Por este motivo, é crucial compreender como todo o processo funciona para que de fato possa adotar recursos tecnológicos para a sua empresa. Com informações disponíveis online, você pode até mesmo descobrir como ser um assessor de investimentos autônomo.
Hoje, o Brasil é um dos países líderes em relação ao uso da tokenização em empresas, que cresceu significativamente nos últimos anos e conta com uma taxa que representa 56% maior em comparação com a média mundial.
Essa crescente mudança de cenário não reflete apenas no pensamento das grandes e pequenas empresas, mas também em como os consumidores passaram a optar pela facilidade e conveniência nos processos financeiros, desde os mais burocráticos aos mais simples.
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