blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Como aumentar a captação de recursos de uma empresa

Como aumentar a captação de recursos de uma empresa

Como aumentar a captação de recursos de uma empresa

Em que momento das últimas décadas o mercado imaginaria uma empresa se capitalizando através da tokenização dos seus recebíveis? Essa iniciativa demonstra como a captação de recursos tornou-se um importante instrumento na expansão dos negócios.

Se existe algo que faz parte da rotina de uma empresa é a mudança; seja de correção de rota ou visando o crescimento, ela é bem-vinda e faz parte da natureza inquieta do empreendedor.

Mas como obter o capital necessário para os grandes desafios?

A captação de recursos é a alternativa que, por muito tempo, foi vista apenas como solução de imprevistos. Porém, é também uma ação estratégica para o desenvolvimento dos negócios.

Entre as várias formas de captar recursos existentes, você sabia que transformar ativos em tokens e negociá-los pode trazer resultados mais rápidos, seguros e rentáveis?

Nesse artigo, nós da BLOCKBR vamos falar sobre a captação de recursos, como ela pode elevar o patamar de competitividade da sua empresa e a importância estratégica da tokenização para levantar capital!

QUANDO A CAPTAÇÃO DE RECURSOS É IMPORTANTE PARA A EMPRESA?

Captar recursos pode ser benéfico em todos os momentos do negócio onde grandes decisões estratégicas ou emergenciais estão sendo tomadas.

  • Reequilibrar o fluxo de caixa afetado por queda de vendas ou alta de despesas;
  • Expandir a área de produção;
  • Construir uma nova filial ou ampliar o imóvel atual;
  • Modernizar os escritórios;
  • Renovar o maquinário de produção.

Certamente, você lembrará de outros projetos e metas de igual importância e ligados à sua empresa ou às estratégias no seu nicho de mercado.

QUAIS AS FORMAS DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS MAIS CONHECIDAS?

1 – CRÉDITO NO MERCADO   

Aqui incluem-se os empréstimos de bancos comerciais e as linhas de financiamento oficiais. Ainda é a forma bastante usada, porém existem alguns fatores críticos:

  • O custo do capital é alto no Brasil;
  • A burocracia na análise e o risco de negativa conforme os humores do mercado;
  • As garantias pedidas podem inviabilizar o processo.

2 – CROWDFUNDING   

Essa forma de captar recursos é feita através de plataformas especializadas em financiamento coletivo. Possui agilidade, mas exige atenção com alguns fatores:

  • A clareza dos detalhes e propósitos da ação;
  • A recompensa em cada nível de contribuição – podem existir vários;
  • O prazo de captação alinhado com a necessidade da empresa;
  • O risco do projeto não alcançar a meta e ser cancelado.

3 – INVESTIDOR ANJO   

Essa forma de captação de recursos nasceu da ideia de financiar a inovação e a disruptura que as startups trazem para os mercados e vem alcançando os demais setores.

Investidores anjos, além do capital investido, contribuem com o know-how e o networking que possuem no setor. É preciso entender se a proposta se encaixa na dinâmica da empresa.

4 – ABERTURA DE SOCIEDADE   

Consiste em buscar pessoas, grupos ou empresas que queiram aportar capital e tornarem-se sócios do negócio. A questão mais delicada está na essência: aceitar pessoas com expectativas e ideias já construídas e o quanto isso vai afetar o modelo de gestão atual.

Essas são algumas modalidades de captação de recursos com suas vantagens e pontos de atenção. Vamos falar de um modelo inovador e com diversos benefícios!

TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS: UMA ÓTIMA FORMA DE CAPTAR RECURSOS!

Uma forma de captar recursos que vem crescendo nos últimos anos é a tokenização de ativos, que consiste em criar ativos digitais – os tokens – correspondentes aos bens, físicos ou não, que a empresa quer negociar para obter receita.

Os ativos tokenizados são fracionados e podem ser adquiridos em pequenas parcelas por empresas, grupos de investidores e pessoas físicas.

Os tokens são criados e negociados nas blockchains, um ecossistema digital de alto nível de segurança e transparência e que há anos é o local de criação das criptomoedas.

Tokenizar ativos é uma forma revolucionária de obter capital no mercado e empresas como a BLOCKBR são especializadas em transformar ativos em tokens para que sejam oferecidos a potenciais compradores.

Como veremos a seguir, são muitas as vantagens de captar recursos com tokenização quando comparamos com os meios tradicionais.

TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS: UMA ÓTIMA FORMA DE CAPTAR RECURSOS

O QUE UMA EMPRESA PODE TOKENIZAR?   

Não há limite sobre o que pode ser tokenizado e oferecido ao mercado, o que vai determinar é a análise sobre as expectativas de prazo para obter o capital desejado e o potencial de retorno financeiro do bem.

E a lista de possibilidades é bastante variada:

  • Imóveis;
  • Equipamentos;
  • Estoques;
  • Carteira de recebíveis;
  • Patentes;
  • Posições de investimento (cotas de fundo, ações);
  • Participação societária.

A tokenização no mercado imobiliário, por exemplo, já é uma realidade na venda e compra de imóveis, conferindo mais agilidade, segurança e lucratividade às empresas do setor.

QUAIS AS VANTAGENS DE CAPTAR RECURSOS COM TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS?

NEGOCIAÇÕES MAIS SEGURAS E TRANSPARENTES

Os digital assets (ativos digitais) são criados e administrados para oferta na blockchain, o que permite usufruir do alto nível de segurança da rede, imune a ciberataques.

Todas as transações ficam registradas na rede e são balizadas por contratos inteligentes (os smart contracts) que preveem direitos e deveres. Portanto, é a segurança total para quem oferece os tokens e quem deseja adquiri-los.

UM PÚBLICO MAIOR DE POTENCIAIS COMPRADORES

Ao fracionar um ativo digital, a oferta do bem torna-se atraente para um público que não tem capital para comprar um ativo integralmente mas deseja investir em bens com boa valorização.

Por exemplo, um ativo de 1 milhão de reais terá uma chance muito maior de captar recursos se forem oferecidos 100 tokens a um valor unitário de 10 mil reais e cada token se beneficiará da valorização do ativo no mercado.

MAIOR LIQUIDEZ SEM BUROCRACIA E INTERMEDIÁRIOS

O que é mais rápido de reverter em capital: um imóvel com uma cota de 2 milhões ou com 100 cotas de 20 mil cada? A divisibilidade de tokens impacta diretamente na liquidez do ativo digital.

A ausência de burocracia e de intermediários entre os pontos das transações criptografadas é decisiva para a agilidade na captação de recursos com a tokenização.

A blockchain valida a chave pública e a chave privada de cada ponto e os smart contracts fazem a distribuição eletrônica de cada fração aos investidores e do capital para o emissor dos tokens e tudo através de carteiras digitais.

Com a simplicidade das transações, a empresa pode auferir a receita mais rapidamente e começar o projeto em menos tempo.

E sabemos que, seja para pagar ou receber, tempo continua sendo dinheiro!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.

BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também