Os criptoativos já são uma realidade em negócios no mundo todo e até mesmo os bancos tradicionais começam a investir na tecnologia blockchain. Porém, na outra ponta, ainda existem dúvidas sobre como começar a investir em tokens.
Isso é natural, afinal estamos falando de ativos criados em uma inovação disruptiva, que traz conceitos muito recentes, mas ao mesmo tempo vislumbra um potencial de ganhos imensuráveis.
De uma forma geral, investir é uma iniciativa que boa parte de nós brasileiros ainda está aprendendo a praticar de uma forma estruturada, com um volume maior de informações com qualidade para ajudar a tomar as decisões.
Uma mudança é positiva é praticar o investimento independentemente de haver um objetivo em vista, como um imóvel, um negócio próprio, a viagem dos sonhos ou aposentar-se com mais tranquilidade.
É preciso fazer o dinheiro trabalhar e os tokens são uma excelente alternativa.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre como a tokenização vai revolucionar a forma como investimos!
5 PASSOS PARA COMEÇAR A INVESTIR!
Independentemente do tipo de investimento que você desejar fazer – se é um produto financeiro do mercado tradicional, bens físicos ou tokens de ativos – é importante ter alguns cuidados para começar a investir. Vamos falar de alguns deles.
1 – NÃO ESPERE POR UM OBJETIVO PARA INVESTIR
Muitas pessoas pensam no investimento apenas quando definem uma meta futura, o que é um erro. Investir preserva o valor do dinheiro e cria a mentalidade poupadora, evitando que o capital vá para gastos imediatos sem necessidade e aumentando a capacidade financeira para projetos maiores.
Começar a investir sem uma meta específica é também uma boa oportunidade para diversificar a sua carteira de investimentos a longo, médio e curto prazo sem o receio de perdas que prejudiquem os planos para uma meta.
2 – EXISTE UMA META? PLANEJE
Se você quer investir para atingir um objetivo específico, faça as perguntas clássicas.
- O quê alcançar;
- Quando alcançar;
- Quanto investir;
- Quais os riscos;
- Quais as oportunidades.
Conhecer as respostas permite escolher o tipo de investimento mais adequado ao planejamento.
3 – TENHA DISCIPLINA
A disciplina para investir é o maior desafio em um investimento, principalmente quando não há um foco específico – e as tentações de consumo são muitas.
Se um imprevisto torna impossível manter o dinheiro aplicado, não há o que fazer, mas se o problema é um gasto descontrolado no cartão de crédito, por exemplo, o melhor é rever os hábitos e reequilibrar o orçamento.
Afinal, gastar com eficiência também é uma forma de investir!
4 – NÃO INVISTA SEM O ORÇAMENTO ARRUMADO!
Quando criamos uma mentalidade investidora sem um orçamento pessoal equilibrado, são grandes as chances de usar o investimento para pagar a primeira dívida que aparecer – e pode ser de gastos que devem ser sustentados pelo salário ou lucro do negócio.
Portanto, arrume a casa antes! Assim, o investimento terás mais chances de trabalhar pelo tempo que você desejar e dar o rendimento esperado.
5 – NENHUM VALOR É POUCO!
Não espere ter muito dinheiro para começar a investir – dinheiro parado é dinheiro que se perde!
Um dos diferenciais de investir em criptoativos são os baixos valores de entrada. Qualquer pessoa pode comprar tokens com saldo de orçamento mínimo e certamente vai ampliar quando perceber os ótimos ganhos que eles proporcionam.
O QUE É A TOKENIZAÇÃO?
Tokenizar significa negociar bens, direitos ou projetos para o mercado através de arquivos digitais criptografados – o token – em um ambiente digital, a blockchain.
Os tokens representam o valor do ativo ao qual estão associados. É possível investir dessa forma em um universo de oportunidades muito maior do que o que conhecemos atualmente, pois todo tipo de ativo pode ser tokenizado.
Veja alguns exemplos de iniciativas que estão surgindo:
- Tokens de imóveis;
- Tokens de projetos industriais;
- Tokens de commodities;
- Tokens de seguridade (produtos financeiros).
A rentabilidade pode existir tanto com a valorização do bem, como acontece com as reservas de ouro tokenizadas, quanto nas remunerações programadas, mais comum nos security tokens – ações de uma empresa, debêntures e direitos creditícios são alguns exemplos.
Como podemos ver, a similaridade com o que já acontece no mercado atual é grande, pois o que ainda determina a rentabilidade dos ativos são as condições de mercado deles.
Por outro lado, investir em tokens é uma alternativa com características que se alinham às necessidades das pessoas nos dias atuais, usando o melhor da tecnologia.
POR QUE VOCÊ DEVE INVESTIR EM TOKENS?
Aplicar capital em tokens traz importantes benefícios para mais pessoas (e bolsos). Confira alguns.
ACESSÍVEL A TODAS AS PESSOAS
Um dos fundamentos de tokenizar ativos é fraciona-los em centenas, milhares de tokens, para que o valor mínimo de investimento seja acessível a um número muito maior de pessoas.
Por exemplo, a tokenização de um apartamento de 1 milhão de reais pode ser feita em 10 mil tokens ao valor de 100 reais cada token. Com isso, pequenos investidores podem participar e comprar mais cotas ao longo do tempo, aumentando o investimento e os lucros.
ALTA DIVERSIFDADE DE OFERTAS
Esse é um diferencial importante para quem quer comprar tokens: existe uma diversidade muito ampla de bens, direitos e projetos que podem ser negociados com tokens – alguns casos podem depender de regulações legais que estão sendo discutidas.
Uma empresa pode ofertar suas ações, os produtos que comercializa, os recebíveis e até a construção de uma nova filial e oferecer remunerações específicas para cada caso.
Não faltarão grandes oportunidades para tokenizar o investimento e lucrar. Com isso, o investidor pode diversificar sua carteira, de uma forma maior do que os investimentos em bancos e corretoras convencionais e obter ganhos em várias frentes.
SEGURANÇA E TRANSPARÊNCIA
Os tokens ficam hospedados nas blockchains, os grandes ecossistemas digitais onde as criptomoedas também são negociadas. São espaços que contam com segurança de dados de última geração e criptografia de alto nível.
Além disso, toda a operação de uma oferta em token, da compra ao pagamento das remunerações, é controlada por um contrato inteligente, um documento digital com os direitos e obrigações das partes envolvidas.
Nenhuma ação é tomada sem que o smart contract execute e tudo é feito eletronicamente, sem a ação humana, o que reforça a segurança e a transparência, pois todas as operações são armazenadas em um livro-razão digital imutável.
DISPONIBILIDADE TOTAL
Um grande obstáculo para investir no mercado financeiro tradicional é o expediente bancário. Quantas vezes você queria falar com o banco ou a corretora e eles já estavam fechados?
Com os ativos financeiros digitais, você tem disponibilidade total, as blockchains operam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode investir em tokens de safra do agronegócio de madrugada!
COMO INVESTIR COM POUCO DINHEIRO COM TOKENS?
- Obter rendimentos com tokens pode começar com pouco dinheiro. Você pode encontrar ofertas de tokens por menos de 100 reais, o que é um grande começo para gerar renda passiva, conhecer o funcionamento, ganhar confiança e diversificar a aplicação em tokens.
Fazer isso é extremamente simples; basta fazer um cadastro em um marketplace de tokens como a BLOCKBR, conhecer as inúmeras ofertas, fazer as suas escolhas e investir em tokens sem pressa, quando quiser e onde estiver!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e ativos financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?