A importância da gestão de ativos nas empresas é cada vez maior e isso é uma consequência de dois eventos de alta importância estratégica, surgidos nos últimos anos: o marketing digital e o criptomundo.
Apesar de serem duas realidades completamente diferentes entre si, possuem um ponto em comum: agregam competitividade aos negócios, valor à marca e impulsionam resultados.
Aliados aos ativos que podemos chamar de tradicionais – os tangíveis e os financeiros, temos um cenário de gestão extremamente complexo: ativos com comportamentos, riscos, curvas de desempenho e objetivos diferentes.
Por outro lado, gerenciar ativos é uma estratégia de negócios; é preciso ter respostas rápidas para fazer frente a oportunidades e mitigar riscos na velocidade do mundo digital.
Uma gestão de ativos eficaz e comprometida com o planejamento da empresa é um diferencial para competir e lucrar mais do que muitas empresas ainda não perceberam – e acabam deixam dinheiro e clientes pelo caminho.
Nesse artigo, a BLOCKBR mostra a importância da gestão de ativos para o seu negócio e como gerir com eficiência para obter os melhores resultados!
QUAIS SÃO OS TIPOS DE ATIVO?
Para entendermos o quão complexa é a gestão dos ativos, basta olharmos a diversidade e como eles demandam cuidados e estratégias distintas.
ATIVOS FÍSICOS
São os ativos tangíveis, cuja existência é matéria e que estão presentes em todas as empresas, em maior ou menor escala: estoques, imóveis, terrenos, mobiliário, equipamentos de produção, máquinas, equipamentos de tecnologia e veículos são os mais conhecidos.
ATIVOS FINANCEIROS
São os ativos intangíveis que representam bens e direitos financeiros: saldos em contas, ações, recebimentos e direitos futuros, carteira de investimentos e participações societárias em outras empresas. Possuem mais liquidez que os ativos físicos.
ATIVOS DIGITAIS
Os ativos digitais compreendem todos os bens que exigem apenas no mundo digital, valorizam o patrimônio da empresa e não são negociáveis no mercado financeiro. Podemos citar: website, blog, redes sociais, patentes, licenças, direitos autorais e programas de benefícios.
ATIVOS DIGITAIS FINANCEIROS
É a categoria ligada diretamente ao criptoativos. São os ativos que existem apenas no ambiente digital, mais precisamente na blockchain e que representam formatos disruptivos de pagamento, investimento e geração de receita. Aqui encontramos:
CRIPTOMOEDAS
São as moedas digitais, usadas como forma descentralizada de pagamento e investimento de alto grau especulativo e volatilidade.
TOKENS
São os arquivos digitais criptografados que representam o valor de ativos para fins de oferta no mercado e que podem ser originalmente físicos, financeiros ou digitais.
O QUE É GESTÃO DE ATIVOS?
É o conjunto de processos, estratégias, pessoas e ferramentas de controles com o objetivo de gerenciar os ativos da empresa nos aspectos ao qual cada ativo estiver sujeito – operacional, financeiro, fiscal, tecnológico e comercial.
Cada ativo tem atributos específicos e alguns, como a valorização de mercado e a adequação às necessidades atuais do negócio, estão presentes em todos eles, por questões óbvias.
Se pegarmos os imóveis da empresa como exemplo, alguns dos atributos são:
- Conservação e manutenção;
- Regularidade fiscal;
- Valorização de mercado.
Por outro lado, se olharmos os ativos digitais da empresa, a gestão deve focar em:
- Disponibilidade;
- Performance técnica;
- Relação de custo e benefício;
O asset management é um trabalho altamente complexo e intrincado, por conta da diversidade de atributos, decisões e impactos, o que reforça como é importante gerir os ativos.
QUAIS OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DA GESTÃO DE ATIVOS?
Podemos considerar que a gestão dos ativos tem como metas principais:
- Preservar e/ou potencializar o desempenho dos itens;
- Avaliar oportunidades de mercado (venda, melhorias, ofertas);
- Analisar riscos (obsolescência, desvalorização, depreciação).
QUAIS AS VANTAGENS DE UMA BOA GESTÃO DE ATIVOS?
Os benefícios de uma gestão de ativos eficiente vão muito além da preservação das condições ideais de desempenho. Eles alcançam todas as áreas da empresa e impactam, positivamente ou não, os números da empresa.
Veja alguns deles.
REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS
Esse é um benefício visível na lucratividade do negócio e não está ligado apenas à prevenção de custos com reparos de ativos físicos. Essa redução está também em diversos momentos, entre eles:
- Ofertar tokens de ativos na blockchain, reduzindo as despesas com os processos de venda tradicionais;
- Substituir fornecedores;
- Eliminar perdas de estoque com soluções logísticas;
- Redefinir investimentos;
- Reduzir o endividamento com captação de recursos.
As possibilidades de ganhos com redução de despesas e custos são muitas!
MELHORIA DO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS
Os ativos ligados diretamente ao trabalho das equipes, quando bem geridos, contribuem para que os colaboradores entreguem resultados melhores. Alguns exemplos são os equipamentos de tecnologia, os sistemas e os canais de telefonia e dados.
INVESTIMENTOS MENORES E MENOS FREQUENTES
A gestão de ativos físicos, quando eficiente, obtém os melhores desempenhos nas condições mais favoráveis, o que ajuda a estender a operação dos bens ou, no mínimo, garantir que eles atinjam a vida útil esperada.
AUMENTO DA LUCRATIVIDADE
A boa gestão de ativos se reflete nos lugares mais importantes da empresa: nos lucros das operações, seja na redução dos custos, seja agregando valor aos produtos.
Um bom exemplo é a tokenização dos ativos, que aumenta a liquidez da oferta e alcançar um público potencial maior, o que permite praticar preços melhores.
5 PASSOS PARA UMA GESTÃO DE ATIVOS EFICIENTE
1 – INVENTÁRIO DE ATIVOS
O primeiro passo para administrar os ativos é conhecê-los profundamente. Dessa forma, é possível cumprir os passos seguintes com segurança. O inventário deve cobrir todos os itens, incluindo as soluções digitais e os criptoativos.
Um sistema para gestão de ativos é fundamental para garantir que os itens sejam cadastrados e classificados corretamente. Os cadastros devem ser os mais completos de informação para
2 – ANÁLISE TÉCNICA DOS ATIVOS
Nessa etapa, são identificados os atributos a serem considerados para gerir cada ativo – por exemplo:
- A programação de manutenção de veículos;
- A checagem periódica de ambiente de estoques perecíveis;
- As pesquisas de preço das renovações de assinaturas digitais.
Também são definidos os indicadores de performance – a expectativa de rendimento da carteira de investimentos, por exemplo – e as métricas.
É uma etapa essencial para que cada ativo seja gerido da forma mais eficaz.
3 – PLANEJAMENTO DE EVENTOS
Aqui é o momento de definir a periodicidade das análises e quais ações podem ser usadas para corrigir erros e impedir riscos. Como exemplo, existe a governança da tokenização, que apesar de 100% eletrônica, deve ser analisada regularmente.
4 – IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS
Cada área deve implementar processos para os gestores de ativos usarem as soluções com rapidez, evitando custos imprevistos ou potencializando receitas. É fundamental que haja o engajamento das equipes sobre a importância da gestão dos ativos.
5 – AVALIAÇÃO DE RESULTADOS
É importante que cada área gestora defina um checkpoint para visualizar o desempenho dos ativos, identificar pontos de melhoria, riscos potenciais, falhas recorrentes de processo para rever as definições e melhorar o asset management.
A GESTÃO DOS CRIPTOATIVOS GERA ÓTIMOS RESULTADOS!
Criptomoedas e tokens são recursos indispensáveis para os dias presentes e para o futuro dos negócios. Veja algumas ações e cuidados em uma crypto asset management.
MOEDAS DIGITAIS
- Análise criteriosa sobre os momentos de compra e venda;
- Diversificação para obter maior compreensão do mercado;
- Avaliação do potencial de negócios com pagamentos em criptomoedas;
- Manter carteiras digitais em plataformas de qualidade reconhecida.
TOKENS
- Promover as operações de oferta de bens com tokens;
- Discutir o uso da blockchain na tokenização de processos;
- Implementar a tokenização com empresas especializadas no mercado.
Essas ações vão impulsionar os criptoativos no negócio e torná-los fontes mais relevantes de lucratividade!
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