O greenwashing é um problema que se torna cada vez mais relevante no mundo contemporâneo. À medida que as boas práticas de ESG – sigla para Ambiental, Social e Governança -, sustentabilidade e a política amigável ao meio-ambiente ganham força, essa prática também se torna uma ameaça. Todas as empresas do mundo devem conhecer e compreender os riscos relacionados ao termo.
As práticas amigáveis ao meio-ambiente são realmente importantes, mas podem ser desvirtuadas e até mesmo mascaradas para fins de marketing. Só no Brasil, cerca de 60% do público declara que procura e dá preferência para produtos que sejam sustentáveis, e é com foco nessa parcela do mercado que o greenwashing é praticado.
O Que É Greenwashing e Como Ele Afeta o Mercado de Créditos de Carbono
Considerado como uma tática, o greenwashing visa se aproveitar do tema sustentabilidade para conseguir vender mais. O uso do termo serve para designar empresas que se dizem ecologicamente corretas, mas que não praticam de fato as boas práticas sustentáveis ou com foco em ESG.
De forma geral, o greenwashing pode se dar em diferentes níveis e em graus de profundidade distintos – por isso, é difícil compreender a prática e como ela funciona de fato. É preciso levar em conta diversos elementos e, então, ter uma perspectiva mais completa do que é esta propaganda.
Diferentes níveis de greenwashing
É fundamental ter conhecimento de que existem diferentes tipos de greenwashing, que variam desde uma manipulação e marketing exagerado até casos graves de fraudes e crimes. Independentemente do grau, desde que se relacione com o marketing da empresa ou sua rentabilidade, a prática pode ser considerada greenwashing.
A história do greenwashing e sua origem
Foi na revista New Scientist que o termo greenwashing foi utilizado pela primeira vez, mais especificamente em um artigo em meados dos anos 90. O termo é uma junção das palavras green e wash, tradução literal para “lavagem verde”, e foi aplicado para diversos casos de marketing falso relacionados à indústria do turismo.
De lá para cá, houveram diversos casos tão graves quanto estes. Inclusive, certos casos de fraudes, muitas vezes criminosas, nas quais houve falsificação de relatórios e documentos que supostamente asseguravam as boas políticas sustentáveis.
Como a Tokenização pode Exercer um Papel no Combate ao Greenwashing
Nesse cenário, a tokenização tem um papel importante para a sustentabilidade de uma empresa e diminuição do greenwashing. Um dos mais conhecidos é o crédito de carbono, um ativo financeiro usado para premiar empresas que conseguiram diminuir sua emissão de gás carbônico, um dos poluentes mais comuns da atmosfera.
Este crédito de carbono pode ser vendido pelas empresas que excederem bastante a sua cota de diminuição de poluentes. As empresas podem tokenizar esse ativo, torná-lo mais líquido e até mesmo possibilitar a sua venda em diversas outras plataformas. Quando tokenizados, os ativos podem ser vendidos com mais facilidade e segurança. Veja outros pontos e como a tokenização pode combater o greenwashing.
Segurança e proteção para os ativos
Um dos grandes benefícios da tokenização é a proteção, especialmente por utilizar a tecnologia blockchain, o mesmo princípio que protege grandes criptos como a ETF Ethereum e a moeda digital mais famosa do mundo, a ETF Bitcoin. Os ativos tokenizados são mais protegidos, são difíceis de serem fraudados e podem ser monitorados.
Nossa plataformas, como a Whitelabel BLOCKBR e os demais serviços, são importantes formas de garantir que a tokenização de ativos de crédito carbono estarão mais seguros. Além disso, a BLOCKBR trabalha com documentação e assinatura eletrônica, que tornam todo o processo mais confiável ainda. Dentre todas as nossas medidas de segurança, estão:
- Uso de blockchain;
- Rastreabilidade;
- Documentos eletrônicos;
- Proteção contra fraudes.
Este é um dos grandes trunfos que os fundos tokenizados trazem para o mercado de crédito de carbono, e que reduz a prática de greenwashing. Negociar ativos com segurança e com todas as proteções oferecidas pela BLOCKBR é fundamental para combater não só o greenwashing, como os demais golpes e fraudes.
Conformidade regulatória
A conformidade regulatória é um dos aspectos mais importantes da tokenização para a BLOCKBR. Nossa plataforma Whitelabel, por exemplo, foi criada em total conformidade com a CVM – Conformidade de Valores Mobiliários – e demais normas regulatórias do Brasil para a venda e negociação de tokens.
Oferecemos, ainda, a BBR Stations, um produto com foco em análise de riscos para permitir que nossos clientes possam realizar uma melhor escolha de ativos tokenizados. Contar com nossos serviços é muito importante para defender seus investimentos de práticas greenwashing e ter mais segurança em suas negociações.
Créditos de Carbono e a Necessidade de Monitoramento Real
Monitorar o crédito de carbono é algo muito importante, pois é uma das formas de conseguir evitar fraudes e o próprio greenwashing. Na verdade, o blockchain, a tecnologia utilizada para digital assets, é muito útil para conseguir monitorar qualquer tipo de token e ativos que foram criados com base neste recurso.
A rastreabilidade do blockchain é um dos motivos pelo qual a tokenização é um recurso tão interessante e buscado por assessores de investimento. O monitoramento real torna mais fácil assegurar a credibilidade do crédito de carbono, e até mesmo encontrar fraudes que já foram realizadas. Esta rastreabilidade pode permitir chegar até a fonte da fraude e, com isso, conseguir combater esse tipo de prática.
Como Investidores Podem Evitar o Greenwashing no Mercado de Créditos de Carbono
Investidores que desejam ingressar no mercado de crédito de carbono devem se preocupar com a prática do greenwashing. O mercado de crédito de carbono tokenizado é uma excelente forma de buscar ativos seguros, protegidos e com alta liquidez, e a BLOCKBR fornece esse serviço para os emissores e para os investidores.
Nosso painel para investidores oferece praticidade para comprar seus ativos. Contudo, além da praticidade, ainda oferecemos proteção e uma série de elementos que tornam a transação mais segura. Com nossa plataforma Whitelabel e os demais serviços, você pode munir-se com diversas ferramentas da BLOCKBR que protegem a sua transação.
O greenwashing, independentemente do grau em que é aplicado, é uma prática nociva que prejudica o mercado de carbono de crédito, seja ele tokenizado ou não. A vantagem da tokenização de ativos realizada pela BLOCKBR com foco no crédito de carbono é que oferecemos serviços e proteções relevantes para a sua transação.
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.