Inovar no mercado é a expressão de ordem para empresas de todos os portes e mercados em um mundo em que a busca por grandes mudanças se tornou rotina e em uma velocidade que está transformando a disrupção das criptomoedas em algo rotineiro!
O conceito da inovação sempre foi associado aos negócios de tecnologia e está ganhando força e relevância como um valor fundamental nas startups.
É verdade que, quando falamos de inovação, sempre lembramos das revoluções tecnológicas que estão transformando profundamente as relações sociais e de consumo. Nesse momento, por exemplo, o mundo se encanta com as possibilidades do metaverso.
Porém, mais do que investir – ou antes de investir – em recursos de tecnologia, inovar é:
- Olhar para dentro da empresa e fomentar a cultura da inovação;
- Buscar a sintonia com as necessidades e desejos dos clientes;
- Criar um diferencial competitivo;
- Gerar valor que os clientes reconheçam.
Mas como incorporar a inovação na empresa como um valor? Quais os benefícios que ela trará para o planejamento estratégico do negócio?
A BLOCKBR preparou esse artigo para falarmos da importância do pensamento inovador como gerador de novos ciclos de prosperidade para os negócios!
3 ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAR A CULTURA INOVADORA NA EMPRESA!
A inovação não é um valor inerente apenas às empresas de tecnologia e não nasce nas salas de projetos. É um valor que deve ser fomentado para dar os resultados que a empresa precisa para fazer frente ao mercado.
FAÇA DA INOVAÇÃO UM VALOR CORPORATIVO
É normal que as empresas invistam em inovação apenas quando as vendas estão baixas ou a concorrência está conquistando espaço. Nesses casos, não falamos de inovação, mas de uma solução para um problema.
O pensamento inovador não deve ser usado como forma de resolver momentos difíceis – por mais que ele seja essencial neles. Mais do que solucionar, a inovação deve apontar novas direções de crescimento.
Ela deve ser uma forma de agir proativamente, como indutor de mudanças que vão redefinir a marca no mercado. Portanto, implemente a busca por inovação como um valor corporativo.
INOVAÇÃO NÃO É CRIATIVIDADE: É ESTUDO
É comum confundir inovação com criatividade, o que é um erro na forma de implementar uma cultura inovadora na empresa por um motivo simples: todos os funcionários podem inovar mas nem todos são criativos.
Inovar é investir muito estudo sobre:
- O que os clientes precisam (ou desejam) receber;
- As boas ideias disponíveis – por exemplo, usar NFT em uma galeria de artes;
- Onde o negócio quer chegar;
- O que a empresa precisa (ou pode) oferecer.
A criatividade pode apagar o incêndio na casa, mas a inovação torna a casa imune a ele – e mais valiosa!
ESTIMULE TODOS A ADOTAR O PENSAMENTO INOVADOR
Pouco adiantará a empresa adotar a inovação como lema corporativo e deixá-la restrita a alguns departamentos ou níveis hierárquicos.
Aqui entra o equívoco de que o marketing e a tecnologia da informação detém o poder de inovar, o que acaba inibindo os demais funcionários e desperdiçando ótimas ideias.
Portanto, adote a democratização na inovação; as pessoas estudam, leem, conhecem histórias de sucesso que podem ser modelos para grandes mudanças na sua empresa!
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CULTURA INOVADORA NA EMPRESA?
Veja alguns dos benefícios da cultura da inovação na sua empresa.
AUMENTAR A COMPETITIVIDADE
Ser mais competitiva é o objetivo principal e o maior benefício da cultura inovadora em uma empresa, adotando métodos disruptivos de gestão como as finanças descentralizadas, canais de vendas modernos ou tendências de mercado como os pagamentos com moedas digitais, por exemplo.
MELHORAR OS RESULTADOS
Melhorar a gestão dos estoques, os canais de atendimento e a política de compra são ótimos exemplos de onde a cultura inovadora pode atuar para melhorar o desempenho, aumentar o faturamento e reduzir custos.
IMPULSIONAR A IMAGEM DA MARCA
Uma empresa que adota a inovação como elemento de decisão de suas estratégias terá a sua imagem ligada à modernidade, ao desejo de questionar e buscar soluções melhores.
Consumidores modernos querem fazer negócios com empresas que se reinventam, procuram novas possibilidades de atender e se relacionar com eles. As tecnologias disruptivas são um grande caminho para surpreender e encantar!
INOVE EM SEU NEGÓCIO COM A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS
Tokenizar ativos é uma inovação que pode ampliar a base de clientes, gerar mais vendas e lucros e ser uma forma eficiente de captar recursos.
O QUE SÃO OS TOKENS DE ATIVOS?
A tokenização consiste em criar registros digitais criptografados – os tokens – que representem ativos físicos ou digitais da empresa e oferecê-los a uma gama maior de potenciais investidores e compradores.
- O ativo é fracionado em tokens de menor valor e oferecido em uma blockchain, em operação de captação de recursos semelhante à oferta de ações;
- Todo o processo é eletronicamente gerido através de um smart contract (contrato inteligente) específico;
- Ao final do período de oferta, a blockchain libera o capital apurado para a empresa e entrega os tokens a cada investidor.
Quer inovar criando um token para a sua empresa?
COMO A INOVAÇÃO COM A TOKENIZAÇÃO BENEFICIA SUA EMPRESA
MAIOR LIQUIDEZ DA OPERAÇÃO
Ao fracionar o ativo físico em tokens de valores menores, é possível atrair um universo maior de pessoas interessadas em investir, o que torna a liquidez do ativo maior que as ofertas no mercado tradicional.
TOKENIZAÇÃO GERA MAIS LUCRO
A negociação de tokens é totalmente eletrônica e feita entre o dono do token e o interessado, sem bancos ou instituições cobrando taxas de serviços. Com isso, é possível ter mais lucro com a tokenização.
DEMOCRATIZAÇÃO DA OFERTA
Ao oferecer frações de ativos, a empresa permite que os pequenos e médios investidores participem do processo, democratizando o acesso a investimentos e aumentando o interesse do mercado.
SEGURANÇA ABSOLUTA
Todas as operações com tokens são feitas em uma blockchain – um ambiente digital baseado em criptografia de alto nível e totalmente imune a ataques virtuais, uma tecnologia usada há anos com sucesso na produção e negociação de moedas digitais.
A rede também possui um sistema de validação em cada transação que impede a adulteração de dados ou a criação de operações fraudulentas.
Oferecer tokens de imóveis já é uma realidade no mercado brasileiro. Conheça mais sobre a tokenização imobiliária!
PLANEJE SUA INOVAÇÃO – MAS NÃO DEMORE!
O estudo de implementação das ideias inovadoras em seu negócio deve ser feito com todo o foco e cuidado com detalhes – você não quer que uma ótima ideia de atendimento deixe de entregar os resultados esperados por falhas no planejamento.
Mesmo a ideia mais surpreendente aos olhos do mercado pode perder impacto se não for oferecida no tempo certo ou se o concorrente colocar em prática antes. Portanto, pense, estude mas não demore para agir!
A tokenização, por exemplo, é uma inovação que requer um estudo de viabilidade e retorno, mas a sua implementação acontece no prazo certo para o negócio colher os resultados.
Portanto, invista tempo, talentos e recursos para dar um grande salto com a inovação, mas não deixe o ótimo ser inimigo do bom!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech que une a inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos físicos e financeiros tokenizados, tanto os atuais quanto novos, é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?
Preencha o nosso formulário e entraremos em contato.
BLOCKBR: ativos digitais impulsionando resultados e sonhos!