A resolução da transparência da CVM entrou em vigor no dia 01/1,1 e trouxe mudanças
profundas no papel dos assessores de investimentos e entidades relacionadas ao mundo dos digital assets. A exigência de maior organização e detalhes das receitas que são pagas aos investidores são os principais impactos observados.
Os que desejam participar da tokenização como corretoras ou assessores de investimentos precisam ter bastante atenção aos impactos do que a resolução da transparência da CVM. A depender do modelo de trabalho da assessoria e de seus princípios, a escolha precisa ser mais cautelosa, para que possa aproveitar todo o crescimento do mercado do ativo digital.
O que Diz a Nova Resolução da Transparência da CVM
A nova resolução da transparência da CVM diz que as corretoras de investimento, juntamente de seus intermediários, devem divulgar as suas receitas sobre os investimentos obtidos pelos interessados. Pela maior acessibilidade a informações ligadas aos investimentos, a resolução foi caracterizada como “da transparência.”
O principal objetivo da resolução de transparência é eliminar possíveis conflitos de interesse e fornecer clareza para todo o trabalho dos que participam dessa área. Assim, para proporcionar todos esses pontos, a resolução determinou três regras para cumprir dessas exigências:
- A criação de uma página na internet com os detalhes das remunerações dos profissionais dessas instituições;
- Divulgar os percentuais das comissões do profissional e instituição antes do cliente aceitar a negociação;
- Divulgação de um relatório a cada trimestre sobre o faturamento tido pela instituição com as aplicações do investidor.
Todas essas exigências colaboram com o objetivo da resolução e apresentam desafios para as instituições, considerando principalmente as dificuldades operacionais enfrentadas. Portanto, os que pretendem se preparar para ser assessor de investimentos precisam acrescentar essas exigências em seus estudos antes de mergulhar completamente nos desafios e potencial de crescimento da área.
Modelos de Remuneração: Fee versus Comissão
Os dois principais modelos de remuneração das assessorias de investimentos são os fee based e os de comissão. Enquanto o primeiro estabelece uma taxa anual sobre o montante como forma de remuneração, o modelo comissionado utiliza comissões de diferentes valores nos vários digital assets disponíveis.
A nova resolução da transparência da CVM afeta diretamente ambos os tipos de remuneração, no entanto, o modelo de comissão certamente é o que sentirá maiores impactos devido às suas características de variabilidade de remunerações.
Considerando que o modelo fee based já determina previamente uma taxa de remuneração, o modelo comissionado é o que sofre mais com a resolução da transparência pela variabilidade das comissões tidas em diferentes ativos digitais. Além disso, a exigência de maior detalhamento das receitas deixa todo esse processo mais longo, o que exige das corretoras e seus intermediários muito mais cuidado ao usar esse modelo de remuneração.
Para isso, contar com todo o cenário que a plataforma Whitelabel que a BLOCKBR oferece é uma escolha excelente para proporcionar a segurança e praticidade para ofertar token no contexto atual!
Impacto no Relacionamento com o Investidor: Transparência e Confiança
Com a nova resolução da transparência da CVM, a transparência e confiança entre os que disponibilizam as ofertas e os investidores são os primeiros destaques, já que a exigência do detalhamento das formas de remunerações é a principal mudança. Desse modo, aqueles que desejam começar no mercado podem demonstrar menos insegurança, já que terão acesso à maneira como são remunerados.
Ao considerar que tanto os novos como os investidores mais antigos terão contato com o sistema blockchain devido à grande ascensão da tokenização de ativos, é notável como a tendência de inseguranças demonstra um potencial de queda muito grande. Com isso, espera-se que diversos mercados marcados pela incerteza e receio, a exemplo do de cripto, sejam mais procurados.
Todo o papel que o sistema blockchain desempenha possibilitou a criação de diversas opções no universo do token, a exemplo dos fundos tokenizados. Por meio dessa criação, portanto, foi possível que diferentes setores do mercado financeiro mudassem a forma de enxergar como o token se estabeleceu na era atual e as tendências de mudança que ele traz, principalmente as questões ligadas à descentralização e confiança.
A Transformação do Papel do Assessor de Investimentos
A exigência de uma comunicação cada vez mais clara e detalhada é uma das principais transformações do assessor de investimentos com a nova resolução da transparência da CVM. Desse modo, quem deseja se tornar um profissional relevante da área precisa considerar cenários de interações com exigência maior de detalhes por parte dos investidores das aplicações oferecidas.
Observar a popularidade de determinadas aplicações é uma atividade que será cada vez mais frequente, e exigirá uma cautela ainda maior por parte dos assessores de investimentos. Possibilidades como ETF Ethereum e ETF Bitcoin, por exemplo, são pontos que não podem passar despercebidos pelos assessores, por serem opções que introduzem muitos aplicadores novatos no universo do ativo digital.
Tudo isso foi possível com toda a propagação da revolução na economia digital que a tokenização de ativos. Com todo o aprimoramento tecnológico e nos processos que foram proporcionados, a economia sofreu transformações que impactaram e ainda vão alterar muitas das configurações que se conhece do mercado financeiro atual.
Quais os impactos que as corretoras sofreram com a nova resolução da transparência da CVM?
Com a resolução da transparência da CVM, tanto as corretoras de investimento quanto os seus intermediários encaram a exigência de uma maior organização para organizar os dados relacionados à remuneração de seus clientes. Não é à toa, portanto, como os desafios para implementar as mudanças são divulgados por algumas companhias.
Por isso, a busca por ambientes cada vez mais adequados para divulgar as ofertas disponíveis são procuradas pelas companhias. Dessa forma, a plataforma Whitelabel BLOCKBR é a melhor escolha para você contar com uma estrutura adequada para ofertar seu ativo digital com a maior qualidade e segurança possível devido à nossa base ser elaborada em conformidade com a CVM 88 e utilizarmos blockchain.
Resolução da Transparência da CVM: Um Novo Padrão para o Mercado de Investimentos
A resolução da transparência da CVM teve o papel fundamental de trazer um padrão novo,baseado no aumento da confiabilidade entre os que ofertam digital assets e aqueles que obtêm.
Por isso, a migração para a tokenização se fortalece cada dia mais como um cenário obrigatório para os que desejam aproveitar o mercado financeiro, uma mudança facilmente proporcionada com a criação da sua conta na BLOCKBR.
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.