Debates sobre a segurança digital estão cada vez mais em alta no mundo. Hoje, com os avanços no cenário digital e, sobretudo, nos ativos tokenizados, esse tema se reforça e se faz ainda mais presente. No entanto, ao mesmo tempo que a tecnologia nos oferece novas possibilidades e formas mais eficientes de administrar e gerar renda, também apresenta mais desafios.
Recentemente, em relatório fornecido pela Mastercard, tivemos mais consciência de como a segurança digital pode ser importante. O relatório mostra que, mesmo os bancos investindo mais em segurança, ainda assim são as maiores vítimas de fraude.
Isso demonstra que optar pelas proteções corretas e investir em esquemas de seguranças específicos oferece mais performance em sua segurança digital. Basta saber exatamente quais são os tipos de fraudes mais comuns e como se proteger das principais.
Principais Tipos de Fraudes Enfrentadas
Optar por combater os principais tipos de fraudes é a melhor forma de ganhar performance com sua segurança digital. Ao se proteger contra as principais fraudes, bancos e fintechs podem obter muito mais rendimento em seu investimento em proteção digital. Conheça quais são os principais tipos de fraudes:
Phishing
Phishing, um golpe que faz alusão à palavra inglesa para “pescaria”, ocorre quando o golpista se passa por uma instituição financeira real e cria um e-mail, landing page ou qualquer formulário, envia para a vítima e espera que o mesmo seja preenchido. As informações preenchidas, como senhas, logins e documentos são armazenados pelos golpistas e usados posteriormente.
Vishing
Este golpe é, praticamente, o mesmo que aquele praticado com o phishing, com a diferença de ser aplicado exclusivamente em smartphones. Neste fraude, o golpista pode solicitar um formulário, criar aplicativos falsos ou até mesmo ligar para a vítima se passando por uma instituição real, tudo no intuito de furtar dados.
Keyloggers
Keylogger é um golpe dado por meio de um software, uma aplicação invasora conhecida popularmente pelo nome de “Cavalo de Troia”. Este software é instalado na máquina da vítima e passa a monitorar as atividades do seu teclado e comandos, de maneira a captar senhas, logins e outros dados.
Malware
Todos os softwares invasores são chamados de malwares, então este é sem dúvidas um dos golpes mais praticados em todo o mundo. Existem diversos tipos de malwares no mercado que podem ameaçar sua segurança digital, entre os principais estão:
- Cavalo de Troia;
- MitB – software que rouba dados de navegadores;
- Sobreposições: que cria uma página de fachada em cima de uma original;
- Sniffers – rastreadores: monitoram mensagens e rastreiam dados.
É preciso tomar muito cuidado com os softwares acima, pois são grandes fontes de fraudes em todo o mundo. Investir em segurança digital é fundamental para as empresas manterem sua reputação, garantirem a sua própria segurança e a dos seus clientes.
Bancos vs. Fintechs: Quem Está Ganhando a Batalha da Segurança Digital?
Como comentamos, embora haja muita diferença no investimento em segurança digital entre grandes bancos e fintechs, as fintechs sofrem muito menos com esses ataques. Há muito para ser observado com esses dados e podemos tirar lições importantes sobre como é o combate contra fraudes digitais.
Bancos Tradicionais
Os bancos tradicionais investem cerca de 25% a mais no combate contra as fraudes digitais, ou seja, mais de 4 milhões de dólares. Mas ainda assim, essas instituições são as mais afetadas pelas fraudes e golpes. As razões disso são muitas, mas podemos elencar pelo menos duas:
- Bancos são mais visados e sofrem proporcionalmente muito mais ataques;
- Há menos desenvoltura em utilizar as principais ferramentas de proteção digital.
Segundo analistas do mercado, mesmo com tanto investimento e capacidade financeira, os bancos sofrem na hora de aplicar as principais ferramentas de proteção em suas instituições. Existem vários motivos para isso, como por exemplo a proporção de clientes dos grandes bancos, sua hierarquia engessada e a falta de profissionais capacitados.
Fintechs
As fintechs, por outro lado, recebem muito mais cuidado, desde a sua concepção, para lidar com as principais fraudes do mercado digital e financeiro. Os profissionais e empreendedores que atuam nas fintechs estão mais próximos dos seus principais sistemas e recursos e prontos para lidar com qualquer problema na área.
Além disso, elas também têm proporções menores, que tornam o seu gerenciamento mais acessível e consideravelmente mais fácil. Essas empresas podem incluir novas ferramentas em sua rotina, plataformas e aplicativos, que tornam ainda mais acessível a segurança digital. VASPs também entram na lista de fintechs que se protegem com eficiência, graças à sua proximidade com a tecnologia blockchain.
Soluções Tecnológicas e o Papel da Blockchain
A tecnologia tem um papel fundamental na segurança de fintechs e bancos, em especial com a base de tokens e outros fundos tokenizados. Blockchain é uma tecnologia que permite que esses títulos sejam seguros, descentralizados e transparentes. A condição perfeita para aplicar segurança digital.
São muitos os títulos que utilizam a tokenização de ativos e todas elas oferecem esse tipo de segurança e proteção. A BLOCKBR como especialista em tokens permite que sua empresa possa desfrutar e gerar capital e ter ativos totalmente tokenizados muito seguros. Nossa plataforma Whitelabel tem o que há de mais avançado na área – confira suas características:
- Feito especialmente para pequenas e médias empresas – PMEs;
- Ideal para empresas captarem investimentos;
- Ambiente seguro para negociar ativos em tokens;
- Espaço para assessores de investimentos e investidores;
- Oferece espaço para documentos e assinaturas eletrônicas;
- Gerenciamento completo dos seus ativos tokenizados.
Nossa ferramenta é bastante completa e permite que seu negócio possa fazer uso da blockchain, a mesma tecnologia por trás de grandes criptos no mercado como DREX, ETF Bitcoin e ETF Ethereum. Traga mais tecnologia de ponta para seu negócio, com mais segurança digital, com a BLOCKBR.
Segurança Digital no Setor Financeiro: Caminhos para um Futuro mais Seguro
A segurança digital no setor financeiro é um tópico de suma importância, pois ela permite que empresas possam atuar protegidas e ainda proteger seus principais clientes. Suas ferramentas são seguras e também contribuem para que seu negócio tenha uma boa reputação no mercado. É fundamental que esses passos com segurança digital sejam dados e realizados em toda a rotina da empresa, especialmente com as ferramentas de cadastros e de gerenciamento de ativos. E entre os caminhos mais seguros e confiáveis está a tokenização de ativos, cripto em geral e os digital assets.
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.