Os ativos de renda fixa estão entre os favoritos do grande público, pois são uma das formas mais seguras de conseguir valorizar seu dinheiro. É claro que todo investimento envolve riscos, porém aqueles de renda fixa são mais previsíveis e oferecem uma margem de lucro baixa, mas constante. Com os avanços da tokenização e da tecnologia em geral, há cada vez mais ativos desse gênero no mercado.
Neste campo dos investimentos sempre houve uma espécie de resistência às inovações, porém é algo que muda cada vez mais. Hoje temos uma perspectiva mais flexível e que envolve ativos tokenizados, ampliando as possibilidades de investimento, tornam o mercado mais atrativo para outros investidores e ainda oferece vantagens nunca vistas.
O que são Ativos de Renda Fixa?
Ativos de renda fixa são aqueles que oferecem rendimentos previsíveis, que são oferecidos de acordo com taxas já tradicionais e conhecidas no mercado, como a inflação, taxas de juros e outras variáveis do gênero. Esses são os ativos mais indicados para os investidores conservadores, que não querem arriscar seu dinheiro.
Embora ofereça segurança, o rendimento não é tão alto para ativos dessa categoria, mas por conta da sua constância eles podem ser grandes ferramentas, inclusive muitos fazem deles seu principal investimento. Tradicionalmente existem diversos ativos de renda fixa no mercado e todos eles já são alvos de investidores conservadores, os mais famosos são:
- LCI – Letras de Crédito Imobiliário;
- LCA – Letras de Crédito do Agronegócio;
- CBDs – Certificados de Depósito Bancário;
- Debêntures – Títulos de empresas, um empréstimo realizado para pessoa jurídica.
Essas são algumas das opções tradicionais de investimento em ativos de renda fixa, mas há uma notável mudança que o mercado trouxe para essas opções: a tokenização. Hoje a tokenização permite uma série de alterações na dinâmica de investir em renda fixa, uma mudança para melhor tanto para os investidores, quanto para empresas e o mercado em geral.
Últimas Inovações nos Investimentos de Ativos de Renda Fixa
Entre as últimas inovações para investimentos em ativos de renda fixa, alterações que já estão sendo utilizadas pelo mercado, é a tokenização. Por meio da tokenização houve mudanças interessantes no mercado que trouxe mais diversidade aos ativos, possibilidades e aplicações que tornaram os ativos ainda mais vantajosos.
Não só para o público geral que tem maiores possibilidades para investir, e pode comprar e comercializar esses ativos, mas também para empresas. Empresas privadas viram em tokens uma forma de conseguir capital e criar ativos novos – semelhante às debêntures. Veja algumas das diferenças trazidas pela tokenização ao mercado de ativos de renda fixa.
Blockchain
Para os ativos de renda fixa o Blockchain é uma das melhores novidades e inovações. O Blockchain consiste em um registro digital dotado de imutabilidade e que não pode sofrer alterações. Isso significa que uma vez criado ele não pode ser alterado, garantindo confiabilidade, o torna muito mais seguro e garante transparência em operações.
Inicialmente o papel do Blockchain era servir de suporte e fundamento para a criptomoeda Bitcoin, o que comprova o sucesso da tecnologia. Porém, dada suas propriedades, a tecnologia foi reutilizada em outros setores, inclusive no compartilhamento de informações em saúde, logística e demais áreas.
Em relação aos ativos de renda fixa, o uso da Blockchain permite criar ativos que possam ser comprados, inalterados e compartilhados entre os usuários. Tudo isso de maneira transparente, com confiabilidade e segurança.
Tokenização
A tokenização é a inovação que oferece mais usos para os ativos de renda fixa que mudam de maneira drástica como os investimentos são feitos. Em primeiro lugar, os tokens aumentam o número de investidores disponíveis e democratizam ainda mais o acesso aos ativos de renda fixa.
Mas é em sua tecnologia onde os tokens se tornam um poderoso benefício para ativos. Por meio da tokenização, novas funções podem ser implementadas nos ativos de renda fixa, onde se destacam pelo menos 3 tipos diferentes de tokens:
- Token de pagamento: um ativo que simula uma moeda tradicional, algo semelhante a uma criptomoeda;
- Token de utilidade: um tipo de acesso especial, um ativo que garante possibilidade de acessar um produto ou serviço;
- Token referenciado: representações de ativos, algo semelhante ao NFT, que pode ser comercializado.
Essas 3 aplicações são as mais tradicionais a respeito da tokenização e podem contribuir para que empresas criem seus próprios tokens e diversifiquem a sua obtenção de capital. Com os tokens é possível oferecer ativos de renda fixa para os investidores, ampliar sua base e ainda modernizar sua empresa.
Estratégias Emergentes
Diferente das modalidades tradicionais de oferecimento dos ativos de renda fixa, os tokens são uma excelente forma de diversificar os ativos oferecidos pela empresa por serem muito mais ágeis e flexíveis. Normalmente certos investimentos teriam que passar por bancos, financeiras ou FIDCs para serem oferecidos.
Porém, por meio dos tokens e da criação de ativos com a tecnologia, seja com tokenização ou Blockchain e suas aplicações, é possível oferecer ativos de renda fixa de maneira mais facilitada. Atualmente esta estratégia já está em uso e pode dominar o mercado por conta das facilidades oferecidas.
Benefícios para os Investidores
E não são apenas as empresas as favorecidas pelo uso da tokenização, os investidores também contam com facilidades como o acesso amplo a esses investimentos e mais segurança no processo. Como comentamos, a tecnologia do Blockchain e o token no geral é muito seguro e transparente.
Aqueles que buscam uma opção de investimento seguro, vantajoso e acessível recebem da tokenização e ativos de renda fixa uma excelente opção. Ideal para qualquer um que deseja fazer seu dinheiro render de maneira previsível, e ainda ter acesso à comercialização de tokens e outras aplicações.
O Papel da Tokenização nos Ativos de Renda Fixa
Entre diversos benefícios que a tokenização oferece para os ativos de renda fixa, se destacam especialmente o seu papel crucial na democratização e flexibilidade na criação desses ativos. Em especial quando vem de empresas e instituições privadas, sem necessitar de ampla burocracia.
Além disso, o papel da transparência e segurança desses ativos como, por exemplo, o Blockchain e demais tokens que são transparentes, seguros e não podem ser adulterados ou copiados. E para aproveitar esses recursos, conte com a BLOCKBR, especialista em tokenização.
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.