blockbr-logo-bc
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques de hackers: a importância da segurança da blockchain!

  • Home
  • Tokenização de Ativos
  • Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques de hackers: a importância da segurança da blockchain!

Neste artigo você vai ver:

    Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques de hackers: a importância da segurança da blockchain!

    Brasil é um dos países mais vulneráveis a ataques de hackers: a importância da segurança da blockchain!

    Os ataques de hackers são o grande pesadelo de empresas em todo o mundo, motivo para perdas financeiras (bi)milionárias, além de altos gatos com segurança de dados. Na tokenização de ativos, pode estar a grande solução: a blockchain.

    Os dados sobre ataques virtuais no Brasil são alarmantes: somos o 2º país mais vulnerável a essas ameaças, segundo dados de um relatório da Trend Micro, empresa global de cibersegurança.

    Esa é uma realidade preocupante na medida em que as operações empresariais e governamentais e as relações sociais dependem cada vez mais do meio digital – um caminho felizmente sem volta em termos de praticidade, mas que cobra uma vigilância redobrada.

    A sofisticação dos ciberataques é cada vez maior e pode representar a falência de uma empresa em poucos minutos. Mas a blockchain, que protege tão bem os ecossistemas de criptomoedas, é capaz de melhorar a segurança informacional?

    A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai mostrar como a rede de blocos provê segurança que pode salvar negócios e patrimônios!

    O PREOCUPANTE CENÁRIO DA CIBERSEGURANÇA NO MUNDO E NO BRASIL

    Segundo o relatório da Trend Micro, com dados do 1º semestre de 2023, estamos atrás apenas dos EUA no ranking de vulnerabilidade digital. Notadamente, temos indicadores digitais excelentes mas que acabam por apoiar o ranking negativo.

    As soluções passam por duas medidas já bastante conhecidas:

    • Reforçar o comportamento responsável de usuários com as ameaças virtuais que chegam através de e-mails e programas suspeitos;
    • Adotar soluções de segurança mais robustas, com multicamadas para aumentar a detecção de comportamentos suspeitos e que promovam respostas rápidas quando há invasões digitais.

    Porém, especialistas apontam que a solução ideal passa por arquiteturas de dados mais complexas, que impeçam a invasão e não apenas detectem e executem um contra-ataque e que dependam menos das ações das pessoas.

    A arquitetura da blockchain é vista como a melhor alternativa.

    COMO A BLOCKCHAIN É CAPAZ DE ATUAR CONTRA ATAQUES HACKERS

    A tecnologia blockchain é reconhecida mundialmente pela série de mecanismos que a protegem contra ataques hackers e tornam as negociações de criptomoedas e a tokenização de ativos mais seguras. Vamos falar de alguns desses recursos.

    DESCENTRALIZAÇÃO E BANCO DE DADOS DISTRIBUÍDO

    Essa é um dos fundamentos da blockchain e razão pela qual ela se tornou uma das transformações tecnológicas mais importantes do século XXI.

    A descentralização é a premissa que define que não há servidor central para armazenar e controlar o acesso aos dados, como acontece em todas as organizações públicas e privadas.

    Na verdade, o banco de dados é distribuído: cada supercomputador da rede possui uma versão das informações exatamente igual aos demais. Dessa forma e com o consenso distribuído, é impossível invadir a blockchain e roubar ativos ou fraudar dados.

    Esse modelo de governança da informação está sendo replicado em mercados em que a segurança de dados é um item especialmente sensível, como as instituições financeiras.

    CONSENSO DISTRIBUÍDO

    O protocolo de consenso distribuído é o mecanismo através do qual cada transação criptográfica é autorizada somente pela unanimidade dos computadores da rede. Caso um dos pontos tenha sido atacado e contenha dados fraudados, a movimentação é rejeitada.

    O consenso é obtido através de algoritmos como o PoW (proof of work) e o PoS (proof of stake) e a combinação dele com o banco de dados distribuído torna extremamente difícil, caro e demorado o ataque digital.

    IMUTABILIDADE DOS DADOS

    Uma transação aprovada (por unanimidade sempre) é registrada em um bloco de dados que, por sua vez, é adicionado a uma cadeia de blocos (a blockchain) com uma identificação única e formada em parte pela identificação do bloco anterior.

    Essa engenhosidade torna imutáveis os dados contidos em cada bloco. Para modificar um bloco, será preciso modificar todos os blocos subsequentes na cadeia, o que exige uma quantidade astronômica de poder computacional e, mesmo assim, seria detectado pela rede com o consenso.

    Segurança na blockchain - BLOCKBR

    CONTRATOS INTELIGENTES

    O smart contract é um programa autoexecutável que roda ininterruptamente na rede com todas as condições definidas para um determinado projeto e executa todas as tarefas previstas para cada condição.

    Como exemplo, em uma tokenização de recebíveis, o contrato inteligente:

    • Gere a venda dos tokens – recebimento de valor, transferência dos ativos digitais e atualização de saldos nas carteiras digitais;
    • Controla as exigências para participar da rede e fazer ofertas;
    • Remunera os investidores na frequência definida e a partir dos fatos que provocam a execução dos pagamentos – por exemplo, determinada data mensal.

    A operação do smart contract é 100% eletrônica e, combinada com a imutabilidade dos dados, temos um ambiente em que dados não podem ser alterados ou interrompidos por terceiros.

    A BLOCKCHAIN ESTÁ IMPACTANDO A SEGURANÇA DAS ECONOMIAS!

    A popularização da tokenização promove não só uma revolução na forma de negociar, mas também atrai olhares para a sofisticação da blockchain na segurança de dados.

    Setores fundamentais da economia, como o bancário, o agronegócio e a mineração, já estudam para adotar a rede de blocos na hospedagem e gestão de cadeias de processos e sistemas e alcançar um nível de segurança semelhante ao usado para tokenizar ativos.

    Um diferencial é a qualidade de infraestrutura de tokenização oferecida pela empresa tokenizadora. A BLOCKBR provê uma infraestrutura com diversas premissas em completa sinergia.

    • O ambiente da tokenização funciona 24 horas por dia e todos os dias do ano;
    • Os dados estão em absoluta segurança contra ataques virtuais e tentativas de fraude;
    • As transações devem estar claras e acessíveis a todos os usuários;
    • A tokenização cumpre as regulamentações exigidas e garante a segurança jurídica.

    TOKENIZE OS SEUS ATIVOS  E PROCESSOS COM A BLOCKBR!

    A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.

    As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em ativos digitais.

    Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?

    Venha conversar com a BLOCKBR.

    Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!

    A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.

    Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.

    Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.

    Para mais informações, acesse: http://www.blockbr.com.br ou @blockbr_ nas redes sociais

    Compartilhe esse conteúdo

    Você pode gostar também