A tokenização de ativos representa um grande salto na eficácia e na agilidade de fazer negócios que é uma realidade mais presente no dia a dia de pessoas e empresas. Mas quais ativos podem se beneficiar dessa forma inovadora de fazer negócios?
Afirmar que todo bem e direito pode ser tokenizado não é exagero. Gerar tokens é uma tecnologia que não tem restrições quanto ao objeto da oferta – pode ser um apartamento, um lote de ações ou a safra futura de grãos.
Existe um estudo inicial de viabilidade que define se a tokenização proporcionará a relação de custo e benefício satisfatória. Além disso, é preciso que o projeto atenda às exigências legais que regem o ativo, como no caso dos imóveis.
Para cumprir as regras de negócio e de mercado e alcançar o máximo de eficácia, é fundamental que o projeto seja feito com uma empresa de tokenização qualificada, que assegurar que todas as regras de negócio e de mercado sejam cumpridas e o máximo de eficácia na oferta.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai mostrar alguns ativos que podem ser tokenizados, gerando mais capital em menor tempo, tanto para quem oferta quanto quem investe em tokens!
COMO FUNCIONA A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS
Tokenizar, na prática, significa criar uma representação digital criptografada – o token – para ofertar ativos reais e financeiros no mercado, substituindo os processos tradicionais de negociação.
Todo esse processo é feito em uma blockchain, o ecossistema digital de última geração, que usa os mais altos padrões de segurança de dados e de transparência de operações.
Algumas características da blockchain são os grandes diferenciais para os negócios com ativos.
- Descentralização: não há um entidade controladora ou fiscalizadora das transações porque cada computador da rede é um servidor em si, evitando que os dados fiquem vulneráveis em um servidor, como acontece em bancos e empresas;
- Protocolo de consenso: nenhuma transação é feita sem a aprovação unânime dos pontos da rede. Isso reforça a prevenção contra fraudes que acontecem em serviços centralizados;
- Fracionamento: o ativo pode ser fracionado em muitos tokens, o que permite negociar com valores baixos e atrair mais investidores em um espaço menor de tempo;
- Contrato inteligente: o smart contract é o arquivo digital que controla tudo sobre a tokenização – distribuição, condições da oferta, negociações e remuneração programada aos investidores. Tudo é 100% eletrônico e seguro.
Quer conhecer as vantagens de tokenizar ativos da sua empresa ou patrimônio?
QUAIS OS TIPOS DE TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS
Cada ativo, seja real ou intangível, é associado à uma categoria de tokenização específica que ajuda a entender as particularidades do escopo da oferta, da produção e da distribuição dos tokens.
TOKENIZAÇÃO SUPER ESTRUTURADA
É a categoria mais conhecida, representando os tokens de ativos reais, que podem ser os mais diversos – veremos em alguns nesse artigo – e abrange não só empresas – estoques, veículos, equipamentos – mas também os ativos pessoais – como as coleções.
TOKENIZAÇÃO ESTRUTURADA
São os tokens de ativos financeiros e os direitos creditórios futuros são o melhor exemplo. Nesse nicho encontramos produtos que melhor representam a forma de gerar renda passiva com remunerações acima dos produtos tradicionais do mercado, como o CDB.
TOKENIZAÇÃO DE SEGURIDADE
Também conhecidos como security tokens, é a tokenização de valores mobiliários que são regulados pela CVM – entre eles os debêntures e as ações.
TOKENIZAÇÃO UTILITÁRIA
Os utility tokens não são uma forma de captação de recursos, mas de engajamento e fidelização dos clientes com as marcas; são os tokens de exclusividade, que dão acesso a alguns serviços exclusivos, como os fan tokens na indústria do entretenimento e dos esportes.
Regulamentação da CVM: o que impacta para a tokenização?
ATIVOS QUE PODEM SER TOKENIZADOS
IMÓVEIS
Os tokens de imóveis são um dos nichos da tokenização mais atuantes porque ela atua em dois grandes desafios do mercado imobiliário: a liquidez baixa e o público-alvo que diminui à medida que o valor do bem aumenta.
Fracionando um imóvel em tokens – centenas ou milhares deles – é possível atrair mais investidores e cumprir a meta de receita em menos tempo. As receitas – alugueis, futura venda – são distribuídas entre os tokenistas através do contrato inteligente.
MINÉRIOS
A tokenização de projetos de mineração é uma excelente alternativa para a mineradora levantar capital por um custo menor, substituindo o financiamento bancário – caro e demorado – por remunerações pagas aos investidores.
Para quem investe, é uma oportunidade única de rentabilizar o capital em um setor antes restrito a grupos de investidores qualificados e onde o ouro e outros metais estão sempre valorizados.
OBRAS DE ARTE
Muitas pessoas ligam a tokenização da arte às vendas milionárias de NFT, mas o mercado é aberto a todos os perfis e pode render ótimos resultados, principalmente com o fracionamento que amplia o universo de potenciais investidores.
Assim como acontece em outros ativos tokenizados, as frações também permitem gerar uma receita maior com valores de frações de tokens melhores.
COMMODITIES
O ativo digital não beneficia apenas as negociações de ativos reais ou financeiros, mas também os commodities – produtos do agronegócio e minérios. É possível tokenizar as safras futuras de grãos e reservas de ouro, entre outros itens.
Isso amplia as possibilidades de ganhos dos setores e as oportunidades para que médios e pequenos investidores participem desses mercados, alavancando a liquidez.
RECEBÍVEIS
Os tokens de recebíveis são um nicho altamente lucrativo para emissores e investidores. Para quem usa essa opção nas negociações com bancos, o custo financeiro é muito menor, como acontece nos projetos de mineração.
Sem os intermediários, o dono dos direitos creditórios negocia diretamente, obtém resultados com mais lucro e proporciona um investimento de baixo risco e com renda fixa.
Acompanhando o sucesso nesse segmento, os FIDC tokenizados, amplificam os benefícios dos tokens para pessoas que preferem ter uma instituição intermediando, porém com custos ainda menores que uma operação tradicional de fundos creditórios.
TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!
A tokenização é uma realidade que está abraçando todos os segmentos e formatos de negócio, seja na negociação direta ou como ferramenta estratégica de marketing. Não há setor que não possa se beneficiar dos tokens.
Transformar ativos em tokens e ofertá-los no mercado são tarefas mais simples do que parecem. É só conhecer o trabalho com projeto de tokens na BLOCKBR. É uma forma segura de captar recursos e alavancar as operações.
E com uma conta e uma carteira digital, as pessoas poderão comprar token da sua empresa a qualquer dia e horário.
Você não quer ver a concorrência sair na frente. Então venha conversar com a BLOCKBR.
Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir em tokens segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?