blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

7 reflexões sobre o Real Digital do Banco Central!

7 reflexões sobre o Real Digital do Banco Central!

7 reflexões sobre o Real Digital do Banco Central!

O Real Digital do Banco Central é uma das iniciativas mais importantes que envolvem a tokenização no Brasil. Próximo de ser lançada, a moeda digital brasileira já cria muitas expectativas sobre as mudanças profundas que ela provocará.

Essas transformações não se limitarão a ampliar a parcela da população com acesso à tecnologia nas operações financeiras ou a redução de custos bancários; uma moeda virtual nacional circulando nas carteiras dos brasileiros vai impulsionar o uso do token como indutor de negócios.

O real tokenizado faz parte de uma iniciativa mundial de bancos centrais de vários países de lançar suas moedas digitais nacionais.

Além das muitas vantagens práticas, existe também o desejo dos governos de manter a autoridade monetária em um cenário onde criptomoedas e tokens conquistam espaços importantes.

Mas ao contrário do que é imaginado, as CBDC beneficiam o mercado de tokens. Como isso pode acontecer?

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre as projeções para os próximos anos com a adoção do real digital!

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE REAL DIGITAL E CRIPTOMOEDAS

A economia brasileira vai conviver com real digital e criptomoedas existentes. Por isso, é essencial conhecer as diferenças – você poderá ter ambas na sua carteira digital!

VALORIZAÇÃO DAS MOEDAS

  • O real digital é uma representação digital do Real, portanto o valor dele estará atrelado ao da moeda fiduciária, na relação de R$ 1,00 para cada real digital;
  • As criptomoedas têm variações de valor, que são definidas pela oferta e a demanda.

REGULAMENTAÇÃO

  • O real digital é regulamentado e controlado pelo Banco Central;
  • As criptomoedas têm gestões descentralizadas – sem um órgão ou empresa que controla a emissão. A valorização da moeda digital dependerá da emissão da blockchain dela.

QUAL A DATA DE LANÇAMENTO DO REAL DIGITAL DO BANCO CENTRAL

O projeto de criação do real tokenizado se iniciou no final de 2022 e os testes começaram em março de 2023 e seguem até dezembro do mesmo ano. A partir daí, os resultados são avaliados e a previsão de implantação do real digital é no final de 2024.

O grupo de estudos e implantação prevê duas versões da moeda digital brasileira.

  • Real digital de atacado: é a moeda fiduciária digital a ser usada nos pagamentos entre os agentes do sistema bancário nacional e seria a primeira fase de implantação:
  • Real digital de varejo: é uma versão da CBDC brasileira que será usada pelo público em geral e fará parte de uma segunda fase de implementação.

Investimentos de renda fixa e renda variável: veja as diferenças!

QUAIS OS OBJETIVOS COM A CHEGADA DO REAL DIGITAL

O real tokenizado trará uma série de vantagens fundamentais para agilizar as transações financeiras e muitas operações do dia a dia, reduzindo tempos e custos.

1 – REDUZIR DIVERSOS CUSTOS DO DINHEIRO

A emissão de moeda é um custo muito alto nos sistemas financeiros dos países e que acaba pesando muito nas operações bancárias. Também haverá uma redução substancial nos custos de transporte, armazenagem e controle do dinheiro físico em toda a cadeia bancária.

2 – AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DO SISTEMA BANCÁRIO

Ao reduzir diversas despesas relacionadas ao dinheiro físico – sem esquecer das perdas com cédulas danificadas – os bancos e financeiras terão mais espaço para oferecer produtos de investimento  e linhas de crédito com condições mais atrativas.

3 – TORNAR AS OPERAÇÕES TOKENIZADAS MAIS ÁGEIS

O real digital, ele poderá agilizar mais as operações com documentos tokenizados. Um bom exemplo é uma escritura imobiliária tokenizada pode ser firmada rapidamente ao receber a informação de pagamento dos impostos da operação.

4 – PAGAR SEM INTERMEDIAÇÃO E SEM TAXAS

Os pagamentos domésticos poderão ser feitos peer-to-peer, entre as carteiras digitais do vendedor e do comprador, sem intermediários. Com isso, não haverá as taxas de administração dos sistemas de pagamento.

QUAIS AS PERSPECTIVAS COM O USO DO REAL DIGITAL

QUAIS AS PERSPECTIVAS COM O USO DO REAL DIGITAL

5 – REAL DIGITAL DEVE CRESCER 1.000%

Especialistas do mercado financeiro estimam que a moeda brasileira tokenizada terá um volume de lançamento surpreendente e alguns fatores concretos embasam esse previsão:

O primeiro deles é o interesse crescente de brasileiros em todas as camadas sociais pela digitalização financeira como forma de facilitar a rotina de pagamentos e criar o acesso (ou acessar mais rápido) a produtos financeiros.

A tokenização de investimentos que já está em curso com a moeda fiduciária tradicional, terá um papel fundamental, pois o CBDC brasileiro será a moeda transacional para aplicações e negócios com tokens.

6 – MOEDA DIGITAL BRASILEIRA DEVE SUPERAR PIX

Muitas pessoas se perguntam qual o alcance do real tokenizado se já convivemos com as operações por PIX e que seriam a mesma coisa. Porém, existe uma diferença importante: o real digital alcança a população desbancarizada brasileira, que hoje estima-se em incríveis 38%.

Além disso, enquanto o PIX é um meio de pagamento aceito no Brasil, o real digital é uma moeda em si, na versão digital e pode ser usada para pagamentos no exterior.

Com a tokenização popularizando e o próprio sucesso do PIX como solução digital segura, entende-se que a moeda tokenizada terá uma trajetória mais positiva.

7 – REAL DIGITAL É UM NOVO CAMINHO PARA A ECONOMIA

Esse é um consenso entre todos os estudiosos de finanças e nova tecnologias: o real em token será o divisor para uma economia mais dinâmica e pujante em todos os setores.

  • A redução de custos com papel-moeda poderá ser repassada para o mercado na forma de juros mais baixos ou aplicações tokenizadas [067-012] com mais rentabilidade;
  • A ausência de taxas administrativas de meios de pagamento possibilitará aos negócios melhorar suas margens ou seus preços – conforme o momento dos seus mercados;
  • Novos negócios poderão surgir favorecidos pelo baixo custo financeiro (ou nenhum) nos negócios.

CRIE UM TOKEN DE NEGÓCIO COM A BLOCKBR!

A tokenização é uma realidade que vai se expandir no ritmo da retomada e do crescimento de todos os negócios. Não há setor que não possa se beneficiar dos tokens como estratégia empresarial.

A iniciativa do BACEN com o Real Digital e outras decisões oficiais sobre criptoativos. vão impulsionar os benefícios dos tokens de negócios.

Tokenizar é uma forma segura de captar recursos e alavancar as operações. Você quer ver a concorrência sair na frente?

Venha conversar com a BLOCKBR.

Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!

INVISTA E LUCRE MAIS COM TOKENS NA BLOCKBR!

Você acha que comprar token, é complicado? Pois acredite: aplicar em tokens é muito mais simples do que você imagina!

Você só precisará abrir uma conta em uma corretora de tokens de ativos como a BLOCKBR e criar uma carteira digital para guardar seus investimentos.

Após isso, acesse nosso marketplace de tokens, conheça as muitas ofertas e escolha aquelas que se alinham com o seu perfil de investidor. Você encontrará uma variedade de ativos e possibilidades de ganhos grandes e pode começar a investir em tokens com 50 reais!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também