Se existe um produto financeiro que todos nós conhecemos desde pequenos é a poupança. Durante décadas, ela foi o investimento preferido (e para muitos, a único) dos brasileiros, porém ela ainda vale a pena em tempos com tanta variedade e a tokenização?
Para respondermos essa questão, é preciso, antes de tudo, definir que caderneta de poupança não é investimento. Esse foi um conceito aceito por décadas, quanto o mercado de capitais era pequeno e elitizado.
Sua rentabilidade foi, por muito tempo, a opção para famílias com renda baixa para proteger o valor do dinheiro. Porém, a poupança não cumpre o principal objetivo de um investimento: proporcionar a valorização real para o capital investido.
Por outro lado, muitos brasileiros usam a poupança o que é uma forma fácil, acessível e rápida de aplicar as economias. Mas ela é o único caminho simples para investir?
Não há investimentos que entregam tudo e mais lucratividade?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai mostrar porque não deixar o dinheiro parado na poupança e como os tokens são uma ótima alternativa para investir!
OS PERIGOS DE DEIXAR O DINHEIRO PARADO NA POUPANÇA
1 – BAIXA RENTABILIDADE
Se considerarmos a poupança como investimento, ele deve ser categorizada como produto de renda fixa, ou seja, com uma regra de remuneração definida no momento da aplicação – e para a poupança, o ganho é universal, independe do valor aplicado e do prazo:
- 0,50% ao mês quando a Taxa Selic estiver acima de 8,50%
- 70% da Taxa Selic quando ela for de até 8.50%.
É um ganho baixo, o menor entre os investimentos da categoria e isso inclui os tokens de renda fixa, que já são comuns no mercado. Ou seja, colocar dinheiro na caderneta é a pior opção para fazer o dinheiro crescer.
2 – PERDAS PARA A INFLAÇÃO
A baixa rentabilidade da poupança seria tolerável para muitos brasileiros se não houvesse algo pior: a caderneta perde para a inflação.
Segundo um levantamento da plataforma de dados financeiros TC/Economatica, no período de julho de 2021 a julho de 2022, a rentabilidade real da poupança, descontada a variação inflacionária, foi negativa em 3,52%.
Esse já seria um motivo suficiente para a poupança deixar de ser considerada um investimento, pois estamos falando de uma aplicação de renda fixa, não há os riscos de mercado que vão impactar os ativos de renda variável.
Investimentos de renda fixa e renda variável: veja as diferenças!
3 – LIQUIDEZ ALTA PORÉM CARA
A poupança mantém a tradição de aplicação com a melhor liquidez, podemos resgatar os valores a qualquer momento, sem trâmite burocrático. Porém, isso tem um preço alto: a poupança rende na data de aniversário (data do depósito original).
Se o capital for resgatado antes da data de aniversário, todo o rendimento dos 30 dias anteriores é perdido e isso pesa na decisão de usar o dinheiro imediatamente (quando não é possível esperar).
Nos investimentos, o rendimento é proporcional e mesmo quando há incidência de IR, a aplicação continua sendo atraente.
4 – NÃO É A APLICAÇÃO MAIS SEGURA
A poupança é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito, que cobre saldos até determinado valor em caso de falência do banco.
Praticamente todos os produtos de renda fixa e muitos de renda variável são protegidos pelo FGC. Portanto, existem aplicações com o mesmo nível de segurança e com rentabilidades maiores.
5 – NÃO HÁ DIVERSIDADE
A poupança funciona de uma única forma, com a remuneração variando conforme as regras vistas antes, o que é pouco para a necessidade de cuidar bem do dinheiro – especialmente em tempos de crise – e engessa a expectativa de ganho.
Por outro lado, há aplicações financeiras pré-fixadas e pós-fixadas com ganhos superiores.
O QUE É A TOKENIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS?
A tokenização é a criação de um ativo digital – o token – que representa bens – físicos, financeiros ou digitais – direitos e até mesmo projetos de negócios e que serão ofertados ao público em geral.
Empresas e instituições financeiras podem negociar tokens de aplicações diretamente com o público investidor, como é o caso das ações tokenizadas, os títulos de renda fixa e variável, direitos creditórios e outros ativos.
Para investir em tokens de investimentos, basta ter conta digital em uma plataforma de tokens e a carteira digital para armazenar os investimentos. E são procedimentos simples como baixar aplicativo ou abrir conta em um site!
POR QUE A TOKENIZAÇÃO É MELHOR DO QUE A POUPANÇA?
São muitos os motivos por que investir em tokens de investimentos e deixar de perder rentabilidade com a poupança. Veja alguns!
6 – DIVERSIDADE QUE AUMENTA OS GANHOS
É possível encontrar diversos investimentos através de tokens, dos mais conhecidos como as ações e as debêntures, a ativos recentes como os tokens de cotas de consórcios e os fundos de direitos creditórios.
E com algo importante: são ofertas lastreadas em ativos reais, garantias ou instituições sólidas, como os tokens de precatórios e com as mesmas garantias legais das versões tradicionais que os bancos e corretoras negociam.
7 – INVESTIMENTOS MAIS ACESSÍVEIS
Você sabia que existem tokens de investimento onde você começa investindo pouco? Quem tem hoje um saldo de 100 reais na caderneta, pode aplicar em ativos que remuneram acima da inflação e com baixo risco.
Isso acontece porque os ofertantes podem fracionar os produtos – por exemplo, oferecer tokens de recebíveis, que são negociados por inteiro com bancos, em partes pequenas e acessíveis para todos os investidores.
8 – MAIS AGILIDADE E DISPONIBILIDADE
As negociações de investimentos tokenizados são feitas diretamente entre ofertante e investidor, através da plataforma de venda e da conta digital do cliente. Não há intermediários e, com isso, o processo é mais rápido.
Além disso, a plataforma de tokens funciona ininterruptamente, você pode aplicar a qualquer dia e hora, sem se preocupar com sistema de corretora ou expediente bancário!
9 – NEGOCIAR TOKENS NO MERCADO SECUNDÁRIO
Diversos produtos de investimento podem ser negociados no mercado secundário – aquele formado por pessoas ou empresas que compraram títulos nos marketplaces de tokens.
Isso permite diversificar a cesta de investimentos rapidamente, o que não é possível com a caderneta de poupança, que não é negociável e tem data certa para garantir o rendimento.
OBTENHA MAIS LUCROS INVESTINDO EM TOKENS NA BLOCKBR!
À primeira vista, comprar token, pode parecer complicado, especialmente se você está acostumado com as transferências e saques da caderneta de poupança.
Porém, aplicar em tokens é muito simples. Você só precisará abrir uma conta em uma corretora de tokens de ativos como a BLOCKBR e criar uma carteira digital para guardar seus investimentos.
Depois disso, você poderá acessar nosso marketplace de ofertas de tokens e escolha aquelas que se alinham com o seu perfil de investidor: valor inicial, prazo de investimento, rendimento definido ou estimado (conforme o tipo de produto) e como os rendimentos são pagos.
Você terá uma variedade de ativos, empresas ofertantes e possibilidades de ganhos muito grande e pode começar a investir em tokens com 50 reais!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?