A tokenização é cada vez mais popular em todo o mundo como uma excelente opção no mercado para negociar, obter mais rentabilidade para emissores e investidores. Mas como toda inovação, ela gera dúvidas. Uma delas é para que serve o token como investimento.
Para o começo do entendimento, o token de negócios é um arquivo criptografado que se destina a representar bens e direitos em ofertas feitas no mercado primário (entre ofertante e investidores) e no mercado secundário (entre investidores).
- Ativo real, empresarial ou pessoa (imóveis, veículos, coleções);
- Ativo financeiro (recebíveis e negociáveis);
- Ativo digital (direitos e outro criptoativo, como as moedas digitais);
- Produtos e serviços;
- Projetos empresariais.
Como podemos ver, todo ativo pode ser tokenizado, não há restrição quanto às características – se é um ativo tangível ou intangível, se há regulação oficial e outros aspectos.
Por outro lado, uma empresa tokenizadora de ativos faz estudos de viabilidade técnica, fiscal, legal e operacional para definir se a relação de custo e benefício justifica a tokenização.
E como o token pode participar do mundo dos investimentos e gerar rentabilidade para empresas e pessoas?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, comenta a importância do criptoativo para trazer novos caminhos aos negócios!
QUAL A FUNCIONALIDADE DE UM TOKEN
Usar tokens para ofertar ativos ou adquirir bens e direitos tokenizados tem uma série de vantagens que tornam esse modelo de negócio tão atraente para emissores e investidores.
Veja alguns motivos por que investir em tokens e gerar negócios mais rentáveis.
MAIOR SEGURANÇA
Os tokens são produzidos dentro de uma blockchain e geridos por um contrato inteligente, o documento digital que controla todo o processo de tokenização, das condições da oferta à programação de pagamento dos rendimentos.
Os protocolos de segurança de dados, de rede e de criptografia são os mais avançados do mercado, o que garante absoluta proteção das transações.
A forma de aprovar as transações também é um diferencial: todos os computadores que compõem a rede devem validar. Como a blockchain é um banco de dados distribuído, não há um servidor central para os dados, todos os computadores têm o mesmo histórico da operação de tokenização.
Isso torna a blockchain à prova de fraudes.
REDUÇÃO DE CUSTOS
As operações com tokens são feitas peer-to-peer, diretamente entre as carteiras digitais do emissor (ofertante) e do interessado na compra, sem intermediários do mercado financeiro tradicional. Isso torna as transações com tokens mais baratas.
MAIS ACESSIBILIDADE
Todas as pessoas podem cadastrar-se em um marketplace de venda de tokens, usando os dados básicos e acessar os projetos disponíveis. Uma vez na plataforma, é possível investir em todas as opções. Basta ter o saldo necessário para investir.
Tokenização de FIDC: Digitalização de ativos no mercado de crédito!
DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
Uma das características dos tokens de negócios é a oferta fracionada dos ativos – por exemplo, um imóvel pode ser negociado em milhares de cotas em vez de um token pelo valor total.
Isso permite que pequenos investidores participem do mercado e os ofertantes podem captar mais recursos com um valor de token melhor.
O fracionamento de ativos beneficia especialmente os produtos financeiros, como a antecipação de recebíveis fragmentada, que não ocorre na operação bancária tradicional.
MAIOR LIQUIDEZ
Para os emissores de tokens, é a oportunidade de oferecer para um número bem maior de pessoas e obter os resultados esperados em um prazo menor, tornando as tokenizações mais líquidas que os processos tradicionais de geração de capital.
O TOKEN COMO UM INVESTIMENTO
O token é um investimento atraente e seguro?
Essa pergunta sempre surge quando se fala de tokenização, pois ainda é algo recente no mercado e muito relacionado ao mundo das criptomoedas, que são ativos voláteis e especulativos.
Tokens, por outro lado, são veículos para os mais diversos produtos financeiros, atendendo a todos os perfis de investidor.
Pelas vantagens que mostramos antes, não há dúvidas de que é seguro investir em tokens. Mas será que existem boas opções de tokens de investimento? Sim e vamos falar delas.
TOKENS DE SEGURIDADE
São os security tokens ou tokens mobiliários. São lastreados em ativos negociáveis e regulados pela CVM. Os mais conhecidos são as ações, debêntures, obrigações e garantias. Nesse token, fracionar é um diferencial para o sucesso.
Por exemplo, nos tokens de ouro, é possível investir em frações pequenas que não existem no mercado tradicional e sem a necessidade de guardar ouro em casa.
TOKENS DE ATIVOS REAIS
Os tokens super estruturados são as ofertas de imóveis, estoques, veículos, máquinas, obras de arte, gado, safras e outros bens tokenizados. Possuem grande potencial de crescimento, já que são bens presentes em todas as empresas e patrimônios pessoais.
Sua maior característica é a diversidade e a maior atratividade para os investidores, pois são ativos mais presentes no dia a dia das pessoas. O valor do token está na flutuação de valor do ativo no mercado.
TOKENS DE ATIVOS FINANCEIROS
São os tokens estruturados em ativos com garantias e lastros estruturados, com ótimas perspectivas de crescimento e resultados para os investidores, pois são uma ótima forma de obter renda passiva a taxas superiores às do mercado.
Ideal para investidores de todos os portes que preferem ativos mais estáveis, rentabilidade definida e sem volatilidade. Também conhecidos como tokens de antecipação de recebíveis.
TOKENS DE UTILIDADE
Os utility tokens não são, fundamentalmente, tokens de investimento, pois o objetivo com ele é ofertar produtos e serviços com exclusividade aos clientes que os adquirem. A tendência é que esse tipo de token ganhe espaço como uma importante ferramenta de marketing.
Uma categoria de utility token muito conhecida é o fan token, usado pelos maiores clubes esportivos no Brasil e no exterior, empresas de entretenimento, museus e artistas para dar acesso a conteúdos únicos.
A BLOCKBR É SUA PARCERIA PARA VENDER TOKENS!
Ofertar tokens no mercado é um processo que combina simplicidade e agilidade. O primeiro passo é conhecer as características do bem que será objeto da tokenização e o planejamento que o detentor quanto ao volume de captação, prazo e formas de remuneração.
A BLOCKBR presta toda a consultoria com base na expertise em projetos com os mais variados ativos e nichos de mercado, além da criação e da distribuição dos tokens para o mercado.
Venha conversar com a BLOCKBR.
Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
COMO COMEÇAR A INVESTIR EM TOKENS
Comprar token também é muito simples. Você só precisa de uma conta na BLOCKBR e uma carteira digital. Então é só conhecer os inúmeros projetos que estão disponíveis em nosso marketplace de tokens.
Você vai encontrar tokens com os mais variados perfis e condições, incluindo ofertas para investir a partir de 50 reais!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?