O uso da tokenização na securitização possui um potencial enorme em garantir que as operações aconteçam com o maior grau de segurança e melhor eficiência possível. Esses pontos, por sua vez, são indispensáveis para o contexto em que se encontram essas instituições, já que eles possibilitam uma atuação mais consistente e de acordo com as exigências do mercado financeiro atual.
A tokenização de ativos se tornou uma realidade, com isso, não são poucas as securitizadoras que buscam compreender como as tecnologias presentes no fenômeno podem melhorar o trabalho delas. Há, ainda, muitas possibilidades em seu uso, que exigem total atenção para os que desejam inovações financeiras aptas a transformar seu contexto no mercado financeiro!
O que é Securitização?
Por definição, a securitização se trata do processo de obter e transformar os direitos creditórios em opções negociadas dentro do mercado financeiro. Toda essa operação é realizada cuidadosamente para que tudo aconteça conforme a sua situação, sem os riscos observados na prática.
É preciso organizar todos os direitos creditórios que se deseja levar para securitizar e procurar uma securitizadora especializada e competente no mercado. Depois disso, é necessário apresentar a situação e avaliar quais são os termos e valores que serão estabelecidos para uma negociação mais cuidadosa e precisa.
Como Funciona a Securitização?
A securitização funciona por meio de securitizadoras responsáveis por realizar a transformação dos direitos nos títulos que vão ser negociados no mercado. Com isso em mente, existem alguns problemas que são enfrentados constantemente pelos que estão no contexto da securitização, a exemplo da probabilidade de inadimplência dos aplicadores e falta de confiabilidade nas negociações.
Através da tokenização na securitização, portanto, é possível combater boa parte desses problemas devido às tecnologias que estão presentes no contexto. Outras opções como o ETF Bitcoin e o DREX também são exemplos que utilizam o blockchain e a agilidade proporcionada pela tokenização para o crescimento e melhoria de suas operações no mercado.
É válido destacar, no entanto, que o DREX representa um momento muito importante que o mercado brasileiro dos digital assets vive, afinal, essa possibilidade marca a aceitação do token no sistema monetário do Brasil, o que mostra o nascimento de um cenário financeiro cada vez mais tokenizado.
Qual é o Papel da Tokenização na Securitização?
Proporcionar maior segurança e auxiliar no crescimento da transformação de ativos financeiros no token digital é o principal papel da tokenização na securitização. Com esses pontos, as securitizadoras conseguem obter uma melhor previsibilidade de valores que serão recebidos e, assim, aproveitar melhor as oportunidades do mercado, coisa que só foi possível com o crescimento dos VASPs.
Estes elementos são os responsáveis por conectarem os que possuem interesse em determinadas aplicações com os que ofertam o ativo digital. Dessa maneira, os VASPs desempenham um papel crucial na ascensão da tokenização e garantia de conformidade com as regulações tão necessárias para o crescimento seguro da área.
Assim, ter um ambiente bastante adequado para oferecer os digital assets é de extrema importância para aproveitar todo o potencial que a tokenização traz na securitização. Por isso, a plataforma Whitelabel é a melhor escolha para você, já que ela conta com toda a segurança que a CVM 88 e o sistema blockchain podem proporcionar!
Dessa forma, a tendência crescente de mais opções no mercado de aplicações em securitizadoras é uma grande realidade atualmente. Por isso, o assessor de investimentos também precisa entender cada vez mais desse contexto a fim de atender os clientes da forma mais apropriada possível.
Benefícios da Tokenização para a Securitização de Ativos
Aumentar a segurança das operações feitas com os digital assets certamente é um dos benefícios mais relevantes quando se observa todo o potencial que a tokenização apresenta para a securitização. Com isso, as transações podem ocorrer com menos receios e menos intermediários, tranquilizando as partes da negociação.
Melhorar a liquidez
A melhora na liquidez é um dos benefícios mais relevantes da tokenização na securitização justamente pela possibilidade de criar token fracionado. Isso além de facilitar o acesso a diferentes formas de aplicação permite que a compra e a venda seja feita com mais praticidade e por mais participantes no mercado.
Aumentar a segurança
O aumento da segurança através da tokenização na securitização acontece devido à presença do sistema blockchain e de todos os órgãos reguladores presentes no contexto dos digital assets. Além das operações feitas com maior agilidade, a imutabilidade das informações também são outros pontos muito interessantes que fazem a tokenização ser muito procurada para assegurar transações assertivas.
O aprimoramento da segurança é um ponto bastante relevante tanto para a securitização como também ao contexto de cripto de maneira geral. Como essa área do mercado financeiro é marcada pelas oscilações, a busca por segurança também é muito avaliada antes da escolha de alguma aplicação.
Toda a melhoria de segurança proporcionada pela tokenização foi responsável por inúmeras inovações dentro do mercado financeiro, como a criação dos fundos tokenizados. Através dos impactos dessa medida, muitos investidores passaram a enxergar o token de uma maneira totalmente diferente e, assim, podem explorar mais as possibilidades que tendem a aparecer no futuro.
Transparência
A transparência também é outra característica marcante observada com a tokenização na securitização. Essa é uma outra consequência que vem do uso do sistema blockchain que permite a verificação de tudo que está acontecendo na operação entre as partes da negociação.
Esse ponto permite que as transações sejam feitas com mais confiabilidade e certeza de que os acordos serão cumpridos. Tais características também foram muito decisivas para a aceitação e popularidade do ETF Ethereum principalmente para os investidores que desejam começar no mercado financeiro das ações.
Eficiência operacional
Eficiência operacional certamente é um dos benefícios que mais atraem as securitizadoras para a tokenização de ativos. Além dos menores custos para efetuar as operações necessárias, é possível automatizar os processos que poderiam consumir bastante tempo como verificação de documentos e diminuir a necessidade de vários intermediários nas tarefas.
Expandir as opções de aplicações
Com a tokenização na securitização, os investidores conseguem encontrar uma variedade bem maior de títulos disponíveis, permitindo que se possa atender mais interessados no mercado. Por isso, criar uma conta na BLOCKBR é a sua melhor escolha, principalmente ao contar com nossa plataforma Whitelabel, que fornece o ambiente ideal para a securitizadora aproveitar o potencial de crescimento do ativo digital com segurança e independência!
Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.
Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.