A economia tokenizada não é mais um termo excessivamente otimista ou utópico como se acreditava há alguns anos; a incorporação dos tokens nos setores econômicos mais relevantes é a realidade e o agro brasileiro é um deles.
Tokenizar o agro no Brasil é um processo natural, estamos falando de um dos maiores exportadores agropecuários do mundo, com marcas de produção e faturamento que se superam ano após ano e com desafios proporcionais ao seu gigantismo.
Por outro lado, a vocação – e uma grande dose de necessidade – para investir em novas tecnologias de maquinário, técnicas e agrogenética mostra que tokenizar o campo, como estratégia de mercado e gestão contínua, será bem-sucedido e com grandes resultados.
Mas em quais aspectos o token pode efetivamente alavancar o agribusiness?
A BLOCKBR, uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar um pouco sobre a relação entre tokenização e agro, um casamento que promete ser feliz e eterno!
O CRESCIMENTO PROMISSOR DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Felizmente, falar de resultados do agro excepcionais, tanto em receita bruta e produção, é um lugar-comum há anos e não foi diferente em 2023.
- O PIB do agronegócio chegou a R$ 2,6 trilhão, um quarto do PIB nacional;
- As exportações do agro foram 5% maior que em 2022;
- Safra recorde de grãos com 320 milhões de toneladas em 2022/2023.
Existe uma previsão de redução de 2,8% na safra de grãos 2023/2024, em virtude de diversos fatores climáticos que podem atrasar o plantio das safras de verão.
Porém, o agro brasileiro é reconhecido por rapidamente encontrar soluções nos cenários difíceis e muito disso passa pela reinvenção produtiva e tecnológica que é uma marca do setor.
Essa presença da tecnologia no agro será um ponto fundamental para o sucesso futuro contínuo.
DESAFIOS DO AGRO BRASILEIRO E A TOKENIZAÇÃO COMO CAMINHO
COMO AUMENTAR A OFERTA?
Aumentar a oferta agropecuária é mais do que um desafio, é a essência do negócio, mas depende de diversos fatores:
- Incremento da produção agrícola sustentável e a visão global de que ela existe;
- Uso do solo intensificado – safra/safrinhas, integração de lavouras e pecuária;
- Expansão com recuperação de áreas degradadas e uso agrícola de pastagens liberadas;
- Aumentar a capacidade de armazenagem (que envolve investimento alto).
Todos eles estão ligados à saúde financeira do negócio e então chegamos ao próximo desafio.
COMO CAPITALIZAR O NEGÓCIO?
O crédito agrícola é um dos grandes obstáculos ao crescimento do agro brasileiro, tanto pela oferta quanto pelo alto custo financeiro. A boa notícia é a sequência de queda da Taxa Selic, que baliza o custo de financiamentos públicos e privados, tornando o crédito agrícola mais acessível.
Porém, o endividamento bancário não pode ser uma opção constante para capitalizar as operações e investimentos. A tokenização de ativos é uma excelente alternativa, a um custo muito inferior e sem comprometer o caixa futuro com bancos.
COMO AUMENTAR A EFICIÊNCIA OPERACIONAL?
A cadeia produtiva do agro é uma das mais intrincadas de uma economia. A complexidade começa já no plantio com a diversidade de técnicas, processos e equipamentos, envolve uma série de atores no seu curso – governo, fornecedores – e tem o ápice no momento mais importante: exportar.
Administrar uma empresa do agro com inúmeros sistemas, servidores com contingências, processos que ainda são manuais em boa parte é um desafio que pode custar milhões se a tarefa de entregar a safra para o navio não for estressada ao máximo de eficácia.
BLOCKBR E A INOVAÇÃO NO AGRO: A ERA DA TOKENIZAÇÃO
A tokenização do agronegócio consiste em usar arquivos digitais e criptografadas – os tokens – como representações de valor de bens reais e financeiros, direitos, projetos, produtos e serviços que serão ofertados ao mercado.
A operação é definida entre o detentor do bem e uma empresa especializada em criar projetos com tokens, como a BLOCKBR, construir o ambiente digital e distribuir os criptoativos para pessoas interessadas.
O QUE O AGRONEGÓCIO PODE TOKENIZAR?
O agronegócio tokenizado pode utilizar diversas estratégias para captar recursos:
- Direitos creditórios (recebíveis da empresa);
- Safras armazenadas e safras futuras;
- Projetos agroindustriais;
- Propriedades rurais fracionadas.
O AGRONEGÓCIO PODE TOKENIZAR A CADEIA PRODUTIVA?
Sim.
Uma tecnologia disruptiva como a blockchain pode impulsionar a eficiência dos processos através da segurança e da transparência de alto nível e da gestão eficaz do contrato inteligente, [067-017] o documento digital que administra eletronicamente os procedimentos, regras e resultados.
Dessa forma, a empresa do agro pode:
- Alinhar a cadeia produtiva tokenizada aos parâmetros e metas definidos no planejamento estratégico e na política industrial;
- Avaliar com mais assertividade os resultados;
- Rever condições e propor soluções com mais rapidez;
- Reduzir os níveis de multas e vendas perdidas.
A EMBRAPA possui um projeto tokenizado para usar blockchain na produção de cana-de-açúcar.
IMPACTOS DA TOKENIZAÇÃO NA EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA DO AGRO
CAPTAÇÃO DE RECEITAS MAIS RÁPIDA
Todos os ativos do agro podem ser digitalmente fracionados; é possível ofertar, por exemplo, silos inativos, terras ociosas ou safras de grãos em cotas de tokens. Dessa forma, os valores iniciais de investimento serão baixos e atrairão um número maior de potenciais investidores.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS COM MAIOR LIQUIDEZ
Com mais potenciais investidores, a meta da tokenização é atingida mais rapidamente e a empresa poderá capitalizar novos projetos em menor tempo.
MAIOR PROJEÇÃO NO MERCADO INTERNACIONAL
A tokenização é uma estratégia de negócios que mundialmente associa as empresas à vanguarda da tecnologia – um valor com grande reconhecimento no mercado e que coloca a empresa em um nível mais alto de competitividade internacional.
TOKENIZE ATIVOS COM A BLOCKBR E IMPULSIONE SEUS RESULTADOS!
A tokenização é uma realidade no mercado, com um número cada vez maior de empresas e pessoas gerando receita com tokens. As ações recentes do BACEN e o real digital estão aumentando a credibilidade da tecnologia.
Para o sucesso do seu projeto, é fundamental contar com uma infraestrutura de tokenização adequada e eficiente, compreendendo:
- Estudo de viabilidade técnica, fiscal e legal;
- Emissão de tokens e do contrato inteligente com governança transparente;
- Distribuição de tokens em plataforma de vendas simples e segura;
- Governança de tokenização eficiente e assertiva.
Conheça o trabalho de infraestrutura da BLOCKBR para os mercados regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece interoperabilidade entre ativos e investidores.
Você não quer ver o concorrente sair na frente para faturar mais.
Ou quer?
A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.
Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.
Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.