blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

Blockchain vira pauta em Debate do G20 para Atuar na Economia Digital e Segurança

  • Home
  • BLOCKBR News
  • Blockchain vira pauta em Debate do G20 para Atuar na Economia Digital e Segurança
Blockchain vira pauta em Debate do G20 para Atuar na Economia Digital e Segurança

Blockchain vira pauta em Debate do G20 para Atuar na Economia Digital e Segurança

Voltado para a cooperação internacional no cenário econômico, o G20 traz como pauta de debate as formas que o sistema blockchain possui para auxiliar no combate de fraudes na economia digital. Como o terceiro grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 incluiu o blockchain como pauta de segurança digital, a discussão se tornou passível de debate pelo grupo.

Devido ao atual cenário, o debate para atuar na economia digital e sua segurança é um momento de muito destaque para o sistema blockchain, já que o fator da segurança digital é indispensável para a economia digital crescer com todo o seu potencial. Essa é uma ideia já trabalhada pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

A Ascensão da Blockchain na Agenda Global

Não é novidade que o sistema blockchain chama atenção de todo mundo por conta da revolução causada na evolução dos digital assets. Boa parte do crescimento da tokenização de ativos só foi possível por conta dessa tecnologia fornecer a segurança necessária para as operações ocorrerem, além do potencial para a inclusão digital, pontos esses ressaltados no debate do G20.

Toda a autonomia que o blockchain proporciona é outro dos motivos para o crescimento do sistema em escala global. A possibilidade de realizar transações financeiras com um excelente grau de transparência trouxe mudanças muito importantes que receberam bastante atenção no debate.

Detalhes do Debate no G20

O debate no G20 conta com trocas de experiências proveitosas entre os envolvidos, visando o aprimoramento da segurança e tratamento adequado dos dados através das tecnologias em ascensão. Dessa forma, destaca-se o papel que a inteligência artificial e o sistema blockchain podem desempenhar para o desenvolvimento de uma economia digital mais segura e eficiente.

Vale comentar que o debate do G20 contou com várias figuras importantes do poder público, junto com representantes estrangeiros importantes. Como alguns exemplos, há Jeremy West (chefe de Segurança e Proteção digital da OCDE), Liina Areng (Diretora do projeto de segurança cibernética da União Europeia) e Rajesh Kumar (Chefe da delegação da índia no G20).

Aplicações da Tecnologia Blockchain para a Economia Digital

A realização de transações mais seguras e eficientes são as aplicações mais conhecidas da Blockchain para a economia digital. Por causa dessas vantagens, não são poucos os que dedicam tempo para desenvolver e encontrar outras aplicações do sistema em várias áreas do mundo dos digital assets.

Como exemplo destaca-se a plataforma Whitelabel, que fornece a autonomia necessária para uma gestão de ativos virtuais de forma eficiente, prática e segura. Temos como principal prioridade o controle do usuário, permitindo assim um ótimo ciclo de vida do ativo.

Transações mais práticas e seguras

As transações com a tecnologia blockchain ficam muito mais práticas e seguras pelo fato dos dados não poderem ser alterados, além da transparência ser um dos destaques da tecnologia. Não é à toa que a pauta do G20 é justamente para abordar sobre como usar esse sistema para combater fraudes.

Junto a isso, a blockchain também é usada com frequência para permitir a realização de pagamentos internacionais sem a necessidade de pagar altos valores em taxas. Assim, o processo fica bem mais barato e prático devido à velocidade do sistema.

Ao observar o crescimento da economia do token, é notável como os VASPs apresentam um papel fundamental em toda essa ascensão. Pelo fato de precisarem seguir regulações e serem a forma com a qual os investidores se conectam com aqueles que oferecem o ativo digital desejado, os VASPs oferecem a praticidade e segurança desejada.

Descentralização

Poder ter a descentralização é uma aplicação muito interessante da blockchain, já que com esse sistema, não é preciso ter tantas interferências externas na realização das operações financeiras. Consequentemente, todo o processo fica muito mais simples e permite que diferentes processos andem, sem muitas burocracias.

A descentralização é um dos pontos mais chamativos da blockchain tanto por ser um dos responsáveis pelo seu crescimento como também combater a vulnerabilidade a ataques de hackers. Consequentemente, com o sistema, é possível se proteger de perdas financeiras muito altas e significativas, além de evitar a corrosão de dados.

Toda a fluidez que a descentralização proporciona para as operações financeiras é uma propriedade muito buscada na atualidade. Assim, a plataforma Whitelabel é a melhor escolha para oferecer seus ativos com a segurança e eficiência desejada, assim como ter um ambiente estruturado e com a instrução CVM 88.

Criação de criptomoedas
Imagem: Canva

Criação de criptomoedas

A tecnologia blockchain também permite a criação de criptomoedas com bastante segurança, como o Bitcoin e o Ethereum. Como o sistema foi o primeiro a dar origem a uma criptomoeda várias outras surgiram, seja de forma direta ou indireta.

Ter esse entendimento é muito importante para aqueles que desejam entender como ser um assessor de investimentos autônomo. Através do conhecimento da criação, certamente o profissional terá mais noção de como o mercado se comporta e das mudanças que podem vir com o desenvolvimento das tecnologias.

Outro saber muito importante para a era do token é compreender a respeito do DREX, afinal, o real brasileiro em formato digital significa a aceitação da economia baseada em tokenização, o que será um passo muito importante para o crescimento do ativo digital no Brasil.

Blockchain e Segurança Global

A segurança garante bastante segurança pela sua criptografia de ponta, garantindo muita confiança na comunicação efetuada. Também vale comentar a presença de algoritmos de consenso responsáveis pela validação e registro das operações com total transparência e sem o risco de corromper os dados.

Todo esse cuidado proporcionado pela blockchain é indispensável para o contexto atual, principalmente ao considerar a necessidade de maior segurança cibernética, por exemplo. Assim, o sistema assegura que quando a operação é registrada uma vez, não é possível alterá-la nem apagá-la.

Além de interessar o G20, a segurança que o sistema blockchain proporciona é um conhecimento essencial para aqueles que desejam se tornar um assessor de investimentos. Por meio desse entendimento, é possível atuar com mais sabedoria e escolher os ambientes para negociar o ativo digital com maior confiança.

Implicações para Políticas de Aplicação Futuras

Toda a discussão efetuada no debate do G20 fornece a ideia de que as políticas internacionais serão alvo de mais debates para a inclusão das vantagens que a tecnologia blockchain oferece. Assim, contar com ambientes que respeitem as políticas de aplicação é essencial na economia digital. Para ter tudo isso, basta criar uma conta na BLOCKBR e conferir todo o cenário proveitoso que a tokenização de ativos pode te proporcionar.

Migre para a tokenização com infraestrutura BLOCKBR, Acesse a Funding com Assessores de Investimentos Plugados a BLOCKBR.

O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.

Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.

Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também