A Cédula de Crédito Bancário vem se tornando uma nova alternativa para o investidor conservador, que deseja opções de renda fixa com uma rentabilidade melhor que os produtos tradicionais e nesse mercado, a tokenização está fortalecendo a atratividade da CCB.
Apesar de ser um documento de relação de crédito bancário conhecido, como ativo de investimento, o CCB ainda é pouco conhecido do grande público.
Seu funcionamento é simples: é uma forma de adiantar receitas usada pelas instituições financeiras; a cédula de crédito bancário corresponde, no sistema bancário, à antecipação de recebimentos que é praticada por empresas produtoras de bens e serviços.
Nessas, a tokenização de recebível já é uma realidade.
Algumas características diferenciam o CCB da negociação de recebíveis de empresas, porém o foco é o mesmo: antecipar recursos que podem ser usados em novas operações financeiras e abrir mais um canal de investimento.
Com os tokens de CCB, a negociação é mais eficiente e o mercado investidor é maior.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar tudo sobre cédula de crédito bancário e ajudar você a encontrar mais uma forma de investir com tokens com bom desempenho!
O QUE É CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO
A cédula de crédito bancário é o título de concessão de crédito que pode ser emitido tanto por uma pessoa física quanto jurídica em favor de uma instituição financeira e que representa a promessa de pagamento de uma operação creditícia definida entre as partes.
Resumidamente, a CCB é uma promissora onde o credor é o banco.
COMO FUNCIONA O CCB?
- Um cliente, pessoa jurídica ou física, contrai um empréstimo bancário e as partes celebram uma cédula de crédito bancário com os termos de pagamento e as garantias, que podem ser hipotecárias (bens) ou fidejussórias (avalista);
- Em caso de inadimplência, o banco executa a CCB extrajudicialmente, evitando a burocracia e o tempo de uma ação judicial;
- A cédula de crédito de banco pode ser usada nas variadas formas de conceder crédito – CDC, capital de giro, consignado, empréstimo pessoal e outros;
Até aqui, as CCB são títulos de crédito com garantias para o banco. Porém, ele pode negociá-las com terceiros como forma de investimento.
Investimentos de renda fixa e renda variável: veja as diferenças!
QUANDO A CCB SE TORNA UM INVESTIMENTO
Para captar recursos e oferecer mais crédito para o mercado, muitos bancos oferecem CCB em uma operação similar à antecipação de receitas, em plataformas de investimentos e pelo valor aportado com o acréscimo de uma remuneração
Em 2019, a cédula de crédito bancário tornou-se um investimento de renda fixa digital, visando o aumento da competitividade do mercado de crédito brasileiro.
Além disso, a negociação da CCB como um ativo digital é benéfica para o reconhecimento e o crescimento do uso do token como veículo de oferta de CCB.
Conheça a tokenização de recebíveis de empresas, que capitaliza negócios com agilidade e proporciona vantagens para os emissores e investidores!
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO INVESTIMENTO EM CCB?
RENTABILIDADE E LIQUIDEZ
A rentabilidade da CCB pode ser superior à maioria dos produtos de renda fixa, tornando-a atraente para investidores conservadores e moderados.
A liquidez da CCB para o investidor é limitada, pois o resgate ocorre somente quando do vencimento do título, na maioria dos casos. Dessa forma, não é recomendável investir em CCB para usar o capital a curto e médio prazo.
DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES
O risco de descumprimento da operação – por inadimplência do devedor do título ou falência no caso de uma pessoa jurídica – é da instituição financeira emissora da CCB no mercado. Ela, por sua vez e sem prejuízo do investidor, fará a execução extrajudicial da CCB.
GARANTIAS
Uma CCB pode ter vários tipos de garantias – e níveis de atratividade – diferentes. Evidentemente, cédulas com garantias reais (imóveis e outros bens) são as mais atraentes. Além disso, existem outros dois aspectos:
CCB não possui cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Por outro lado, as garantias dadas como lastro da operação de crédito e a solidez da instituição emissora podem conferir credibilidade à operação.
VALE A PENA INVESTIR EM CCB?
Com certeza, sim!
São títulos com boa rentabilidade quando comparados com papéis de renda fixa no mercado e têm ótimo nível de segurança – garantias dados pelo credor e responsabilidade do banco no cumprimento da CCB.
A cédula de crédito bancário atende ao investidor que deseja um investimento com risco baixo e é um ótimo produto para equilibrar cestas de investimentos arrojadas.
Mas existem desafios a serem superados.
Para ofertantes de CCB: tornar o investimento mais conhecido, no nível do CDB e do Tesouro Direto e de operações de perfil idêntico, como o adiantamento de recebimentos.
Para investir em CCB: os valores iniciais são altos para médios e pequenos investidores, limitando o crescimento do mercado-alvo da renda fixa.
É um obstáculo que também ocorre com os fundos de investimento em direitos creditórios e os fundos de ouro e que está sendo superado através dos tokens de investimento.
OPORTUNIDADES NA TOKENIZAÇÃO DE CCB!
Tokenizar CCB é uma operação idêntica a projetos que estão em curso e com grande sucesso, como os tokens de fundos imobiliários.
Recentemente, o Bradesco anunciou sua tokenização de cédulas de crédito bancário, efetivada através do sandbox do Banco Central – o ambiente destinado a desenvolver projetos financeiros e de pagamentos inovadores.
As vantagens de tokenizar CCB são muitas e importantes. Veja algumas.
DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
Com a tokenização, é possível fracionar uma CCB em muitas partes de valores baixos, que permitem que um número muito maior de investidores possa participar dessa oportunidade de mercado, o que acaba afetando positivamente a liquidez da oferta.
MAIOR COMPETITIVIDADE DE EMISSORES
Ofertar CCB com tokens é uma ótima oportunidade para que os bancos e as instituições financeiras ampliem seus portifólios de produtos e ganham competitividade.
AGILIDADE COM DISPONIBILIDADE
Com a tecnologia blockchain, uma operação de CCB tokenizada é mais rápida e ocorrerá a qualquer momento do dia, já que a plataforma de oferta, seja através da empresa tokenizadora ou uma rede privada, funciona ininterruptamente, se alinhando à velocidade dos novos tempos!
CRIE UMA CONTA E LUCRE COM TOKENS NA BLOCKBR!
Investir em tokens não é complicado, como muitas pessoas podem achar. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta tecnologia seguro e transparente e também um pano de fundo para operações muito simples de se fazer.
Para comprar token, você só precisa abrir uma conta em uma tokenizadora de ativos como a BLOCKBR e uma carteira digital para armazenar seus investimentos.
Depois, acesse nosso marketplace de projetos de tokens e escolha as ofertas que se alinham com seu perfil de investidor e com as suas expectativas de ganhos e riscos. Você vai encontrar ofertas onde é possível começar a investir em tokens com 50 reais!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?