O interesse em investimento de renda variável teve uma subida bastante considerável, visto que uma pesquisa da XP feita com os assessores mostra que 30% dos clientes desejam reduzir a participação na bolsa em janeiro. Considerando a pesquisa que a XP fez em dezembro – na qual o percentual de clientes que desejavam diminuir a participação na bolsa era de 40% -, é perceptível que o interesse na renda variável teve uma subida.
Entretanto, conforme informado pelos pesquisadores, os clientes estão com uma postura de cautela, mesmo com o aumento da procura pela renda variável. Assim, cabe observar quais são os motivos que levam a esse cenário, para que se possa compreender a tendência de crescimento do investimento de renda variável no mercado, principalmente com a avaliação do impacto do ativo digital.
Por que o Interesse em Investimento de Renda Variável Aumentou?
A possibilidade de obter mais retornos em relação à renda fixa é o principal motivo para o aumento do interesse no investimento de renda variável. Além disso, quando se observa o cenário do token, percebe-se que a melhoria da segurança devido às inovações tecnológicas do mercado financeiro, como o sistema blockchain, são outros motivos que reforçam o aumento da busca por rendas variáveis.
Logo, espera-se que opções como os ETFs (ETF Bitcoin e o ETF Ethereum) tendem a ser mais buscados. Além de serem excelentes exemplos de investimento de renda variável que trazem interesse dos investidores, essas opções são ótimas para os que gostam de ações, mas nunca aplicaram.
E a Renda Fixa, Continua em Alta?
Além de já consolidada no mercado dos digital assets, a renda fixa continua em alta, devido ao seu alto grau de segurança fornecido para os aplicadores, e considerando a taxa de juros que o cenário brasileiro guarda. Com isso, os digital assets de renda fixa ainda são a parcela predominante do mercado, mesmo com o aumento do interesse em renda variável.
A tokenização de ativos também faz a procura pela renda fixa crescer bastante, pois além de facilitar as negociações, a variedade de opções também aumenta consideravelmente. Junto a isso, a ascensão com invenções que tendem a aparecer com frequência, como o DREX, que poderá fazer com que a renda fixa continue a ter muitas possibilidades de procura até mesmo fora do país a depender de alguns fatores.
Oportunidades no Mercado Internacional: O Novo Interesse dos Brasileiros
Nos últimos tempos, os brasileiros apresentaram um interesse no mercado internacional, o que surpreendeu bastante as pesquisas, considerando que o Brasil não tem tanto acesso a aplicações fora do país. Por conta dessa pouca exposição, os pesquisadores acreditam que essa atribuição de aplicações de outros países no contexto brasileiro ainda é um cenário de longo prazo, mas que já está se construindo atualmente.
Como a característica de longo prazo está presente, é ideal que as negociações por digital assets entre organizações como securitizadoras ou fintechs continuem aumentando sua qualidade, para aumentar as chances de sucesso na tokenização de ativos. Logo, ter a plataforma Whitelabel BLOCKBR é a melhor forma de garantir a segurança necessária para negociar o ativo digital com a segurança proporcionada por um aparato juridico bastante sólido, blockchain e licenças regulatórias e em conformidade com o tipo de oferta e estrutura de ativo!
O Papel do Assessor na Educação e Orientação dos Investidores
O papel do assessor na educação e orientação nos investidores se divide em três: compreensão do perfil do cliente, estudo do mercado de forma direcionada e orientação. Por meio desses pontos, o profissional pode organizar cuidadosamente a sua atuação e aumentar as chances de sucesso.
Como cada um desses passos devem ser observados de maneira isolada, confira abaixo a descrição detalhada deles. Desse modo, os que almejam atuar como assessor de investimentos podem começar a se preparar para atender essas exigências do mercado atual.
Entender o perfil do cliente
A compreensão do perfil do cliente é indispensável para que o assessor comece a educação e orientação dos investidores tanto no investimento de renda variável como na renda fixa. Por meio desse entendimento, o profissional sabe o motivo daquele cliente fazer contato e o que as aplicações financeiras devem atender para que ele saia satisfeito.
Para isso, é interessante que o assessor invista em uma comunicação bem objetiva, clara e acolhedora, proporcionando a abertura que o cliente precisa para revelar informações sobre o perfil. Após isso, é necessário que o assessor faça um estudo de mercado pautado nessas informações, e registre tudo isso de forma organizada.

Estudar o mercado de modo direcionado
Estudar o mercado de modo direcionado é o que dará base para o assessor sobre qual investimento de renda variável aplicar e obter mais probabilidade de sucesso. Desse modo, observar variações entre os investimentos, checar quais deles se encaixam com o perfil e balancear tudo isso com os riscos que se possui nas opções são alguns dos passos para fazer um estudo bem direcionado ao cliente.
Vale comentar que o assessor deve compreender opções de investimentos inovadores, e observar qual o impacto que eles representaram para o mercado. Um excelente exemplo disso são os fundos tokenizados, que poderão alterar completamente a forma de gerenciamento das aplicações no mercado financeiro geral, e que poderão estabelecer ainda mais a ascensão da aplicabilidade do token e gestão das carteiras e ativos.
Orientar
Cabe ao assessor de investimentos orientar o seu cliente com base em toda a compreensão que o assessor obter tanto do perfil do cliente como do mercado. Assim, o investidor pode realizar as escolhas mais seguras de investimento de renda variável para o seu objetivo, o que aumenta as chances de sucesso para ambos os lados da negociação.
Como os Assessores de Investimento Podem Aproveitar o Interesse em Investimento de Renda Variável?
O assessor de investimentos pode aproveitar esse crescimento no interesse em renda variável para se aperfeiçoar no conhecimento das principais aplicações. Um ótimo exemplo de caminho para começar é o mercado de cripto, que apresenta uma grande tendência de interesse, mesmo com suas oscilações e possibilidades de ganhos altíssimos.
De modo geral, saber sobre a melhora no interesse em investimento de renda variável é indispensável para qualquer atuante do mercado financeiro. Assim, com esse conhecimento em mente, cabe contar com uma infraestrutura bem adequada para aproveitar esse cenário de ascensão dos digital assets.
Portanto, na BLOCKBR, você tem acesso a uma infraestrutura extremamente adequada e a soluções promissoras, como o BLOCKBR Management. Com ele, o assessor de investimentos pode construir muito bem o seu portfólio e obter toda a autonomia que precisa para atuar bem no cenário atual!
MIGRE PARA A TOKENIZAÇÃO COM INFRAESTRUTURA BLOCKBR, ACESSE A FUNDING COM ASSESSORES DE INVESTIMENTO PLUGADOS A BLOCKBR
O destravamento do mercado de capitais, dando acesso a novos tipos e estruturas de investimentos através de tokens, vem, a cada dia, trazendo um universo de oportunidades. A tecnologia blockchain é um ambiente de alta segurança e transparência, além de ser um pano de fundo para a criação de novos modelos de operações.
Para compreender qual modelo de tokenização e infraestrutura você poderá utilizar em suas operações, basta entender as oportunidades que pode assumir, seja como estruturador, originador ou distribuidor/investidor.Seja um assessor de investimento de ativos digitais (tokens estruturados) pela BLOCKBR. Você também pode ser um estruturador de ativos e utilizar toda nossa infraestrutura de análise de risco, jurídica, tecnológica e comercial para distribuição com o Station ou, se preferir, apenas captar tokenizando suas operações ou investindo em ativos RWA. Conte conosco.