Investir tem sido uma prática crescente entre os brasileiros à medida que o mundo dos produtos se torna mais acessível à informação. O investimento de baixo risco é, naturalmente, a preferência das pessoas e a tokenização potencializa as vantagens desse tipo de investimento.
Em que pese os ativos de alto risco entregarem remunerações mais atraentes, a economia brasileira ainda exige cuidados para investir, em especial para quem está começando ou quer obter uma renda passiva para acelerar projetos de médio e longo prazo.
Por outro lado, as barreiras de valor para investir em vários ativos e várias exigências impedem que boa parte da população chegue às aplicações simples. Os caminhos para investir ainda são longos para a maioria dos investimentos.
Esses fatores desestimulam os médios e pequenos investidores.
A digitalização do mercado financeiro, através do token de ativos, é a oportunidade de investir em produtos financeiros de variados perfis de risco e de orçamento pessoal com segurança e agilidade.
De que forma isso acontece?
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar dos tokens de investimento e como eles mudam nossa visão de investidor para melhor!
QUAIS OS TIPOS DE RISCO NOS INVESTIMENTOS
Nenhum produto financeiro está imune a riscos, mesmo que seja uma crise econômica que afete a rentabilidade dos investimentos. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de riscos ao investir e avaliar de que forma os ativos de baixo risco podem ser afetados.
Cada ativo financeiro tem esses riscos em maior ou menor escala e investir através de tokens é uma forma eficiente de mitigá-los.
RISCO DE MERCADO
Esse é o risco associado à volatilidade do produto no mercado e ele é relevante especialmente nos investimentos de alto risco, como as ações, que estão lastreadas no desempenho das empresas e dos mercados.
Os tokens estruturados ou tokens financeiros, por sua vez, têm condições pré-definidas de taxa e prazo e, por isso, se assemelham às aplicações mais estáveis, como os CDB.
RISCO DE CRÉDITO
É o famoso calote, seja por falência, falhas na gestão da empresa ofertante ou má fé. Portanto, é um risco comum a todos os produtos financeiros.
Seja no mundo dos tokens de investimento ou dos produtos financeiros tradicionais, a dica é a mesma: uma pesquisa criteriosa sobre a situação de mercado da empresa, seja um banco com títulos de renda fixa ou um consórcio tokenizado.
RISCO DE LIQUIDEZ
Liquidez é o grau de rapidez para converter um resgate de aplicação em capital. Nos extremos, temos ativos de baixa liquidez, como os imóveis e ativos de alta liquidez, como as letras de crédito.
Saiba mais: tipos de investimentos inovadores para investir este ano!
O QUE SÃO INVESTIMENTOS DE BAIXO RISCO
Investimentos de risco baixo são os produtos financeiros que oferecem rentabilidade fixa com boa liquidez e baixa ou nenhuma volatilidade. Além disso, as aplicações de baixo risco se alinham com as oscilações da economia – expectativa de juros e de inflação – reduzindo o risco de perdas.
As aplicações de risco baixo mais conhecidas atualmente são:
CDB
São papéis emitidos pelas instituições financeiras como forma de captar recursos para oferecer ao mercado na forma de financiamentos e empréstimos e manter as suas atividades. Em troca, pagam juros préfixados ou juros pós-fixados.
Os CDB pós-fixados pagam a remuneração baseada em um percentual do CDI que é balizado pela taxa Selic. Esse percentual é definido por cada banco, por isso é importante pesquisar as opções na hora de aplicar em CDB.
Letras de Crédito (LCI e LCA)
As Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio são títulos emitidos pelos bancos para levantar capital de financiamento de projetos desses setores. Remuneram da mesma forma que o CDB, porém possuem isenção de Imposto de Renda.
Tesouro Direto
São títulos emitidos pelo governo com o objetivo de gerar mais capital para os investimentos que são destinados às populações. Em troca, ele garante uma remuneração atraente. É um investimento com mais segurança que o CDB e as letras de crédito.
Tokens de Recebíveis
Essa é uma das formas inovadoras de uso dos tokens para investir em produtos de mercado e obter rendimentos acima de média com segurança. Trata-se de cotas de recebíveis de empresas que são ofertadas para captar recursos e acelerar projetos ou equilibrar o caixa.
A empresa paga uma rentabilidade acima de média dos produtos tradicionais, pois terá custos muito menores com a oferta dos recebíveis em tokens do que negociando asua carteira com os bancos e pode, portanto, remunerar melhor os investidores.
Além disso, os tokens de recebimentos futuros:
- Garantem uma previsibilidade de ganho, o que é um diferencial para investidores de perfil conservador;
- São ótimos produtos para diversificar a carteira de investidores moderados ou arrojados;
- Tem baixa volatilidade, pois é lastreado em receitas dadas como certas.
Quer saber mais sobre os tokens de antecipação de recebíveis?
TOKENS SÃO INVESTIMENTOS DE BAIXO RISCO?
A tokenização é um ativo digital de última geração que permite a oferta dos mais variados tipos de ativos – reais e financeiros – e produtos de investimentos com diferentes níveis de risco, de liquidez e volatilidade.
Essas características estão sempre associadas ao ativo que o token representa no mercado. Por isso, é importante conhecer as condições de cada oferta. Por outro lado, tokens são uma forma de entrar no mundo dos investimentos com risco baixo.
Por que investir em tokens nos mais variados mercados?
Veja alguns motivos.
- São gerados e distribuídos em um ambiente digital com os mais altos padrões de segurança de dados – a blockchain;
- As transações são registradas em uma cadeia de blocos de dados que impede fraudes e duplicidade de operações;
- A plataforma para comprar token de investimento funciona initerruptamente e sem intermediários – você compra tokens de recebimentos ou tokens de ativos reais diretamente da oferta da empresa.
E um diferencial é importante e único para quem começa e possui pouco capital: é possível investir em tokens de 50 reais aproveitando excelentes oportunidades!
CRIE UM TOKEN DE NEGÓCIO COM A BLOCKBR!
A tokenização de ativos e direitos é uma realidade, com um crescimento anual esperado de 24% no volume de ofertas em todo o mundo e um movimento de US$ 70 bilhões até 2020. O Brasil é um exemplo de avanço no setor, impulsionado pelas recentes decisões oficiais sobre criptoativos.
É a hora de negociar seus ativos e direitos em uma plataforma de tokens segura, transparente e ágil para ofertantes e investidores, proporcionando remunerações e obtendo lucros acima da média.
Venha conversar com a BLOCKBR. Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que une inovação tecnológica e o conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?