Uma frase precisa e infelizmente negativa retrata a situação da produção audiovisual e em especial do cinema independente: na crise, é o primeiro setor a parar e o último a voltar. A boa notícia é que a tokenização de ativos pode abrir um caminho positivo e perene.
É uma frase que define o desafio de produzir o filme independente – que passa ao largo das grandes produções com investimentos milionários e que focam no retorno financeiro alto e rápido.
A cultura em geral – e o cinema fora do mainstream em particular – sofrem primeiro os impactos de crises econômicas e de cortes de investimentos públicos que acabam prejudicando o crescimento do audiovisual independente.
A revolução tecnológica dos tokens de negócios pode contribuir para que produções na contramão do mercado se multipliquem. Afinal, os criptoativos possuem o mesmo olhar contestador do status quo.
A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar como o cinema independente e o financiamento descentralizado com tokens são uma combinação perfeita!
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO CINEMA INDEPENDENTE
O cinema independente é fundamental para a formação de uma tradição cinematográfica que preze pela diversidade de conteúdo em uma sociedade heterogênea de variadas formas – origens, valores, trajetórias e dilemas – e onde o cinema comercial não prioriza a visão multifacetada.
Quais os benefícios do cinema independente para a cultura do país?
- Permite a diversidade de narrativas. Ao contrário das grandes produtoras, que priorizam as produções comerciais e fórmulas previsíveis, o cinema independente abre espaço para as questões sociais, culturais, políticas e uma visão mais ampla da experiência humana;
- O cinema independente estimula a experimentação artística e a inovação. Com menos imposições comerciais e mais liberdade criativa, o cineasta tem a oportunidade de explorar novas técnicas, estilos e abordagens;
- A liberdade artística no audiovisual independente rende pensamentos e narrativas criativas e recursos técnicos inovadores;
- Os cineastas independentes podem focar em histórias que refletem particularidades de comunidades e culturas, ajudando a visibilizar e preservar identidades culturais e dar voz a grupos que, muitas vezes, são negligenciados pelas produções comerciais;
- O cinema que não é mainstream produz obras que são reconhecidas pela beleza estética e pelo olhar inovador na concepção, o que estimula gerações de jovens que desejam romper barreiras comerciais e institucionais e produzir o cinema autoral por excelência.
Portanto, o cinema não comercial desempenha um papel vital na indústria cinematográfica, pois ele permite diversidade, a inovação, a descoberta de talentos, a reflexão de realidades locais e o desafio ao estabelecido.
Infraestrutura de tokenização: como funciona e beneficia o seu projeto!
SITUAÇÃO ATUAL DOS ARTISTAS INDEPENDENTES NO BRASIL
A situação dos artistas da cena cultural independente em todo o mundo é naturalmente desafiadora e no Brasil ela é ainda mais por conta de fatores que infelizmente se perpetuam ao longo de décadas.
DESIGUALDADE SOCIAL NA CULTURA
Pesquisas do IPEA dão conta que os 10% mais pobres gastam em média 4% da renda mensal com o consumo cultural direto – cinema, teatro, shows, exposições – enquanto os 10% mais ricos gastam 13%. Consumir cultura naturalmente não é uma prioridade nas famílias brasileiras.
O acesso à cultura é elitizado, prejudicando as grandes produções de cinema e mais ainda o cenário cinematográfico independente. Onde há pouco consumo, há pouco interesse de investimento.
FALTA DE RELEVÂNCIA NAS POLÍTICAS DE GOVERNO
Não há dúvidas sobre a importância de dar acesso à cultura aos brasileiros e que essa ação deve ser política de governo, complementando o nível educacional da população. Na prática, o que ocorre é o oposto: orçamentos cada vez menores para a cultura.
FALTA DE FINANCIAMENTO ESPECÍFICO DO SETOR
Não há um financiamento privado para a cultura e o crédito privado para o cinema independente enfrenta barreiras por não parecer rentável. A opção acaba sendo os programas públicos altamente restritivos às pequenas produtoras de cinema.
Como vimos, é um cenário difícil para a produção audiovisual. Tokenizar o cinema independente é a opção que reúne uma série de benefícios à simplicidade que o segmento cultural precisa!
O PAPEL DOS TOKENS NA DEMOCRATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DO CINEMA INDEPENDENTE
Tokenizar é negociar um bem, produto, serviço ou projeto na forma de tokens – ativos digitais que são criados em um ambiente de alta tecnologia e criptografia – a blockchain – e ofertados através de plataformas de vendas.
É possível fazer um filme independente tokenizado? Com certeza, sim!
COMO A TOKENIZAÇÃO NO CINEMA FUNCIONA
- Basicamente todo o projeto cinematográfico será analisado em conjunto com uma empresa tokenizadora de ativos, avaliará a viabilidade técnica e se a tokenização trará à produção do filme os resultados e benefícios esperados;
- A partir da aprovação do projeto, começa a produção dos tokens na quantidade definida e que trará a melhor liquidez possível;
- Também é criado o contrato inteligente, o documento digital residente na blockchain que faz toda a gestão eletrônica da oferta, da entrega dos tokens negociados até o crédito do montante arrecadado e o pagamento das remunerações e/ou benefícios que estiverem previstas aos tokenistas;
- A pessoa pode comprar token em uma plataforma de venda.
BENEFÍCIOS DA TOKENIZAÇÃO PARA O AUDIOVISUAL INDEPENDENTE
MAIOR LIQUIDEZ
O projeto de cinema pode ser fracionado em partes, tokens de menor valor, como numa oferta de ações. Isso aumenta muito o público potencial para investir nos tokens, aumentando a velocidade de venda e cumprimento da meta.
DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO
Democratização combina com cinema independente e na tokenização, o fracionamento do projeto permite que pessoas com menor renda e pequenos investidores possam apoiar o cinema de forma efetiva, algo que não acontece com os grandes filmes ou investimentos tradicionais.
POTENCIAL ENGAJAMENTO
Existem milhões de pessoas dispostas a ajudar o cinema independente brasileiro, mas não sabem o que fazer ou acham que é um sistema complexo demais – e tendemos a concordar. Com os tokens de projetos cinematográficos, apaixonados por cinema podem engajar.
SISTEMA DE RECOMPENSAS AMPLO
Uma tendência é que grande parte do público investidor seja de admiradores das pessoas presentes no projeto ou de cinema em geral e com elas pode-se estabelecer uma relação similar aos tokens de utilidade usados por artistas, oferecendo bens e serviços exclusivos.
Com essas e outras vantagens de tokenizar projetos e ativos, o audiovisual independente pode conquistar mais qualidade de produção, visibilidade e elevar a qualidade do cinema brasileiro!
TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!
A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.
As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em tokens.
Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?
Venha conversar com a BLOCKBR.
Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.
A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.
Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.
Venha tokenizar seu negócio e colocá-lo em um patamar mais alto no mercado!