O QUE É DINHEIRO DIGITAL ?
A moeda é um sistema para o dinheiro. O dinheiro é um acordo situacional entre as partes.” Isso tudo é sobre poder, sobre o comportamento e governança. Governança é controle! É por isso que os conquistadores colocam o rosto no verso das moedas usadas sob seu controle. Por que os bytes são diferentes do papel? Quando o papel foi inventado, obtivemos o papel-moeda. Agora teremos o dinheiro digital, o real digital.
E quem somos nós neste contexto? Essa é a parte divertida.
Costumávamos ser definidos pelo alcance do poder sobre o físico – Agora “nós” são definidos como poder sobre o digital.
Estamos falando de um instrumento de portador digital. Então, o que é blockchain? É a soma da tecnologia mais o negócio (aplicativos ou contratos) mais a governança do “nós” que concordamos em contexto ou situação. Você perde as duas vantagens do que quer dizer com a palavra blockchain se a chamar apenas de tecnologia. E se essas vantagens fossem capturadas em código? Então isso é como a invenção do papel-moeda pelos chineses vezes três. Blockchain é uma tecnologia de governança. Dá a nós, ou a alguma comunidade, o poder ou controle sobre seu reino digital para criar uma moeda.
Qual a diferença entre eletrônico e digital? Eletrônico – no meu iPhone, faço um pagamento no meu aplicativo bancário. que passa em segundos. Digital – altera o seguinte; Eu poderia ser meu próprio banco e ter a custódia do meu dinheiro. Podemos representar o dinheiro e o título (qualquer item negociável) como tokens no mesmo local, para que eu possa transferir valor e propriedade ao mesmo tempo. Posso fazer pequenos pagamentos pelo custo de um e-mail .
O que o digital faz então? Ele remove o custo de pagamentos de 2% e torna possível um pagamento muito pequeno para apoiar a economia de dados. Aumenta muito a liquidez – toda a complexidade em câmbio, cross border e reconciliação pós-negociação é eliminada.
Qualquer coisa pode ser trocada por qualquer coisa em novos mercados digitais com controle do proprietário dos dados sobre identidade, propriedade e regras de mercado (votação), tudo com finanças descentralizadas.
NASCIMENTO DA MOEDA DIGITAL
“Cash e soluções baseadas em contas fornecidas por bancos comerciais são tecnologicamente inferiores às moedas projetadas como instrumentos digitais ao portador”
O último conceito foi introduzido pela primeira vez pelo Bitcoin Design Paper há mais de uma década, e oferece aos usuários opções de pagamento resistentes à censura com finalização de liquidação quase instantânea globalmente sem intermediários. ” E, ao contrário de um título ao portador digital, o dinheiro criado por meio do que chamamos de “proof of work”ou prova de trabalho e não por meio de dívida é ainda melhor. Os registros na blockchain não deixam dívidas para trás.
A Economia Token está nascendo. Não subestime o quão poucas pessoas têm esse nível de compreensão. A descentralização é uma guerra pela democracia na economia, na política e na filosofia. Sempre se lutou pela democracia e este é o campo de batalha desta geração. O resultado não é certo – algumas batalhas/guerras foram perdidas. Também não subestime o poder de muitas pequenas coisas. Há quem diga que blockchain faz muito pouco. Que denunciam o poder de descentralizar um mundo digital centralizado e centralizador. Isso é perder o ponto de que qualquer coisa grande é composta apenas de muitas pequenas coisas. Blockchain é uma máquina de mudança de comportamento. Mude um pouco o comportamento de muitas pessoas – quando todos estão apontando na mesma direção e todos vencem – obtenha um incentivo – então a guerra pode ser vencida.
Estamos nos movendo para uma economia digital (dados) em 3 etapas: Na WEB1, os dados são sobre quais dados você pode ler ou deseja publicar. Você pode publicar dados sobre coisas que deseja vender na internet. Na WEB2, os dados são sobre o que você disse e fez na internet. Você dá esses dados e privacidade gratuitamente, sem saber, para serviços gratuitos. Você não está no controle. Em dados WEB3, trata-se de quais dados você possui e pode fazer dinheiro com isso para conduzir aplicativos de machine learning (ML) e inteligência artificial (AI) (Por exemplo, meus dados de saúde, dados do meu carro, dados do meu painel solar). Você vende acesso a esses dados, com acesso e privacidade apropriados, que você controla, para ganhar tokens para comprar serviços. Pronto, você está no controle!
Por que a Democracia é Necessária?
Trata-se de política e do equilíbrio entre dinheiro público digital (criado pelo banco central) e dinheiro privado digital criado em operações através da tokenização seja para operações para empresas que possuem ativos reais e também para bancos privados, fundos e toda operação regulada. Acho que um DEFI é um novo tipo de banco/mercado digital com tudo o que é digital necessário:- identidade (por reputação ou credencial TOIP), ativo digital (propriedade) e valor digital (ou dinheiro), pagamentos e finanças, liquidez e criação de mercado e governança transparente. O dinheiro privado digital é criado por DeFi em um paralelo exatamente como os bancos de hoje, mas de uma forma totalmente digital.
O truque é regular os fundos de reserva onde o CBDC no atacado pode ser uma garantia útil. O futuro do valor digital é o que chamamos de tokenomics. A alternativa é apenas dinheiro digital (programável) criado e controlado pelo estado. Estou convencido de que está nascendo um novo tipo de banco digital. Assim como a Amazon era um novo tipo de livraria. Você ainda pode comprar um livro em uma loja, mas hoje ninguém pode imaginar não ter comércio eletrônico. O dinheiro programável é inevitável. Precisamos de um novo modelo digital para a democracia ou abriremos mão de nossos direitos digitais por falta de apetite para assumir qualquer responsabilidade ou deveres digitais, por exemplo, sobre custódia.
Concordo que qualquer ferramenta pode ser usada para o bem ou para o mal. É o processo democrático para tomar essa decisão que importa.
O CBDC nunca deverá ser controlado pelo estado desde que haja um Banco Central isolado
A ideia de dinheiro programável controlado pelo estado (combinando dinheiro e política) é tão nova que poucas pessoas entendem o que isso pode significar. Esta questão é confundida com as preocupações com o dinheiro fiduciário.
Acredito que haja 2 questões separadas:
1- Oferta de moeda e inflação. Essas novas ferramentas podem ajudar os bancos centrais a administrar melhor a inflação, o que é positivo.
2- Controle – este é o mais importante, com dinheiro programável, outra pessoa controla o que você pode fazer com seu dinheiro. Portanto, não está mais sob seu controle. Isso assusta e deve ser entendido. Isso dá a outra pessoa o controle sobre como você usa o dinheiro em sua carteira. Faço uma analogia a programas de pontos de recompensa. Pontos por café que você recebe da Starbucks (que meio que pertence à Starbucks), seria melhor receber em reais digital, já que uma nota de R$ 10,00 em meu bolso me dá a liberdade de gastar por onde eu quiser é sinto que é minha e não da Starbucks.
Contanto que você entenda como se proteger contra a inflação, você pode pelo menos assumir a responsabilidade por ela. O BTC oferece uma saída, mas, a menos que esteja alinhado com o processo democrático de cada país.
O CBDC provavelmente usará um banco de dados central, portanto, é muito diferente dos blockchains do ponto de vista de governança ou democracia e controle. Um CBDC de atacado, que é uma conta entre um banco comercial e o banco central, provavelmente é uma coisa boa. Isso pode aumentar a eficiência em pagamentos de banco para banco, como entre fronteiras, e pode ser uma adição útil à garantia de fundos de reserva de stable coins. Fica claro que cada operação terá sua própria stable coin onde poderá ser liquidada também com real digital e todas as outras stable coins de fora do país a depender de onde possui sua conta, agora resta aguardar mais alguns meses. O Brasil estará a frente de muitos outros países e isto fará com que nossa economia cresça exponencialmente, desde que fintechs 3.0 tenham um grande apoio também dentro do país e não apenas fora.
A BLOCKBR é uma fintech especializada em infraestrutura de tokenização e investimentos em ativos digitais que nasceu com a cultura e a mentalidade da Web 3.0. Sua missão é buscar a relação direta com seus clientes, com máxima eficiência e conformidade no setor. Dessa forma, a empresa aposta na descentralização, velocidade, veracidade e imutabilidade de dados para diminuir custos e garantir mais eficiência sem intermediários nos processos financeiros. Com uma equipe multidisciplinar fundamentada nas áreas jurídica, financeira, comercial e tecnológica, a BLOCKBR não apenas digitaliza ativos financeiros, mas também transformar ativos físicos em negócios inovadores e rentáveis por meio de tokens. O objetivo é oferecer infraestrutura para o mercado e criar produtos financeiros de forma descentralizada, ampliando canais de distribuição e aumentando a liquidez através da oferta.