blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

A tokenização de ativos é segura?

A tokenização de ativos é segura?

A tokenização de ativos é segura?

A tokenização é uma estratégia que está deixando de ser novidade para se tornar uma presença nos negócios de todos os portes e segmentos. Mas a tokenização de ativos é segura?

Essa é uma pergunta recorrente e natural, afinal os tokens são recentes no mercado, em que pese o crescimento dos últimos ter sido grande.

As transações com tokens no país duplicaram quando comparados os meses de janeiro de 2023 e de 2022. De cada cinco pagamentos online usando credenciais, dois são tokenizados.

As previsões dão conta que o Brasil irá liderar a inovações com tokens a partir de 2023. A mentalidade empreendedora brasileira é mais predisposta às novas tecnologias e o poder público vem criando medidas para melhorar o ambiente legal de uso dos tokens.

Portanto, à medida que esse mercado avançar, mais empresas usarão a tecnologia blockchain nos seus negócios – e outros precisarão investir para não perder competitividade.

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre a segurança da tokenização e outros dados que ajudam você a entender melhor essa nova fronteira tecnológica nos mercados!

O QUE É A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS?

Tokenizar é o processo de representar um bem ou direito através de um ativo digital criptografado – o token – com o objetivo de negociá-lo no mercado, seja em negociações diretas ou como produto de investimento.

O processo de tokenização é feito dentro de um ambiente digital que é conhecido por ser berço das criptomoedas: a blockchain, um banco de dados distribuído – sem servidor central e sem autoridade central – com os mais altos protocolos de segurança de dados e de transações.

É importante ressaltar que os tokens representam o valor do bem associado a eles. Eles não têm um valor de mercado em si, são excelentes veículos de oferta dos ativos.

Investimentos de renda fixa e renda variável: veja as diferenças!

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UMA TOKENIZAÇÃO

FLEXIBILIDADE

Não há limite de setor de atividade, modelo de negócio ou característica do bem quando o assunto é tokenizar; uma pequena construtora pode tokenizar os imóveis e remunerar seus investidores com as receitas obtidas e uma indústria pode negociar seus recebíveis em tokens.

DEMOCRATIZAÇÃO

É possível converter um ativo em vários tokens, ofertar cotas de valores mais baixos e atrair mais investidores, especialmente os pequenos. Isso também afeta a liquidez da tokenização, pois a base de potenciais interessados aumenta bastante.

DISPONIBILIDADE

Ao contrário das corretoras e dos bancos, os clientes vão investir em tokens através de marketplaces que funcionam de forma ininterrupta. Isso aumenta a eficiência da oferta, pois a pessoa poderá investir de madrugada ou num fim de semana.

A TOKENIZAÇÃO DE ATIVOS É SEGURA?

Com certeza sim, para quem oferta e para investidores em tokens! Podemos destacar os elementos fundamentais para a segurança da tokenização.

BLOCKCHAIN

A grande rede de blocos utiliza os protocolos de segurança de dados mais avançados do mercado – é a rede que investe há mais de 20 anos na proteção de ciberataques contra criptomoedas, um dos ativos mais desejados do planeta.

SMART CONTRACT

O contrato inteligente é o cérebro da operação, o documento digital que vai gerar, de forma 100% eletrônica, todos os passos da tokenização, das transações aos prazos, condições de entrada e como os tokenistas serão remunerados.

Por exemplo, se um token de FIDC prevê remunerações mensais, o smart contract fará os pagamentos, sem interferência humana.

DESCENTRALIZAÇÃO

Na blockchain, não há um único servidor para armazenar os dados. Cada computador (ou ponto) da rede é um servidor em si e deve ter exatamente a mesma base de informações dos demais;

  • Quando uma pessoa quiser comprar um token de consórcio, por exemplo, cada ponto da rede deve validar eletronicamente com os dados que possui;
  • A transação só é permitida se todos os computadores aprovarem;
  • Uma vez aprovada, a transação é inserida em uma sequência de blocos de dados com uma identificação única – o hash.

É impossível inserir uma transação fraudulenta – comprar por um preço menor ou adquirir tokens de um projeto já encerrado – pois ela teria de ser validada por toda a rede. Com isso, o protocolo de consenso, como é chamado, garante a transparência da tokenização.

QUAIS OS TIPOS DE TOKENS EXISTENTES

QUAIS OS TIPOS DE TOKENS EXISTENTES

TOKENS DE SEGURIDADE

Os security tokens são os tokens de ativos negociáveis, os valores mobiliários que são regulados pela CVM – ações, garantias, obrigações, debêntures e outros. São um exemplo típico de investimento tokenizado, onde o valor do token está relacionado ao ativo financeiro.

TOKENS SUPER ESTRUTURADOS

São os tokens de ativos reais, dentre eles um dos mais conhecidos no mercado é a tokenização de imóveis, quando é possível fracionar uma propriedade e negociar cotas dela com mais investidores.

TOKENS ESTRUTURADOS

Também conhecidos como tokens de antecipação de recebíveis, são uma excelente forma de obter renda passiva com taxas superiores ao mercado – o dono do ativo troca uma negociação com um banco (e um deságio alto) pela venda de frações dos recebíveis.

TOKENS DE UTILIDADE

Essa categoria não está relacionada diretamente com investimento, mas vem se popularizando por ser uma estratégia de marketing inovadora – são tokens de acesso a serviços exclusivos para cliente. O melhor exemplo é o fan token, mas podem ser aplicados a todos os modelos de negócios.

COMO TOKENIZAR ATIVOS COM A BLOCKBR

Tokenizar um ativo ou direito é simples e seguro quando é feito com uma empresa tokenizadora que tenha experiência de projetos e conhecimento profundo dos mercados.

O primeiro passo é conhecer o ativo, suas características comerciais, legais e fiscais para definir se ele terá uma boa relação de custo e benefício com a tokenização.

Vencida essa etapa, temos:

  • Definição das regras de negócio para a oferta dos tokens (valor, prazos, condições de entrada, forma de remuneração e outras);
  • Criação do token (ou as frações de token) na blockchain;
  • Criação do contrato inteligente;
  • Distribuição: colocar os tokens à disposição em uma plataforma de venda de tokens.

A BLOCKBR cuida de todas as etapas para sua empresa usar a tokenização como uma estratégia com grande eficácia para captar recursos e desenvolver o negócio!

CRIE UMA CONTA E LUCRE COM TOKENS NA BLOCKBR!

Tokenizar é simples e investir em tokens é ainda mais!

Para comprar token, você só precisa abrir uma conta em uma tokenizadora de ativos como a BLOCKBR e uma carteira digital para armazenar seus investimentos.

Depois, acesse nosso marketplace de projetos de tokens e escolha as ofertas que se alinham com seu perfil de investidor e com as suas expectativas de ganhos e riscos. Você vai encontrar ofertas onde é possível começar a investir em tokens com 50 reais!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Você quer tokenizar seu negócio ou parte dele? Tem uma solução de negócio e faz sentido emitir seu próprio token?

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também