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Venda de ingressos no Brasil: como os tokens conseguiriam superar os cambistas?

Neste artigo você vai ver:

    Venda de ingressos no Brasil: como os tokens conseguiriam superar os cambistas?

    Venda de ingressos no Brasil: como os tokens conseguiriam superar os cambistas?

    Mais do que nunca, o Brasil está na rota das grandes turnês musicais e festivais, atraindo o desejo de milhões de pessoas, mas ainda convivemos com um problema de dimensões tão grandes quanto os artistas: a venda de ingressos. A tokenização de ativos pode ser uma solução?

    A redução das vendas presenciais e o uso de plataformas de venda de ingressos mais complexas são medidas que vinham funcionando, porém o que aconteceu na venda de entradas para a turnê The Eras Tour da cantora Taylor Swift e em shows anteriores fizeram soar um grande alarme.

    O crime de cambismo domina técnicas complexas e saímos do varejo das filas físicas e chegamos nos ingressos esgotados no atacado em 15 minutos.

    A tecnologia blockchain pode colocar fim nessa situação?

    A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar sobre como o token pode superar os cambistas e ajudar a salvar a diversão de milhões de pessoas!

    A TRISTE REALIDADE DOS CAMBISTAS NO BRASIL

    Todos os anos, as más experiências das pessoas com a compra de ingressos para shows se sucedem. Dos shows de 2017 do Coldplay e do RBD recentemente até os shows de Taylor Swift, pouca coisa evoluiu.

    VENDA DE INGRESSOS DA TAYLOR SWIFT

    O público que ficou na fila virtual da plataforma de venda dos shows da cantora canadense chegou a 1.5 milhão, porém uma parte era formada por robôs que executaram as tarefas de acesso, compra e pagamento e ajudaram a esgotar as entradas em poucos minutos, deixando os fãs irritados.

    Se nada for feito para combater, essa será uma tendência em todos os grandes eventos.

    OS DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

    Apesar de o cambismo ser um problema mundial, o Brasil está entre os locais onde ele assume uma grande proporção por não ser rota frequente dos grandes artistas e, por isso, gerar uma demanda muito maior.

    A agenda para 2024 e os próximos anos é pesada, com mega turnês de artistas como Madonna, Paul McCartney e Beyoncé, além dos festivais de música como o Rock In Rio e o Lollapalooza, que são mais viáveis financeiramente.

    Serão longas horas de espera nos sites de vendas. O combate aos cambistas é essencial para unir o sucesso dos artistas nos palcos com a satisfação de seus fãs!

    OS TOKENS JÁ SÃO CONHECIDOS NO SHOW BUSINESS

    A tokenização de bens e direitos é uma estratégia que está alavancando lucros em diversos setores de atividade e um dos seus principais diferenciais é a segurança que a blockchain proporciona.

    Mas o que é token?

    É um registro criptografado que pode representar digitalmente todo tipo de ativo, dos reais como os imóveis tokenizados até os valores mobiliários e até o direito de encontrar com o artista no camarim depois do show.

    Sim, muitos dos grandes artistas mundiais já usam os tokens para ofertar exclusividades – são os fan tokens – e já existem experiências com tokens de ingressos em vários lugares.

    COMO FUNCIONARIAM OS TOKENS DE INGRESSOS

    A ideia de criar os tokens de ingressos é a mesma usada nos projetos de tokenização em geral e isso pode trazer uma série de benefícios para a prevenção da ação de cambistas e a transparência que é tão cobrada dos sistemas de vendas de grandes eventos.

    • A organizadora ou produtora do evento firma um projeto de tokenização com uma empresa especializada em tokenizar negócios como a BLOCKBR;
    • A empresa fará toda a formatação técnica do projeto: a quantidade de tokens (ingressos), a configuração por datas, setores, categorias, preços e outros atributos;
    • É criado o contrato inteligente, o documento digital que regula todas as condições de venda dos ingressos;
    • É feita a distribuição, a divulgação dos ingressos em tokens em uma plataforma de venda a ser definida e que pode ser até mesmo do próprio artista;
    • As pessoas poderão comprar token de ingresso a partir de um cadastro feito na plataforma, seja através da tokenizadora ou da produção do artista.

    QUAIS OS BENEFÍCIOS DOS TOKENS PARA A VENDA DE INGRESSOS

    SISTEMA IMUNE A DUPLICAÇÕES E FALSIFICAÇÕES

    O token é um ativo digital que representa a propriedade do ingresso dentro de uma blockchain, que é um banco de dados distribuído, ou seja, a informação sobre o token é compartilhada por um sem-número de computadores.

    Toda venda deve ser unanimemente aprovada pelos pontos da rede (os computadores) e isso evita a duplicação de registro ou uma venda fraudulenta.

    UNICIDADE E RASTREABILIDADE

    Cada negociação de token (venda de ingresso) recebe uma identificação única e é adicionada a uma cadeia de blocos de informações de tal forma que não há como adulterar os dados da transação.

    O ingresso ganha rastreabilidade em toda a cadeia, dando ao emissor dos tokens a oportunidade de analisar comportamentos suspeitos nas revendas – por exemplo, uma alta concentração de compras em determinado dia e hora, região ou IP de acesso.

    Benefícios de ingressos tokenizados

    Você conhece os benefícios em tokenizar seus ativos e direitos?

    COMBATE AO CAMBISMO COM O CONTRATO INTELIGENTE

    O smart contract é o cérebro da tokenização de shows, pois nele é possível definir todas as regras do negócio, dentre elas:

    • Limite de ingressos por usuário (CPF);
    • Limite de meias-entradas por CPF;
    • Regras para negociações no mercado secundário (revenda).

    É possível impedir a revenda ou limitar o valor da revenda ao total pago na etapa anterior de forma a desestimular o principal objetivo do cambista, que é o ganho financeiro.

    A produtora pode definir um percentual de royaltie em cada revenda para reduzir o ganho, mas sem inviabilizar revendas genuínas – pessoas que não irão ao show e não querem ter prejuízo.

    TRANSPARÊNCIA COM O CADASTRO NA PLATAFORMA

    O cadastro na plataforma de tokenizações possui exigências mais rígidas que os sites de venda de ingresso, pois ela deve atender a requisitos legais de transparência e controle de quem opera com compras de tokens.

    Esses requisitos remetem aos conceitos de KYC (conheça seu cliente) e KYT (conheça sua transação) implementadas através da Lei das Criptomoedas e que, por extensão, abrange o mercado de tokens.

    A plataforma poderá exigir dados condicionantes da compra, como informações comprobatórias de benefício de meia-entrada.

    São recursos que tornam o usuário mais exposto a pesquisas internas, ajudando a coibir tentativas de irregularidades.

    TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!

    A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.

    As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em tokens.

    Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?

    Venha conversar com a BLOCKBR.

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    BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

    A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

    Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

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