Um importante capítulo foi escrito em julho de 2023 para uma batalha que já dura três anos e que vem sendo acompanhada com atenção por todo o criptomercado, incluindo o de tokenização de ativos: a vitória da criptomoeda XRP na disputa Ripple x SEC.
O embate jurídico que se arrasta desde 2020 tem no centro a questão que move discussões inclusive no Brasil diante do crescimento continuado do mercado de tokens monetários (as moedas digitais) e tokens de negócios.
Criptoativos podem e devem ser considerados valores mobiliários?
Apesar de o bitcoin ter surgido há quase 14 anos, é com a diversificação de moedas digitais que as questões relativas à legalidade e ao posicionamento fiscal delas no mercado tomaram relevo e são discussões que contribuem para a visibilidade e a credibilidade dos criptoativos.
A BLOCKBR uma empresa que desenvolve infraestrutura de tokenização, vai falar sobre a decisão na disputa SEC x Ripple e quais os impactos dela para o mercado cripto!
SEC E RIPPLE: OS PERSONAGENS DO EMBATE JUDICIAL
QUEM É A RIPPLE?
A Ripple é uma empresa de tecnologia financeira focada em pagamentos digitais blockchain-based, gestora da criptomoeda XRP – que leva o nome da empresa – e da plataforma de pagamentos e de liquidação global RippleNet.
- A XRP é uma criptomoeda projetada para tornar mais rápidas e eficientes as transferências de valor monetário em todo o mundo;
- A RippleNet é uma rede de parceiros financeiros, tais como bancos e provedores de serviços de pagamento, para melhorar a velocidade e eficiência das transações internacionais.
A Ripple, ao contrário das demais criptomoedas, não usa a tecnologia de blockchain, nem é extraída com protocolos de mineração e sim uma tecnologia proprietária que reduz os custos das suas transações, além de usar menos energia que moedas digitais como o bitcoin.
O ripple é basicamente um token monetário de mediação que visa facilitar a troca de outras moedas fiduciárias e digitais. Por esse motivo, não há uma estratégia para que ele seja tão popular quanto o BTC e o ether como meio de pagamento.
QUEM É A SEC?
A SEC é a U.S. Securities And Exchange Commission e corresponde, no Brasil, à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
As principais responsabilidades da SEC incluem:
- Regulamentação do mercado de títulos mobiliários a serem negociados no mercado;
- Fiscalização do registro de títulos de empresas privadas e públicas antes de serem ofertados ao público, garantindo a divulgação completa e transparente das informações às quais os investidores devem ter acesso;
- Proteção dos interesses dos investidores ao promover a transparência e a integridade nos mercados de valores mobiliários;
- Aplicação de leis e regulamentos para coibir práticas fraudulentas, manipulação de mercado e abuso de informações privilegiadas;
- Monitoramento da atuação das empresas que atuam no mercado – bancos, corretoras de valores mobiliários, empresas de crédito, corretoras de criptoativos – as exchanges – e as empresas de tokenização.
A SEC não tem caráter criminal, apenas investigativo. Quando há suspeitas de ilícitos financeiros, ela encaminha o caso ao Ministério Público.
Como está a regulamentação da revolução digital da tokenização no Brasil? Saiba mais!
ENTENDA O CASO RIPPLE X SEC
Em 2020, a SEC ingressou na Justiça americana com uma ação questionando as operações da Ripple com compradores institucionais entre 2013 e 2020 pois, no entender dela, seriam transações de oferta de XRP como produto de investimento e projeção de ganhos futuros.
Além disso, alegava que a Ripple teria arrecadado cerca de US$ 1,3 bilhão com essa comercialização de XRP. Como resultado, a ação foi ingressada como emissão de valor mobiliário não registrado, já que, classificada como tal, a criptomoeda deveria providenciar o registro junto ao órgão.
No final de 2022, a empresa de tokens monetários entregou a sua defesa alegando que não havia, da parte da SEC, nenhuma prova de que as transações seriam de título mobiliário.
Em 13 de julho de 2023, a juíza Analisa Torres, do Tribunal para o Distrito Sul de Nova York, decidiu a favor da Ripple, firmando que o XRP não é um valor mobiliário.
A VITÓRIA DA RIPPLE
Não há dúvidas que a Ripple obteve uma grande vitória com essa decisão, que reafirma a condição de criptomoeda do XRP, evitando a submissão às normas da SEC, o que retiraria da empresa grande parte da agilidade operacional e da atratividade que possui no mercado.
Esse veredito também favorece as demais criptomoedas, já que a decisão pode ser estendida a elas, encerrando processos pendentes e impedindo que novas ações judiciais sejam abertas cuja matéria legal seja a mesma do caso Ripple.
Além disso, uma decisão a favor do XRP fortalece a imagem das criptomoedas, o que é fundamental em tempos de escândalos como a falência da FTX em 2022.
A tokenização de ativos, apesar de não envolver tokens monetários e sim tokens de negócios e um veículo de oferta digitalizada, também se beneficia da decisão, já que os questionamentos a respeito das moedas digitais sempre atingem, de alguma forma, o criptomercado como um todo.
Por outro lado, é importante ressaltar alguns pontos dessa decisão:
- A condição de token monetário (em vez de título mobiliário) aplica-se apenas às operações de XRP no varejo através das exchanges;
- Nas transações de XRP com compradores institucionais, a Justiça manteve a visão do ripple como valor mobiliário, portanto sujeito à regulação da SEC;
- A SEC pode recorrer da decisão em segunda instância. Rumores no mercado são de que o órgão deve levar o caso adiante.
Portanto, em que pese a decisão favorável atual, novos capítulos dessa novela vão acontecer!
A BLOCKBR é uma fintech especializada na construção de infraestrutura que permite uma migração simplificada para a tokenização, atendendo às necessidades de um ambiente altamente regulamentado.
Nossa principal missão é desenvolver autonomia ao mercado de capitais para que ele possa mover-se, crescer e acessar potencialmente ativos digitais. Desenvolvemos soluções jurídicas e tecnológicas que criam oportunidades e simplificam a forma como os serviços financeiros irão atuar, desde a estruturação e os novos papéis dos agentes envolvidos até a gestão e oferta desses ativos, gerando eficiência, menor custo e maior velocidade na liquidez.
Cuidamos de toda a infraestrutura tecnológica de tokenização e regulação, simplificando sua vida para que você cuide do relacionamento com seu cliente.
TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!
A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.
As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em tokens.
Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?
Venha conversar com a BLOCKBR.
Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!
A BLOCKBR Digital Assets é uma fintech especializada em tokenização de ativos e investimentos que entrega infraestrutura para o mercado regulado e não regulado através de plataforma All-In-One que oferece a transformação e interoperabilidade entre ativos e investidores.
Para mais informações, acesse: http://www.blockbr.com.br ou @blockbr_ nas redes sociais