blockbr-logo-bc
Pesquisar
Close this search box.

A tokenização de tudo vai acontecer?

A tokenização de tudo vai acontecer?

A tokenização de tudo vai acontecer?

Comprar token de negócio está se tornando algo cada vez mais rotineiro na economia – por mais que ainda esteja concentrado em alguns nichos de mercado – isso nos leva a uma questão: a tokenização de tudo vai acontecer?

Podemos traçar um paralelo com a digitalização de tudo, algo que parecia impensável há pouco mais de 10 anos e que está em pleno curso. Evidentemente, o tudo é uma força de expressão mas o digital já é parte natural das nossas rotinas.

A tokenização é uma grande vertente do conceito de tudo no digital e com a economia tokenizada não será diferente.

O NFT, primeira forma de token transacional que conhecemos publicamente – apesar de os tokens em jogos de blockchain serem os pioneiros para negociações – mostrou ao mundo as possibilidades.

Mesmo parecendo algo irreal para a grande maioria das pessoas e empresas, hoje existe um grande mercado de tokenização em crescimento e mais setores dispostos a ofertar seus produtos, serviços e ativos dessa forma.

A BLOCKBR, uma empresa nativa web 3.0, vai falar se caminhamos para uma sociedade conectada por tokens!

QUALQUER ATIVO PODE SER TOKENIZADO?

Tecnicamente, todo ativo pode ser tokenizado, seja ele real, financeiro ou digital.

Quando falamos de ativo digital, imaginamos as criptomoedas, que são tokens monetários, criados para serem moedas descentralizadas, sem regulação de sistemas bancário e monetário. Mas aqui o pensamento é simples, afinal a moeda digital é a própria essência da tokenização.

Por outro lado, é possível tokenizar um automóvel, gerar tokens de uma safra de grãos ou fazer a tokenização de obras de arte, entre vários outros bens, produtos e serviços.

O consenso é que a tecnologia blockchain com os smart contract só precisam de um projeto que dê valor transacional a algo para que possa ser representado digitalmente por um token.

Esse princípio faz com que os tokens estejam cada vez mais presentes nas economias e não apenas nas empresas; pessoas podem transacionar o patrimônio tokenizado com mais rapidez e lucro.

PORÉM, NEM TODO ATIVO DEVE SER TOKENIZADO

O deve, nesse caso, é um tom tanto consultivo quanto normativo para ativos:

  • Que ainda precisam de definições legais e regulatórias;
  • Em que tokenizar não proporciona a relação de custo e benefício satisfatória.

Para a primeira questão, cada país possui as suas regulações próprias para negociações de diversos ativos. Os imóveis são o melhor exemplo e mesmo assim, a tokenização imobiliária é uma realidade e deve movimentar de US$ 2.3 bilhões para US$ 5.6 bilhões entre 2021 e 2026.

Os títulos mobiliários em tokens são outra categoria que possui forte regulação da CVM e que está em franco crescimento, que demonstra que a principal questão não é se a tokenização de um ativo será permitida, mas quando.

Para a segunda questão, a análise é individual, se o bem ou direito terá o retorno financeiro que se justifique oferecer em tokens ao mercado.

Esse estudo é feito por uma empresa tokenizadora de ativos considerando a expectativa de ganho e o investimento na tokenização.

Mesmo em bens com alta liquidez através de processos tradicionais de oferta, é importante avaliar os custos em relação aos benefícios da tokenização. Conheça alguns deles!

QUAIS OS TOKENS DE NEGÓCIOS EXISTENTES?

Uma boa forma de medirmos o estágio atual dos tokens na economia é conhecer as categorias e que ativos podem ser representados por elas. Veja as principais.

TOKENS DE SEGURIDADE

São os tokens lastreados em títulos mobiliários sob regulação da CVM. São os ativos negociáveis – ações, debêntures, garantias e outros. O investimento recebe remuneração paga de acordo com as condições no contrato inteligente da oferta.

TOKENS ESTRUTURADOS

São os tokens de antecipação de recebíveis, uma excelente forma de gerar renda passiva com taxas superiores às do mercado. A empresa evita o deságio com um banco e pode fazer um preço melhor aos investidores ou ter uma rentabilidade maior com o custo menor.

TOKENS SUPERESTRUTURADOS

Esses são os tokens de ativos reais – imóveis, veículos, estoques, safras, gado, equipamentos, obras de arte e outros bens. Não por acaso é o tipo de token que tem a melhor taxa de crescimento, por ser uma ótima possibilidade de negociação e de investimento acessível a empresas e pessoas.

QUANDO PODEMOS ESPERAR A TOKENIZAÇÃO DE TUDO?

QUANDO PODEMOS ESPERAR A TOKENIZAÇÃO DE TUDO?

Os ótimos resultados em diversos setores da economia e a estruturação do mercado de tokenização avalizam a credibilidade do token e o contrapõem à forte especulação das criptomoedas.

A própria regulamentação das moedas digitais é um marco divisor e também favorece os tokens por serem um mecanismo de oferta e não um investimento de alto risco.

Mas a boa notícia é que a tokenização de ativos está apenas no começo no mundo, e o Brasil está avançando no uso da tecnologia e com muitas iniciativas para favorecê-la.

Com as grandes transformações tecnológicas – internet, e-commerce – a velocidade de entrada delas nas sociedades foi muito maior que a velocidade de adaptação de mercados e isso não será diferente com os tokens de negócios.

A ECONOMIA TOKENIZADA É POSSÍVEL?

Sim, porém ainda é difícil prever quando ela acontecerá.

  • Os avanços tecnológicos ainda são a principal barreira para muitas regiões do mundo, no Brasil vivemos realidades socioeconômicas muito distintas;
  • A aceitação do mercado é algo que crescerá continuamente, como ocorreu com as compras online que hoje são naturais como trocar mensagens. Além disso, os tokens de negócio não estão sujeitos a bolhas especulativas;
  • Os custos para tokenizar se reduzirão ao longo do tempo, como em tudo que a tecnologia é o indutor da inovação;
  • A regulamentação dos tokens parece ser o menor dos obstáculos e os avanços dos governos nessa área são significativos.

Um fato é que tokenização de tudo – ou de tudo que compensa – está em curso e pode surpreender tanto quanto os mais otimistas com as criptomoedas.

Infraestrutura de tokenização para o mercado financeiro: confira a atuação da BLOCKBR!

TOKENIZE OS SEUS ATIVOS COM A BLOCKBR!

A tokenização é uma realidade que está se tornando presente em todos os segmentos e modelos de negócio, não é algo tão inovador que deva ser visto ainda com desconfiança. Empresas e pessoas, nesse momento, estão gerando receita com tokens.

As ações recentes do BACEN e da CVM sinalizam que tokenizar é legal e o real digital será um grande divisor para aumentar a credibilidade da tecnologia para quem quer investir em tokens.

Oferecer token do seu negócio é mais simples do que você imagina. Você quer ver a concorrência sair na frente?

Venha conversar com a BLOCKBR.

Temos a melhor estratégia de oferta de token do mercado!

BLOCKBR Digital Assets é uma fintech nativa web 3.0 que inovação tecnológica e conhecimento digital para transformar ativos físicos em digitais, no processo de tokenização de ativos.

A oferta de ativos tokenizados é democrática e descentralizada, o que torna a forma de investir segura, mais simples e mais eficiente.

Viabilizamos, estruturamos, emitimos e fazemos a oferta de tokens em nossa plataforma e fora dela. Esteja ciente que tokens dependem de viabilidade e fatores regulatórios.

Venha tokenizar seu negócio e colocá-lo em um patamar mais alto no mercado!

Compartilhe esse conteúdo

Você pode gostar também